A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

SELO - BICA DO IPU

Data: 29/03/2008
Nome: OLÍVIO MARTINS DE SOUZA TORRES
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: IPU NO TOPO DO MUNDO

Em abril de 2003, solicitei à Direção Geral da EBCT, em Brasília, que estudasse a possibilidade de imprimir selo da Bica de Ipu (Salto do Ipuçaba) na série Cachoeiras Brasileiras, enviando o material necessário para estudo. Renovei o pedido em 2006 e, em fevereiro de 2008, fiz o terceiro pedido, desta feita através do Dep. José Pimentel, da bancada cearense, anexando diversas fotos e comentários sobre a nossa cachoeira, tendo também feito referência ao famoso poema em prosa Iracema, de José de Alencar, e a descrição que dela fez o escritor e pesquisador Antônio Bezerra, em seu livro Notas de Viagem, quando visitou Ipu em 1884. Dessa série dos Correios constam as Cataratas do Iguaçu e os Saltos de Itiquira e Rio Preto, estes últimos em Goiás. Não quero aqui me deter sobre a importância deste selo para nossa terra, divulgando-a pelo mundo inteiro e colocando-a no topo do mundo, pois o selo é um viajante que não precisa de passaporte para entrar em qualquer país do nosso planeta. Isto sem contar os benefícios que traria para o turismo em Ipu. Abaixo, transcrevo a resposta do Dep. José Pimentel ao pleito que – fiz questão de frisar – não é somente meu, mas de toda a população de Ipu:

“CÂMARA DOS DEPUTADOS
OF.06/2008/GABJP
Brasília-DF, 19 de março de 2008

A Senhoria, o Senhor
Dr. Carlos Henrique Almeida Custódio
Presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos

Senhor Presidente,

Ao cumprimentá-lo cordialmente, encaminho a Vossa Senhoria carta enviada ao nosso gabinete, em que o Sr. Olívio Martins de Souza Torres, cidadão cearense, solicita nossa ajuda para que a EBCT avalie a possibilidade da impressão de selo contendo a Bica do Ipu, na nova série “Cachoeiras Brasileiras”.
A Bica do Ipu é uma queda d’água de 130 metros de altura que despenca da Serra da Ibiapaba no município de Ipu, no Estado do Ceará, é considerada uma das sete maravilhas no Nordeste. Solicito a Vossa Senhoria verificar a possibilidade do atendimento do referido pedido, pois seria motivo de orgulho tanto para nós cearenses como para o Brasil e o Nordeste.
Pela honrosa atenção de V. S.ª, fico, desde já, muito agradecido, colocando nosso mandato à disposição de todos que fazem a EBCT.
Atenciosamente,

Dep. JOSÉ PIMENTEL
PT/CE “

Gostaríamos de contar, não somente eu mas todo o povo de Ipu, com a colaboração de ipuenses que moram em Brasília no sentido de que – tendo algum amigo que trabalhe na EBCT, na capital federal - envidem esforços para que consigamos todos nós esse objetivo, ou seja, colocar a Bica do Ipu na série Cachoeiras Brasileiras. E nossa terra ficará conhecida em todo o orbe terrestre.
Cordialmente,
Olívio
Fortaleza, 29.03.2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário