A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA - Novinha em folha

.
REINAUGURAÇÃO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA






Foi reinaugurada na noite de terça-feira, 24 de agosto de 2010, o centenário e histórico prédio da Estação Ferroviária de Ipu, que abrigará a Biblioteca Pública Municipal.


RETROSPECTO


Há alguns anos, esse imponente ícone da arquitetura de nossa cidade havia sido vendido para a iniciativa privada, o que causou grande repercussão na sociedade, sobretudo naqueles que viam uma parte significativa da história da cidade e de muitos ipuenses fadada ao esquecimento.

Tocados pelo sentimento de perda e no afã de promover o resgate daquela importante construção, alguns ipuenses capitaneados pela Associação dos Filhos e Amigos do Ipu (AFAI), promoveram uma série de ações que visavam desfazer aquele fim anunciado da velha Estação. Dentre essas ações, destacaram-se as diversas entrevistas em rádios, debates e um ato público que culminou com um grande abraço simbólico de vários ipuenses à “Velha Senhora” que, a partir daquele momento, via mudar o seu destino no ato da desapropriação do prédio para uso público pela então prefeita de Ipu, Antônia Bezerra Lima Carlos, a Toinha, num gesto de grande sensibilidade e espírito público. A Estação voltava aos braços de seus legítimos donos, os ipuenses!

Com a Estação de volta às mãos (e aos olhos) do seu povo, a AFAI cuidou logo em arregimentar parceiros (prefeitura, IPHAN, SECULT, Assembleia Legislativa, etc) para dar uma finalidade pública à Estação, condizente com sua história e significado histórico-cultural.

Dois deputados ipuenses, entre eles o atual prefeito Sávio Pontes (o outro, embora mereça nosso reconhecimento por este ato, não se pode mencioná-lo por impedimento da Lei Eleitoral), estimulados pelo espírito de ipuensidade latente em seus corações e com o mais nobre propósito de promover efetivamente o salvamento daquele tão importante prédio, doaram suas verbas parlamentares para fins de restauro e implantação de uma biblioteca pública no prédio da Estação Ferroviária. Este ato - entre tantos outros que viriam - juntamente com as ações em conjunto do IPHAN, PMI e SECULT, logo tornaram realidade o começo de um sonho: o resgate da Velha Senhora, ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE IPU.


REINAUGURAÇÃO




Finalmente, no último dia 24 de agosto, em plena semana do município e festejos dos 170 anos de emancipação política de nossa cidade, foi reinaugurado o prédio da Estação Ferroviária de Ipu, numa noite memorável e que fez valer a pena os tantos percalços dessa longa jornada.

Muitos torcedores do fracasso não imaginavam que aquele velho edifício, feio, fétido e em iminente risco de desabamento, voltasse a ficar tão bonito e imponente como nunca deveria ter deixado de sê-lo. Mas a Velha Senhora - como a Fênix - ressurgiu das cinzas ainda mais bela e revigorada que antes e, como se não bastasse, com um propósito muito mais nobre que um mero ponto de parada de trens. Afinal, doará seu espaço para fins culturais com o advento da Biblioteca Pública Municipal. Sem dúvida, um marco na história de nossa cidade!


Com direito a banda de música e até de um concerto de piano do músico Augusto Pontes, presidente da AFAI, acompanhado pelo saxofonista Jorge Nobre e demais músicos da Banda A, foi descerrada a placa de reinauguração da Estação Ferroviária de Ipu, que leva o nome do ipuense de maior destaque na Cultura da Terra de Iracema, o poeta Zezé do Vale.


Além do prefeito Sávio Pontes, do vice-prefeito, Dr. Luiz de Gonzaga e do presidente da AFAI, Guto Pontes, o evento contou com a presença de autoridades como o Secretário Estadual de Cultura, Dr. Auto Filho, o Secretário Executivo de Governo, Hildivan, os ex-prefeitos Milton Pereira, José Carlos Sobrinho e Toinha Carlos, autoridades de cidades da região, Secretários Municipais, representantes do Poder Legislativo Municipal e da sociedade civil, como o médico Dr. Thomaz de Araújo Correa, os ex-presidentes da AFAI, Professor Francisco Mello e Abílio Lourenço Martins, além da presença do Presidente da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, o ipuense Gonçalo Ferreira da Silva, que após o evento de inauguração da Estação, promoveu o Lançamento de seu novo livro, “Lenda Do Uirapuru”, inaugurando essa promissora fase cultural da velha e querida Estação Ferroviária de Ipu.



Discursaram o Secretário de Cultura de Ipu, Professor Fábio Costa, o presidente da AFAI, Augusto Pontes, os secretários estaduais Hildivan e Auto Filho, o ex-presidente da AFAI, Abílio Martins, uma representante da família de Zezé do Vale e o prefeito Sávio Pontes, que renovou seu compromisso e empenho - a exemplo do que fez Dr. Auto Filho – para a breve implantação da Biblioteca Pública naquele prédio. Aliás, em seu discurso, o secretário Auto Filho anunciou que já conta com mais de 30 mil volumes para doar à biblioteca tão logo ela seja implantada.

A noite foi encerrada com um show do artista ipuense Diassis Martins, que para a alegria do seu público, retoma seu trabalho na música com novas composições e interpretações, mantendo a tradição de autêntico forrozeiro pé-de-serra. E dos bons!

Veja mais fotos do evento:















PARABÉNS AO POVO DO IPU QUE TEM DE VOLTA SUA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA TOTALMENTE REFORMULADA E PRONTA PARA ABRIGAR A TÃO ESPERADA BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPAL!


A F A I
Associação dos Filhos e Amigos do Ipu


Redação e Fotografia:
Ricardo Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário