A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 24 de junho de 2009

FEIRA DE IPU

Data: 21/06/2009
Nome: OLÍVIO MARTINS DE SOUZA TORRES
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: FEIRA DE iPU

Como bem frisou o Otávio Aragão, a crônica do Boris sobre a feira no Ipu - naquela época somente aos sábados - é magistral. Rica em detalhes, explicita os passos e os acontecimentos antes, durante e depois de sua realização. Mesmo sendo ipuense, surpreenderam-me alguns detalhes, posto que, aos onze anos, fui estudar fora e só regressava nas férias de fim de ano. As observações do Otávio vieram revelar outros aspectos importantes da feira.

Lembro-me bem que, após a feira, quando me encontrava de férias na Fazenda Tubiba, de meus avós, parentes e amigos que dela regressavam, à tardinha, faziam uma parada obrigatória para conversar um pouco e tomar um cafezinho. Quando o assunto era inverno e alguém perguntava à minha avó (Caçula Martins, filha do Cel Félix Martins) se iria haver bom inverno, ela dava a seguinte sábia resposta: "Nos fins d'águas eu lhe direi". Urge preservar a memória de nossa terra.

Olívio Martins
Fortaleza, 21.06.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário