A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Academia Ipuense começa a excluir acadêmicos apáticos

///
A Diretoria Avançar da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, na sua reunião deste mês (maio) realizada na sede da Secretaria Municipal de Educação do Ipu, presidida pelo acadêmico Sebastião Valdemir Mourão, aprovou a exclusão do acadêmico Antônio Iramar Miranda Barros do quadro de acadêmicos da AILCA, por motivo de seu desinteresse e ausência total das reuniões e eventos.

Por outro lado, o acadêmico e professor Francisco de Assis Martins (Chico Melo) fez doação de 150 livros para a Biblioteca Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima, da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes. E o presidente Valdemir Mourão doou material escolar e brinquedos à Escola Municipal Antônio Irene, instalada no bairro Cajueiros.

Em outra ação, o confrade Chico Melo apresentou o nome de Francisco Tácito Ferreira para ocupar uma vaga de acadêmico correspondente, e no mesmo momento agradeceu todas as demonstrações de solidariedade, por ocasião de sua hospitalização em Fortaleza e seu restabelecimento no Ipu.


Delmiro e Paulo Afonso

Uma comitiva de acadêmicos ipuenses e amigos visitarão a cidade alagoana de Delmiro Gouveia, no período de 07 a 10 de outubro próximo. O passeio será estendido até a hidrelétrica de Paulo Afonso e o apoio logístico será dado pelo acadêmico José Solon Sales e Silva.

A construção da primeira unidade de geração de eletricidade em Paulo Afonso, a pequena Usina Angiquinho, coube ao visionário ipuense Delmiro Gouveia. Ela foi criada em 1913, com o objetivo de alimentar a famosa Fábrica da Pedra, uma indústria têxtil criada por Delmiro em Alagoas, bem como de prover iluminação pública à vila operária por ele instalada na localidade de Pedras, Alagoas, a 24 km de distância da Usina.


Curso e encontro

Outro importante assunto debatido nessa reunião da Diretoria Avançar foi a proposta de realização, no Ipu, do I Encontro de Escritores Cearenses. Este evento deverá ser realizado no segundo semestre deste ano, e possivelmente inserido na programação da Semana do Município, como parte das comemorações aos 171 anos de emancipação política do Ipu, além do lançamento da REVISTA ACADÊMICA Nº 2, já na fase final de organização para publicação.

O Curso de Cerimonial e Protocolo para Eventos, promovido pela Academia Ipuense, a ser ministrado no Ipu pelo acadêmico e professor José Solon Sales e Silva, foi adiado para o período de 07 a 09 de julho próximo. A taxa de inscrição será de apenas 20 reis, e oferecerá 30 vagas. O curso objetiva preparar profissionais da iniciativa pública e privada para trabalhar corretamente as técnicas de cerimonial e protocolo nos eventos públicos.

Finalmente, maior alegria reinou no momento em que foi anunciado que as grades de proteção das portas e janelas da Casa Osvaldo Araújo, cedida pela Paróquia de Ipu, por comodato, para ser sede da Academia Ipuense e da AFAI, já estão prontas, faltando apenas a colocação. Possivelmente, as próximas reuniões da Diretoria Avançar da Academia Ipuense já serão realizadas nela.


Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes
Ethice Reverentia Dignitas
(Ética – Respeito – Dignidade)

Instituição de utilidade pública do Ipu

- Lei nº 284, de 13 de maio de 2011

João Pereira Mourão,

diretor de publicação e marketing
Biênio 2010/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário