A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Reencarnação

Data: 21/06/2009
Nome: DR. LAMBARI DASILVA P.P.
E-mail: lambari.dasilva@ibest.com.br
Assunto: " REENCARNAÇÃO "

Meu Caro Claudio César

Só o bem assegura a sorte futura. Ora o bem é sempre o bem, qualquer que seja o caminho que a ele conduza deve ser seguido, e cada um de nós, independentemente de doutrina ou religião, estou certo que trilhamos nessa direção.

A crença no Espiritismo me ajuda a melhorar, firmando-me as idéias sobre certos pontos futuros. Pessoalmente acredito no adiantamento dos indivíduos, e das massas, porque faculta-nos inteirarmos do que seremos um dia. É um ponto de apoio, uma luz que nos guia. O Espiritismo ensina o homem a suportar as provas com paciência e resignação, não quero dizer que sem ele, não possa ser conseguida.

Não creio em condenação eterna, justamento por isso, acho razoável a Doutrina Espírita. Diz também a Bíblia que o mundo foi criado em seis dias e põe a época da sua criação há quatro mil anos, mais ou menos, antes da era cristã. Anteriormente, a terra não existia; foi tirada do nada; o texto é formal. Eis, porém, que a ciência positiva, a inexorável ciência, prova o contrário.

A história da formação do globo terráqueo está escrita em caracteres irrecusáveis no mundo fóssil, achando-se provado que os seis dias da criação indicam outros tantos períodos, cada um de, talvez, muitas centenas de milhares de anos. Isto não é um sistema, uma doutrina, uma opinião inusitada; é um fato tão certo como o do movimento da terra,e que a Teologia não pode negar-se a admitir, o que demonstra evidentemente o erro em que se está sujeito a cair tomando ao pé da letra expressões de uma linguagem frequentemente figurada. Deve-se concluir que a Bíblia é um erro? Não; a conclusão atirar-se é que os homens se equivocaram ao interpretá-la.

Segundo a Doutrina Espírita, Deus criou todos os Espíritos simples e ignorantes, isto é, sem saber. A cada um deu determinada missão, com o fim de esclarecê-los e de os fazer chegar progressivamente à perfeição, pelo conhecimento da verdade. O livre-arbítrio se desenvolve à medida que o Espírito adquire a consciência de si mesmo. Já não haveria liberdade, desde que a escolha fosse determinada por uma causa independente da vontade do Espírito.

Todos os Espíritos tendem para a perfeição e Deus lhes faculta os meios de alcançá-la, proporcionando-lhes as provações da vida corporal.

Portanto meu caro, não tenho a pretensão da certeza, porém,por uma questão de conforto, e alguma convicção pessoal acredito na Doutrina Espírita, tanto quanto, já estive em matéria outras vezes, talvez na terra, ou não.

data 21junho2009
correção: a tirar-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário