A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 28 de junho de 2009

MAHATMA GHANDI

Data: 27/06/2009
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: Religião e vivência

Caro Ricardo Aragão,

Apreciei bastante seu posicionamento acerca do debate ora travado neste site. "To be or not to be", no entanto, reflete a invencível dúvida de Hamlet, personagem de uma genial peça do imortal Shakespeare. Espero que um dia você venha a superá-la.
Aproveitando o ensejo, transcrevo, a seguir, a "Oração de Ghandi", um não-cristão que viveu profundamente o ideal pregado por J. Cristo. Sua vida e sua vivência constituem um edificante exemplo para todos nós.
Cordialmente,
Cláudio César

" Meu Deus,

Ajuda-me a dizer a palavra da verdade na cara dos fortes
E a não mentir para obter o aplauso dos débeis.
Se me dás dinheiro, não tomes a minha felicidade,
E se me dás forças, não tires o meu raciocínio.
Se me dás êxito, não me tires a humildade,
Se me dás humildade, não tires a minha dignidade.
Ajuda-me a conhecer a outra face da realidade,
E não me deixes acusar os meus adversários,
Tachando-os de traidores porque não partilham de minhas opiniões.
Ensina-me a amar os outros como me amo a mim mesmo,
E a julgar-me como o faço com os outros.
Não me deixes embriagar pelo êxito, quando o consigo,
Nem a desesperar, se fracasso.
Sobretudo, faz-me sempre recordar
Que o fracasso é a prova que antecede o êxito.
Ensina-me que a tolerância é o mais alto grau da força
E que o desejo de vingança é a primeira manifestação da debilidade.
Se me despojas do dinheiro, deixa-me a esperança,
E se me despojas do êxito, deixa-me a força de vontade
Para vencer o fracasso.
Se me despojas do dom da saúde,
Deixa-me a graça da fé,
Se causo mal a alguém,
Dá-me a força da desculpa,
E se alguém me causa dano,
Dá-me a força do perdão e da clemência.
Meu Deus,
Se me esquecer de Ti,
Nunca Te esqueças de mim."

MAHATMA GHANDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário