A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 24 de junho de 2009

AFASTAMETO DO DIRETOR - Ditec

Data: 21/06/2009
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: COMUNICADO

Senhores diretores, filiados e demais usuários deste site,


Ao longo dos últimos anos tenho sido o responsável pela administração da página eletrônica da Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – AFAI. No início, quando o site dava os primeiros passos (engatinhava), coadjuvei meu tio Abílio Martins, então presidente da associação e proprietário do domínio do site, na manutenção do Livro de Visitas e, com o tempo, também na inserção de matérias.

Imagino ter sido um bom aluno, pois o mestre Abílio me confiou a responsabilidade de tocar o site enquanto ele fazia uma viagem de férias. Essa transferência de encargo se deu em setembro de 2006. Porém, mesmo depois do regresso do Abílio permaneci na função, sempre contando com suas sugestões, orientações e conselhos.

Em janeiro de 2007, ratifiquei minha participação à frente do site da AFAI, assumindo a função de Diretor Técnico na eleição realizada em Assembleia Ordinária, na chapa única que teve como presidente o ipuense Manuel Evander Uchoa Lopes. Naquela ocasião, o Abílio fez a doação do site, que até então era de sua propriedade, à Associação dos Filhos e Amigos do Ipu, num gesto altruísta e visando o engrandecimento paulatino da AFAI, que já havia se consolidado como entidade de muito respeito e relevante interesse para as causas ipuenses.

O site muito evoluiu na gestão do Evander, inclusive passando por uma reformulação total, sendo refeito do zero e assumido a cara que tem hoje: dinâmico, amigável, interativo e rico em possibilidades tecnológicas, sobretudo na parte visual, com o advento de diversas seções para comportar imagens, etc. Enfim, o site não passou apenas por uma evolução, mas por uma revolução, no meu modo de ver.

Dois anos se passaram e chegou o período de novas eleições na AFAI: janeiro de 2009, quando foi eleita a nova Diretoria Executiva e os Conselhos de Ética e Fiscal da associação para o biênio 2009-2010. Naquela ocasião, eu já estava um tanto extenuado com as atribuições na administração do site, inclusive manifestando interesse em não fazer parte de uma nova chapa, pois uma série de outras pertinências requeria de mim um pouco mais de dedicação, inclusive no campo profissional e acadêmico.

Convenhamos, cuidar de uma home-page como esta demanda dedicação e tempo, além de muita paciência e resignação para contornar situações estressantes e muitas vezes injustas, como problemas técnicos e de relações humanas, sobretudo incompreensões, quando a diplomacia e o bom senso tinham sempre que prevalecer.

Pois bem, de fato eu não tinha pretensão de continuar na diretoria da AFAI - aliás, até poucas semanas antes, não havia sequer uma chapa para concorrer às eleições. Porém, recebi uma “intimação” do amigo Guto, um jovem com muitas ideias para a associação e imbuído no propósito de engrandecê-la, reafirmando-a como um instrumento em favor das causas do Ipu e dos ipuenses, para compor junto com ele e outros abnegados companheiros, uma chapa para concorrer àquelas eleições.

O Guto me apresentou suas ideias (muitas das quais já havíamos debatido despretensiosamente) e fez a proposta para que eu continuasse na direção técnica da AFAI, administrando o site. Relutei, pois estava (e estou) certo de que já havia dado minha parcela de contribuição ao site e à própria AFAI, enquanto diretor, até por quê, como já frisei, projetos pessoais tornavam-se cada vez mais próximos de serem postos em prática, carecendo apenas de disponibilidade de tempo. Entretanto, diante da falta de nomes para compor a chapa, ainda mais na área específica (técnica) - não obstante minha incipiência no tema – aceitei o encargo (mais uma vez!), pela AFAI e pelo grupo.

Lá estava, pois, o Ricardo Aragão, para mais uma temporada à frente do site da AFAI. Todavia, pedindo reforço urgente! Pois a tarefa de administrar o site não se resume apenas em liberar mensagens ou identificar problemas e providenciar o conserto. Na verdade são muitas outras: moderação do Livro de Visitas; atualização cadastral de filiados; admissão de dados de novos filiados; comunicação para correção e inclusão de dados; consultas técnicas; confecção e inserção de tabelas, imagens e arquivos em geral; fotografia, reportagem, confecção, edição e publicação de matérias; e uma série de outras atividades.

Felizmente, desde a primeira gestão como Diretor Técnico, pude contar com a imprescindível colaboração do cidadão Francisco Paulo Rocha de Oliveira, nosso estimado amigo Paulo Rocha ou, simplesmente, PR. O Paulo, sempre solícito e dedicado à AFAI, tem sido um baluarte para a associação, sobretudo para a manutenção do site, pois além de atuar na sua administração, é a pessoa que sempre pude contar para resolver àquelas questões que só dão certo pessoalmente. Ou seja, quando os problemas não podem ser resolvidos por e-mail ou pelo telefone, lá se vai o Paulo Rocha cobrar explicações e providências pessoalmente, na sede das empresas que prestam serviço de suporte e hospedagem ao site. Sem o PR, muitos dos pequenos bugs que tivemos em nossa página (alguns até imperceptíveis) teriam se transformados em contratempos muito mais sérios e isto traria uma certa desconfiança de nosso público na estabilidade e até confiabilidade do sistema (site). Portanto, o Paulo Rocha é merecedor de nosso reconhecimento por este inestimável serviço, prestado à AFAI e ao seu site.

Ocorre caros amigos, que eu não pretendo mais continuar como Diretor Técnico da AFAI por razões diversas. Senão o afastamento definitivo, pelo menos uma licença por tempo indeterminado, ficando esta decisão por conta da Diretoria Executiva da entidade. Dentre outras razões de caráter pessoal, destaco a sobrecarga de atribuições nas vidas profissional e pessoal, ambas carentes também de minha dedicação. Ainda mais depois da partida do Borisão, meu amado e saudoso pai.

Noentanto, como bem diz o ditado: ninguém é insubstituível. E há que se admitir que toda água parada durante muito tempo sufoca a vida, precisando de oxigenação. Portanto, entendo ser chegado o momento da AFAI “oxigenar” o seu espaço virtual com um novo DITEC que possa dar continuidade aos projetos de desenvolvimento do site, com novas ideias, conceitos, ações, enfim, uma mudança salutar e que contribua para um engrandecimento e solidez ainda maiores de nossa querida AFAI.

Enquanto isso, o cidadão Ricardo Aragão, continuará dando sua humilde contribuição à associação como filiado que é e continuará sendo. Participando ativamente de reuniões e, eventualmente, sugerindo e até produzindo matérias e fotografias para publicação no site, de acordo com a conveniência do seu novo administrador.

Espero ter atendido aos anseios da maioria dos que acreditaram no meu trabalho (pois não se pode agradar a todos), durante o tempo em que administrei o site. Certamente cometi alguns erros (talvez muitos), embora tentando acertar. Devo ter sido injusto ou intransigente em algumas ocasiões. Austero ou displicente noutras. É muito provável que eu tenha deixado de atender a algum pedido que me foi feito, certamente por esquecimento ou impossibilidade, jamais por falta de atenção. Enfim, sou humano, gente! Portanto, àqueles que guardam do Diretor Técnico algum rancor, as mais sinceras desculpas por não ter atendido às expectativas.

O meu pai, Boris, foi um dos fundadores da AFAI e, até o fim de sua vida ele a defendeu e contribuiu para vê-la sempre forte. Tenho certeza de que ele levou consigo o sentimento do dever cumprido e muito orgulho dessa associação de filhos e amigos.

Com os mesmos sentimentos e sem deixar jamais de lutar pela AFAI, manifesto minha clara intenção, deixando à cargo da Diretoria Executiva a decisão sobre a forma mais apropriada para conciliar este desígnio com os interesses da associação.

A todos, meu HONESTO AGRADECIMENTO! Especialmente àqueles que confiaram em mim e que me deram oportunidades e responsabilidades, condições sem as quais qualquer luta teria sido inglória.


Ricardo AragãoIpu(CE), 21/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário