A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 25 de setembro de 2010

BIOGRAFIA - Abdias Martins de Sousa Torres

.pp

ppABDIAS MARTINS DE SOUSA TORRES

Por Francisco Martins de Souza Torres

Via site da AFAI - VULTOS ILUSTRES

@...N®T® - 05


“Vai o Mestre, ficam as lições”. Assim, sintetiza-se a biografia de Abdias Martins de Sousa Torres. Nasceu em Ipu-CE, na Fazenda Cangati, em 25 de setembro de 1904, tendo como pais João Joca de Sousa Torres e Dalila de Sousa Martins. Se vivo fosse, estaria completando hoje, 25 de setembro, o seu centenário de nascimento.

Casou-se com Maria Natividade Martins (Nati), de cujo enlace nasceram os filhos: Olívio, professor, com Licenciatura Plena em Letras e especialização em Literatura Alemã e Didática, na Alemanha, e Técnico do Banco do Nordeste do Brasil; Maria do Carmo, professora e funcionária do Quadro Técnico da Receita Federal; Francisco, Coronel do Exército Brasileiro, Engenheiro Civil graduado pelo IME, com Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho; Anahides, professora, com Licenciatura Plena em Letras e especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio; João, médico, professor da Faculdade de Medicina da UFC, com especialização em Cirurgia Cardiovascular na Alemanha e mestrado em Cirurgia; Simão, Engenheiro-Agrônomo, com mestrado em Zootecnia, Advogado e ex-Prefeito de Ipu; Maria Zélia, professora, com Licenciatura Plena em Pedagogia e especialização em Metodologia do Ensino Fundamental e Médio; Núbia, médica, com especialização em Anestesiologia, curso de Pós-Graduação em Anestesiologia na PUC (Rio de Janeiro), Chefe do Serviço de Anestesiologia do Hospital César Cals; e Raimundo, médico, com especialidade em Cardiologia, cardiologista do Tribunal Regional do Trabalho e do Hospital do Coração – Messejana.

Na infância, freqüentou a escola na Fazenda Cangati e na Fazenda Lages, onde seu pai era professor leigo, continuando seus estudos em Ipu, revelando-se, porém, um autodidata brilhante, apaixonado pela leitura, o que lhe proporcionou um grande descortino e visão do mundo.

Fascinado pela educação, nela enxergava o maior investimento que se podia aplicar à família, acreditando no que apregoava o escritor Coelho Neto: “É na educação dos filhos que se revelam as virtudes dos pais”. Sentia-se altamente recompensado e realizado com sua missão cumprida, pois todos os filhos se formaram e lhe deram grandes alegrias, até seus últimos dias de vida, em 4 de setembro de 2001, quando Deus o chamou, às vésperas de completar 97 anos de idade.

Foi comerciante e agropecuarista, em Ipu. Lutador, determinado, era um homem incansável, que fazia do trabalho sua forma preferida de lazer. Inteligente, idealista, generoso, a todos tratava com afeição, bondade, urbanidade e com apurado senso de justiça, principalmente para com os mais humildes.

Atuante na política, herança da Família Martins, foi vereador em Ipu, por quatro legislaturas, tendo sido, em todas elas, Presidente da Câmara. Foi nomeado, pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, Suplente do Substituto de Juiz Federal do Município de Ipu. Foi Delegado de Polícia de Ipu por duas vezes. Exerceu, por duas legislaturas, o cargo de Prefeito de Ipu. Como prefeito, apesar dos parcos recursos, fez uma administração profícua, pontificando realizações de alta importância, até mesmo para os tempos atuais, como Abastecimento d’Água da Cidade, Eletrificação da sede do Município, através da recuperação e ampliação da antiga hidrelétrica de Ipu, Desenho da Planta da Cidade, Construção da atual Praça da Estação e seu calçamento com paralelepípedo – existente até hoje – estendendo-se até o Banco do Brasil, Construção de Grupos Escolares nos Distritos, Rebaixamento ousado e desejado de todas as altas e perigosas Calçadas da Cidade, Construção das Pontes, em concreto armado, sobre o Riacho Ipuçaba, na entrada da Cidade e na Várzea do Giló, Aquisição do Terreno e Construção do Campo de Pouso de Ipu e muitas outras realizações.

Ao ir-se para Deus, nosso pai deixa um legado incomensurável de bondade, caráter, dignidade e honradez, cultivado e colhido ao longo de sua exemplar, digna e íntegra existência. Desfruta, merecidamente, junto aos justos, a recompensa por uma vida pautada no trabalho, na honestidade, na justiça, na generosidade e no amor à família, virtudes que semeou e colheu aqui na Terra.

O exemplo de nosso pai Abdias e nossa mãe Nati – também já falecida – constitui para seus filhos uma luz que nos guia e norteia na trilha da vida e nos impõe uma responsabilidade muito grande e nobre de transmitir aos nossos filhos e netos os sagrados ensinamentos e lições de vida que eles nos legaram e que nos tornam eternamente felizes e gratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário