A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

"NA BASE DA CHINELA" com Jackson do Pandeiro - Para ouvir clique em "Áudios e Vídeos

Data: 23/08/2010
Nome: A MÚSICA DA SEMANA
E-mail: afai-amusicadasemana@ipu-ce.com
Assunto: "NA BASE DA CHINELA" com Jackson do Pandeiro - Para ouvir clique em "Áudios e Vídeos".

No início de 80, durante uma rápida passagem por Quixeramobim fui convidado por amigos para um forró típico, no interior daquela região.

Não hesitei.

Lá chegando fomos logo cercados por inúmeras pessoas, certamente em razão de termos ido de veículo, o que não era convencional.

A sala de uma pequena casa, iluminada por lampiões (petromax) concentrava-se os dançantes sob a batuta de uma sanfona, zabumba e triângulo. No terreiro, meia dúzia de bancas vendia bolos, refrigerantes e, claro, muita cachaça.

Temeroso e ainda tímido procurei um lugar discreto onde de longe avistava o rodopio das mulatas e seus parceiros ao compasso do autêntico forró nordestino.

Muitos caboclos transitavam natural e vaidosamente portando suas peixeiras à mostra.

Enquanto isso, alguns casais sedentos compartilhavam com as cercas solitárias e escuras momentos de amor.

Depois de alguns goles de cachaça nos arriscamos perguntar a atenciosa senhora que nos servia se não havia uma cerveja qualquer.

É pra já. Respondeu ela.

Rapidamente pegou uma enxada, cavou alguns centímetros, pescou uma cerveja barrenta, jogou-a dentro de uma lata d´água para expurgar o barro e resíduos de palhas e nos entregou dizendo: “esta tá bem friinha”.

A partir de então passamos a consumir espumas de cerveja.

Da metade para o final da festa, já bem descontraídos, estávamos nós no centro do salão, sentindo as curvas maliciosas e o cheiro provocante daquelas sertanejas ao ritmo gostoso e autêntico do forró de JACKSON DO PANDEIRO dançando “NA BASE DA CHINELA” até amanhecer o dia. Tsi... tsi... tsi

Ah, como dançam aquelas caboclas!


Jackson do Pandeiro, nome artístico de José Gomes Filho, nasceu em Alagoa Grande, na Paraíba, no dia 31 de agosto de 1919 e morreu em Brasília no dia 10 de julho de 1982.

Este misto de malandro carioca com nordestino é tido como o maior ritmista da música popular brasileira e ídolo de monstros sagrados da música brasileira, dentre eles: Alceu Valença, José Ramalho, Gilberto Gil, Caetano e outros mais.


Abilio Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário