A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Denominação - rua

Data: 16/07/2009
Nome: FRANCISCO BALDOMIR
E-mail: fbaldomir@globo.com
Assunto: Rua Dr. Raimundo Justo Ribeiro - Ipú-Ce
Acabo de receber de Sobral-CE, por intermédio de meu irmão Pascal Ribeiro, via SEDEX a xerox do seguinte documento:

Prefeitura Municipal de Ipu
LEI Número 232/2009 de 07 de Julho de 2009
"Dá nova denominação à rua Princesa Isabel, desta cidade de Rua Dr. Raimundo Justo Ribeiro".
O Prefeito Municipal de Ipu, faz saber que a CÂMERA MUNICIPAL DE IPU, aprovou e eu sanciono a seguinte LEI:
Art. 1 Fica denominada de Rua Dr. Raimundo Justo Ribeiro, a antiga Rua Princesa Isabel, localizada no Centro desta Cidade.
Art.2 Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art.3 Revogam-se as disposições em contrário.
PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE IPU-ESTADO DO CEARÁ, aos sete dias do mês de julho de 2009.
Segue-se a assinatura do Sr. Prefeito Municpal - Henrique Sávio Pereira Pontes.
Dr. Justo Ribeiro, meu querido pai, nasceu na cidade de Ipú em 17/07/1904. Filho de Jacob Ribeiro e Quitéria Marcelino Ribeiro. Faleceu em Fortaleza a 06/06/1992.
Magistrado. Cursou a Faculdade de Direito do Ceará, onde colou grau em 1932.Exerceu as funções de Promotor de Justiça da Comarca de Ipu, por nove anos consecutivo, na década de trinta. Após a promotoria, assumiu na vida privada, o cargo de Diretor Gerente da Casa Bancária do Ipu, a primeira empresa de crédito financeiro do Ipu. Paralelamente geria seus negócios como agropecuarista. Deixando a Casa Bancária, enveredou pela política tendo sido Presidente do Diretório do Partido Social Democrático. Deputado Estadual na legislatura de 1951/1954. Deixando a política, continuou administrando seus negócios particulares. Em 1959, muda-se com a família para Fortaleza. Em 1962, é aprovado em concurso público para Juiz de Direito, assumindo a comarca de Farias Brito. Em 1967, já como Juiz de terceira entrancia, é nomeado por merecimento, Juiz de Direito de Ipu, sua terra natal. Em 1970, é promovido à quarta entrância e nomeado para comarca de Sobral, onde fixa residência,e chega a aposentadoria.
Para alguns que talvez não lembre qual a rua que passou a chamar-se Dr. Raimundo Justo Ribeiro, é aquela que fica no "quadro da Igrejinha", começando no canto onde morou o Sr. Antonio Martins, até na esquina onde morou o Valter Bezerra. Algumas pequenas lembranças, desta rua. Nela morou seu Tomaz Soares, seu Amadeu Feitosa, Dr. Jones Taumaturgo, seu Betião. Tambem ficava o Grupo Escolar do Ipu, onde estudei quando criança.

Esta rua tem um grande significado para toda família Dias Ribeiro, pois foi nela que demos os primeiros passos para a vida e vivemos os melhores dias de nossa infância.Não poderia ter sido em outro local tal escolha.
Os agradecimentos da família do Dr. Justo, à D. Carmita Aragão, à vereadora Efigênia Mororó, à Câmera de Vereadores e ao Sr. Prefeito Sávio Pontes. Um grande abraço para todos.Baldomir de C.Grande-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário