A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 20 de julho de 2009

IPU É AGRACIADO COM SHOW

Data: 16/07/2009
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Show de Moreira Lima (16/07/2009)

IPU É AGRACIADO COM SHOW
DE PIANISTA TRANSNACIONAL
=====================

Arthur Moreira Lima, pianista brasileiro de fama mundial, fará apresentação única no Ipu, no próximo dia 19/07 (um domingo). O concerto faz parte do programa de férias do Governo do Estado, que, em atenção ao prefeito Henrique SÁVIO Pereira PONTES, agraciou a bela Terra de Iracema com o show do renomado pianista. Usando a frase do confrade da AILCA, Olívio Martins, é o “Ipu no topo do mundo,” pelas mãos e pelas teclas brancas e negras do piano de Moreira Lima.

Esta é, portanto, a chance dos ipuenses e amigos do Ipu ouvirem e prestigiarem clássicos de Sebastian Bach, Wolfgang Amadeus Mozart, Ludwig van Beethoven, Frédéric Chopin, Franz Liszt, Pixinguinha, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth, Luiz Gonzaga e Astor Piazzolla. O pianista Moreira Lima não apenas vai tocar, mas também interagir com a plateia, falando sobre os autores, suas singularidades e inspirações, como sói acontecer em suas apresentações.

Destaque da cultura musical brasileira, Arthur Moreira Lima projetou sua carreira fora do Brasil por meio do concurso Chopin de Varsóvia. Destacou-se também internacionalmente nos concursos de Leeds (Inglaterra) e Tchaikovsky (Moscou). Desde então, Moreira Lima tem feito turnês em todos os continentes, lotando as principais salas de concertos do mundo.

SEUS MESTRES NA MÚSICA
----------------------------------------
Arthur Moreira Lima é íntimo das teclas do piano desde os seis anos, quando começou seus estudos do instrumento. Apenas três anos depois, tocou num concerto de Mozart, com a Orquestra Sinfônica Brasileira. Estudou na França e seus mestres, entre os que mais o marcou, foram Lúcia Branco (Rio de Janeiro), Marguerite Long (Paris) e Rudolf Kehrer (Conservatório Tchaikovsky de Moscou).

Foi no exterior que sua carreira ganhou projeção entre os amantes da música clássica. Desde os anos 60, Moreira Lima se apresenta fora do país, sobretudo na Europa. Ele se apresentou com orquestras famosas, como as sinfônicas de Berlim e da BBC. Para além do clássico, o pianista já colaborou com artistas da música popular brasileira, como Nelson Gonçalves e Ney Matogrosso.

IDEAL DA MÚSICA CLASSICA
----------------------------------------
Nascido no Rio de Janeiro, em seu trabalho de resgate e difusão das raízes culturais brasileiras, Arthur Moreira Lima foi solista da primeira audição do Concerto nº 1 de Villa-Lobos no Japão, Rússia, Áustria e Alemanha. Foi também o pianista que fez reviver a obra de Ernesto Nazareth.

O pianista, que tem o ideal de trazer a música clássica ao alcance de todos, já se apresentou com orquestras e regentes famosos, dentre eles se destacam as Filarmônicas de Leningrado, Moscou, Varsóvia e Sinfônicas de Berlim, Viena, Praga, BBC de Londres, dentre muitas outras. A crítica mundial o considera extraordinário intérprete do grande repertório romântico e não tem poupado elogios ao seu talento musical. Só para citar, o famoso crítico londrino Dominic Gill do Financial Times escreveu "Moreira Lima sabe tudo sobre o piano romântico, fazendo seu instrumento falar".

CDs DE MOREIRA LIMA
--------------------------------
Por seu trabalho discográfico no Brasil, recebeu por duas vezes consecutivas o Prêmio Sharp (1989 e 1990). Nos Estados Unidos, seu CD da obra de Ernesto Nazareth foi incluído na lista das melhores gravações do ano da Stereo Review Magazine. Um CD de Chopin Favourites lançado no Japão, pela Nippon Columbia continua como um dos ‘best-sellers” da companhia.

Lançado internacionalmente pelo Olympia em 1999, seu CD com músicas de Astor Piazzolla foi considerado na França como "Disco do Mês" pela revista Répertoire e pela revista Tipptopp da Rádio da Suíça alemã. Gramophone, na Inglaterra, escreveu que Moreira Lima "captou magicamente a fantasia e grandiosidade da música", e a BBC Music Magazine: "Moreira Lima é um marcante e eloquente campeão de Piazzolla. Este CD certamente irá converter os céticos".

A revista Caras lançou em 98/99 em todo o Brasil uma coletânea de 41 CDs onde Moreira Lima interpreta de Bach a Bartok, incluindo compositores brasileiros como Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Nazareth. Ao total, mais de 100 compositores europeus, americanos e brasileiros, clássicos e populares.

Transnacional, o pianista já gravou nos Estados Unidos, Inglaterra, Rússia, Japão, Suíça, Bulgária e Polônia. No repertório: Bach, Beethoven e Mozart (as principais sonatas), Chopin (integral da obra para piano e orquestra com a Filarmônica de Sofia, todos os Noturnos, Polonaises, Valsas, Prelúdios e Scherzi) nos Estados Unidos, uma antologia da obra pianística de Villa-Lobos (3 CDs), de Radamés Gnattali e de Tchaikovsky, assim como os grandes concertos para piano e orquestra (Rachmaninov, Tchaikovsky, Mozart) com grandes formações sinfônicas européias: Orquestra da Rádio da Polônia, da Rádio de Moscou e de Câmara de Moscou.

UM PIANO PELA ESTRADA
-------------------------------------
“Um piano pela estrada” é um projeto pioneiro, idealizado pelo próprio Moreira Lima. Ele criou o “caminhão-teatro” como forma de levar a grande música de concerto aos mais diversos públicos. O “caminhão-teatro” passou por mais de 60 cidades, só em 2008, sendo palco de concertos em estados nordestinos, como o Piauí, Rio Grande do Norte e Bahia.

Frete (segundo o AS): www.arthurmoreiralima.com.br

jpMourão
(João Pereira Mourão)
Respeito ao Direito e à Verdade.
Ipu/Fortaleza, Ceará, Brasil!

A IGREJINHA PEDE QUE VOCÊ MARQUE
PRESENÇA NA 13ª FESTA DO REENCONTRO,
DIA 08 DE AGOSTO, NO NÁUTICO, FORTALEZA, CE.

VENDA DE CAMISETA-INGRESSO:
Em Fortaleza, (85) 3264.9434;
e em Ipu, (88) 3683.1150

Nenhum comentário:

Postar um comentário