A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

do site da AFAI - NOTÍCIAS REGIONAIS

AULA PARA ACADÊMICOS

ACADÊMICOS TÊM AULA
DE ORTOGRAFIA NO IPU

================

Por ocasião da última reunião da Diretoria da Academia Ipuense se Letras, Ciências e Ates (AILCA), sob a presidência do acadêmico Manoel Evander Uchôa Lopes, realizada no Ipu, foi ministrada uma palestra/aula sobre o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, pelo professor e acadêmico Sebastião Valdemir Mourão, por baixo de aplausos de pequena mas seleta e vibrante plateia.



Foi a principal atração do encontro que contou, também, com uma grande decepção: o papeado ortográfico foi programado, para ser realizado no Ipu, com a principal finalidade de prestigiar os membros da AILCA lá residentes e os professores de português dos colégios públicos e privados da bela terra de Iracema. No entanto, dos 11 acadêmicos presentes, sete são residentes e domiciliados em Fortaleza, e apenas três em Ipu, além de nenhum professor de Língua Portuguesa, como mostram as fotos.


Vale ainda esclarecer que foi avisado, com bastante antecedência, que não haveria necessidade de convite formal, nem de pagamentos de qualquer taxa: bastaria o desejo, o interesse pelo nosso idioma, e foi exatamente do que não houve. Ou o Ipu não tem professores de português interessado na reciclagem da língua pátria?

MAIS ACADÊMICOS

Em janeiro do próximo ano, a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) deverá empossar mais seis novos acadêmicos, cujos nomes serão brevemente divulgados. A solenidade deverá acontecer no Auditório Nilo Carvalho, do Patronado, a exemplo dos anos anteriores.

Além desse ato, a AILCA comemorará o seu quarto aniversário de criação e procederá a eleição da sua nova Diretoria, para o biênio 2010/2011, conforme edital já publicado no Livro de Visitas deste site e por e-mail. Amplamente!


O ACORDO

O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi assinado em Lisboa, por Portugal, BRASIL, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné Bissau e Moçambique, em 16 de dezembro de 1990 e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo Decreto Legislativo nº 54, de 18 de abril de 1995.

Simbolicamente promulgado na sede da Academia Brasileira de Letras, a 29 de setembro de 2008, pelo presidente da República, o Acordo entrou em vigor em janeiro deste ano. Sua implantação está sendo feita de forma gradual, tornando-se obrigatório no BRASIL a partir de 1º de janeiro de 2012.


ETHICE REVERENTIA DIGNITAS
( Ética – Respeito – Dignidade )


jpMourão
(João Pereira Mourão)
Respeito ao Direito e à Verdade


QUE O IPU (de hoje) SALVE O IPÚ! (de ontem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário