A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CRÔNICA do jornalista MINO

Data: 02/12/2009
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: Embaixo do tapete

Prezados ipuenses,

A crônica abaixo, do jornalista Mino, merece ser lida pelo que contém de sabedoria.
Cordialmente,
Cláudio César

E M BA I X O D O T A P E T E...
(Por MINO)
Não procure as causas dos erros, dos seus e de sua empresa, de seu trabalho ou de seus relacionamentos, nas coisas grandes e aparentes que surgem de imediato. Não se iluda com o rugir do leão que está na frente. Quem vai lhe pegar é a silenciosa leoa que chega por trás. Coisas grandes, aparentes, gritantes até, são como aqueles mordomos que, nos contos policiais, são os primeiros suspeitos. Não vá por aí. Procure as causas dos erros, ou as raízes do mal, se preferir essa segunda denominação, nas coisas pequenas. São elas que estão sempre escondidas, ocultas, por trás de tudo. As espoletas das grandes bombas, os botões que disparam os mísseis, o cão das armas, são todos pequenos.
Você conhece coisa menor do que a língua do povo ? Pois ela é a tataravó, a bisavó, a avó e a mãe de toda grande e devastadora maledicência. E de toda calúnia que não pode ser recolhida, após proferida e espalhada pelos quatro ventos.
Pois é, faça como Sherlock Holmes: use a lupa, vasculhe os cantos, verifique embaixo dos tapetes, olhe nos fundos dos armários.
Seria muito bom encontrar as causas assim de cara, principalmente dos erros, que sempre estão, segundo nós mesmos, sempre nos outros.
Não esqueça... Um ratinho, quando a gente está sozinho em casa, no escuro e no silêncio, é um fantasma no porão.
Qual rei poderoso daqueles tempos conseguiu vencer Alexandre, o Grande ? Em que pese a teoria do envenenamento, a que prevalece é a que foi a picadura de um minúsculo mosquito das águas paradas.
E é quase sempre assim, pois há muita gente que engole um boi, mas se engasga com um mosquito.
Portanto, atenção nas pequenas coisas. Faça como o rei Roberto Carlos: concentre-se nos detalhes.
E, na procura dessas tais e curiosas verdades que agitam o seu ser, na ânsia de encontrar erros e culpados, procure por perto. Dê uma olhadinha para os lados, uma olhadela na frente e olho vivo na sua retaguarda.
As causas podem estar em você.
Desculpe se eu estiver errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário