A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Arrancadas da Diretoria Avançar da Academia Ipuense, neste final de ano

<>
A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes tem arrancadas inacreditáveis neste final de mandato da Diretoria Avançar (B-R-O-Bró/2011 e janeiro/2012), que orgulharão seus acadêmicos e muito dignificará o Ipu dos verdadeiros ipuenses e amigos, de Iracema e Delmiro Gouveia, conforme ratificado na última reunião realizada em Fortaleza, Ceará.


No período de 07 a 10 de outubro (próximo) excursão à cidade alagoana de Delmiro Gouveia e à hidrelétrica de Paulo Afonso. Dias 13, 14 e 15 de janeiro/2012 realização do 1º Encontro Cearense de Escritores (prosa, verso e cordel). E em dias ainda a serem definidos, lançamento em Fortaleza e no Ipu da Revista Acadêmica nº 2 (poesias e prosas para o Ipu – 171 anos), ora no prelo; edição do livro com a Vida dos Patronos dos Acadêmicos (com qualquer número de biografias); ativação da Galeria de Fotos dos Acadêmicos, na Casa Osvaldo Araújo ou noutra edificação do Ipu; impressão da Agenda Acadêmica /2012; publicação dos números 10, 11 e 12 da Folha Acadêmica; distribuição do Estatuto da Academia Ipuense, devidamente impresso; e eleição da Diretoria para o biênio 2012/2013, que, espera-se, com sangue novo, mais e mais avanços em prol da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, para a glória e o orgulho do Ipu !

Ida do Ipu a Delmiro

Com qualquer número de participantes, através dos acadêmicos ipuenses e amigos, o município do Ipu vai estar presente aos festejos promovidos pela cidade de Delmiro Gouveia, Alagoas, no período de 07 a 10 de outubro/2011, inclusive com a distribuição de livros de autores ipuenses e visita à hidrelétrica de Paulo Afonso. O apoio logístico dessa excursão vai ser dado pelo participativo acadêmico José Solon Sales e Silva.

Delmiro Gouveia é um município e cidade do Estado de Alagoas, Brasil. Foi elevado a município em 1952. É o único município de Alagoas que faz divisa com a Bahia, Pernambuco e Sergipe ao mesmo tempo. Anteriormente denominado Pedra, teve seu nome alterado para Delmiro Gouveia em homenagem ao ipuense, empreendedor e industrial que ali residiu no início do século XX, tendo fundado uma importante indústria de linhas de costura, a Cia Agro Fabril Mercantil, e construído a Vila Operária Padrão. O povoado se criou graças à construção de uma estrada de ferro da Great-Western, denominada Ferrovia Paulo Affonso.

A construção da primeira unidade de geração de eletricidade em Paulo Afonso, a pequena Usina Angiquinho, coube ao visionário e ilustre filho do Ipu, Delmiro Gouveia. Ela foi criada em 1913, com o objetivo de alimentar a famosa Fábrica da Pedra, uma indústria têxtil criada por Delmiro em Alagoas, bem como de prover iluminação pública à vila operária por ele instalada na localidade de Pedra, Alagoas, a 24 km de distância da Usina.

A principal atração do município é sua própria história, que pode ser pesquisada no Museu Delmiro Gouveia. Como beleza natural, a cidade ostenta parte do cânion do São Francisco. Entre as festividades, estão a festa da padroeira (outubro) e o carnaval.

Encontro de escritores

Idealizado pelo presidente da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, acadêmico Sebastião Valdemir Mourão, será realizado nos dias 13, 14 e 15 de janeiro/2012, no Ipu, a 285 km de Fortaleza, Ceará, o 1º ENCONTRO CEARENSE DE ESCRITORES.

Tendo como público-alvo leitores, editoras, distribuidores, escritores do Ceará, de outros Estados Brasil e do Exterior, além da Academia Ipuense, esse encontro vai contar com os seguintes parceiros promocionais: Abraço Literário, Associação Cearense de Escritores, Associação dos Filhos e Amigos de Ipu (AFAI), Câmara Municipal de Ipu, Ceia Literária - 30 Anos, Escritório Imobiliário jpMourão e Mercantil San Sebastian

INSCRIÇÃO – As inscrições, de qualquer cidade do Brasil e do mundo devem ser feitas até 20 de dezembro deste 2011, através dos e-mails: academia.ipuense@gmail.com ou professor.mourao@hotmail.com ou ainda via Correios, para a Caixa Postal, 55, CEP 62.250-000, Ipu, Ceará, enviando nome completo, nome artístico (se tiver), endereço completo com CEP, número de RG, telefone para contato, e especificar se é leitor, escritor, editor ou distribuidor.

QUANTO CUSTA - A aceitação da inscrição independe de qualquer valor, mas, se o candidato desejar contribuir, pode fazer doação voluntária, a partir de 10 reais. O depósito deve ser feito na conta da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, banco 104, Caixa Econômica Federal, agência 1048, operação 022, conta 124-0, CNPJ: 09.585.623/0001-48.

HOSPEDAGEM - Ipu oferece hospedagem que varia entre 40 e 80 reais, com café da manhã. As diárias deverão ser pagas no ato da reserva. A partir de 01 de outubro, será encontrado no site da Academia Ipuense - www.academiaipuense.com - a relação de hotéis e pousadas com telefone para reservas e toda programação do evento.

HOSPEDAGEM PARA ESCRITORES DE OUTROS ESTADOS E PAÍSES - Até o momento, dispõe-se de seis vagas gratuitas em Ipu, na residência-sítio do presidente da Academia Ipuense, com a alimentação opcional rateada pelos hóspedes. Tenta-se parcerias para outras opções de hospedagem gratuita.

NOTA – A programação do evento, preço de translado para escritores e do DVD do 1º ENCONTRO CEARENSE DE ESCRITORES serão divulgados em outra oportunidade.

Galeria de fotos

A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes vai inaugurar, em janeiro/2012, na sua dede – Casa Osvaldo Araújo – no Ipu, Ceará, a galeria de fotos dos acadêmicos e acadêmicas titulares.

As fotos podem ser tiradas no Ipu ou em Fortaleza, no tamanho 30 x 40 centímetros, em papel fotográfico, fundo branco. As molduras, no entanto, deverão ser feitas somente no Ipu, pela necessidade de padronização. Para os homens, o traje para as fotos deve ser paletó preto, camisa social branca, gravada e colar de acadêmico; para as mulheres, fardão e referido colar.

Em Fortaleza, o acadêmico Abílio Martins firmou acordo com o Studio Esdras, a fim de atender os confrades que desejarem. Pelo que ficou acertado, serão tiradas seis fotos de cada acadêmico, para delas ser escolhida uma que será tratada e ampliada para o tamanho 30 x 40 cm, ao preço de 80 reais por acadêmico.

O Studio Esdras fica na Rua Silva Paulet, 15, sala 203 (quase esquina com a Av. Barão de Studart). Conforme o combinado, ele vai atender os acadêmicos nos dias 13 (terça) e 15 (quinta) de setembro, a partir das 15 horas.

Mais informações que se fizerem necessárias podem ser obtidas através dos seguintes telefones: Esdras, 85-9983.2223; Valdemir Mourão, 88-9931.3868 ou 85-9191.0194; e Abílio Martins, 85-8833.4990, 9997.0426 e 3224.0919.

OBSERVAÇÃO: A galeria de fotos dos acadêmicos ipuenses será ativada no Ipu, na Casa Osvaldo Araújo ou em outro prédio, em janeiro/2012, nem que seja com uma foto.

Agenda 2012

A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes vai lançar, a exemplo do ano passado, a Agenda 2012. Ela será vendida aos acadêmicos, aos ipuenses e amigos do Ipu. O preço ainda vai ser acertado com a gráfica, e brevemente divulgado. As reservas de exemplares (ou exemplar), no entanto, já podem ser feitas pelo correio eletrônico: academia.ipuense@gmail.com

A agenda da Academia Ipuense espera contar com o patrocínio de várias empresas de ipuenses e amigos do Ipu, acadêmicos e não acadêmicos, em número superior ao do ano passado. Além do que contém uma agenda convencional, ela terá várias informações da Academia Ipuense.

Fotos da reunião

Abaixo, fotos dos acadêmicos clicadas por jpMourão, no momento cultural da última reunião da Academia Ipuense, realizada em Fortaleza, Ceará.




Ethice Reverentia Dignitas
(Ética – Respeito – Dignidade)

Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes

Instituição de utilidade pública do Ipu
Lei nº 284, de 13 de maio de 2011

João Pereira Mourão, diretor de publicação e marketing

Biênio 2010/2011

<>

Nenhum comentário:

Postar um comentário