A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 28 de junho de 2009

MAHATMA GHANDI

Data: 27/06/2009
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: Verdades efêmeras não me deixam tocá-las

Caro professor Cláudio César,

William Shakespeare foi muito feliz “dando” a Hamlet esta frase que se tornou célebre; ser ou não ser (“to be or not to be”).

A minha dúvida na verdade, à qual cabe a mesma frase, imagino ser eterna, refletindo o pensamento socrático de que todo conhecimento é efêmero (sei que nada sei).

Portanto, amigo, agradeço seu desejo de um dia eu superar a dúvida de Hamlet, não apenas na questão religiosa, mas em diversas outras. Contudo, não creio encontrar estas respostas, tendo em vista a evolução natural das verdades (conhecimentos transitórios).

Todavia, esta incansável busca não deve cessar. Quem sabe meu agnosticismo seja compensado por uma revelação, talvez na hora da morte? Quem sabe?

“Ser ou não ser”, não é apenas uma frase célebre, mas um desafio constante na minha vida e, creio, na de tantos que buscam as respostas para os mistérios da vida.

Obrigado também, caro amigo, pelo belíssimo texto de Ghandi. Simplesmente magnífico. Salvei essa oração nos meus arquivos para sempre recorrer à ela, sobretudo nos momentos de dúvidas. Pelo jeito, vou abusar da lição de Ghandi!

Um forte abraço.
Ricardo Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário