A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 18 de julho de 2010

Erro de ortografia

Data: 18/07/2010
Nome: Pacificador
E-mail:
Assunto: Transtorno Obsessivo Compulsivo

Meu caro Cláudio César, já está passando da hora de você procurar ajuda. Já ouviu falar de TOC? Ou isso tem outro nome? É preocupante.


Data: 18/07/2010
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: Democracia

Prezada Irene,

O espaço do site é democrático e aberto a todos. Nunca me rebelei contra qualquer pessoa que aqui queira manifestar-se. Além do mais, quem não deseja ler o que escrevo é só passar adiante. A propósito, por que, ao invés de deblaterar contra mim, não apresenta uma contribuição de ordem artística ou cultural ?
Todos nós só teríamos a ganhar. Um conselho: irritação e mau humor fazem mal à saúde.
Cordialmente,
Cláudio César


Data: 17/07/2010
Nome: Pacificador
E-mail:
Assunto: chatice

Fiquei entediado com tanta cultura...


Data: 17/07/2010
Nome: Irene Maria
E-mail: irenemaria@bol.com.br
Assunto:

Até quando este site vai continuar com essa chatice de espiões da lingua? Será possível que esse tal professor não veja que já passou dos limites e que tem se tornado um grandioso chato de plantão? Vamos escrever certo, mas assim também já é demais. Daqui há pouco vai ficar só esse senhor escrevendo aqui, corrigindo ele mesmo.


Data: 17/07/2010
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: Linguagem culta versus linguagem vulgar

Prezada Anita,

Concordo, em parte, com sua argumentação. A língua não é estática, mas dinâmica. Entre os autores por você citados (Graciliano Ramos, Aluízio Azevedo e Jorge Amado), posso afirmar com segurança que, não obstante o regionalismo tenha preponderado em suas obras, nenhum deles se descuidou de escrever com correção. Graciliano Ramos, p. ex., é comparado a Machado de Assis pela beleza e concisão de seu estilo; Aluízio Azevedo, autor de "O Cortiço", como bom maranhense, primou também por escrever com estilo e correção; idem com relação a Jorge Amado, que, não obstante, explorar temas pouco ortodoxos, primou por escrever corretamente. Tanto é que chegou à Academia Brasileira de Letras. E lá ninguém chega sem ter pleno domínio de nosso idioma. Venhamos agora um pouco mais para a atualidade. Paulo Coelho, o autor brasileiro que mais vendeu livros em toda a história (mais de 65 milhões de exemplares), tem um estilo claro, escorreito e preciso. Não obstante muita gente fazer-lhe restrições, confesso-me seu admirador e digo mais: considero-o nosso escritor com maiores chances de ganhar um Prêmio Nobel de Literatura. Falemos, a seguir, da grande imprensa nacional. Basta ler revistas como VEJA, EXAME, ISTO É e VOCÊ para verificar que seus textos passam por uma rigorosa revisão, dificilmente se descobrindo, nesses veículos de comunicação, erros gramaticais ou barbaridades estilísticas. O mesmo pode se dizer de jornais como FOLHA DE SÃO PAULO, O ESTADO DE SÃO PAULO, O GLOBO e VALOR ECONÔMICO, por exemplo. Conclusão: o Português culto e correto continua em voga.
Cordialmente,
Cláudio César


Data: 17/07/2010
Nome: Anita
E-mail:
Assunto: Preceitos da lingua portuguesa

Não pude deixar de acompanhar esta discussão um tanto hilária a respeito da lingua portuguesa.
Na minha opinião, é legitima ( para alguns ) a defesa para o uso de uma linguagem culta mas não podemos ignorar a linguagem vulgar, a linguagem do povo. Fico imaginando como seriam os dialogos dos romances de Jorge Amado,Graciliano Ramos , Aluizio de Azevedo e até mesmo da nossa querida Raquel de Queiroz se utilizassem a forma parnasiana...(rsrs)
Nossa riqueza está na veracidade de nossa lingua verdadeira a linguagem do cabloco, do afro brasileiro, do indígena.


Data: 17/07/2010
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: Re:Boçalidade

.
.
.
Ôrra! indavai?!


Data: 17/07/2010
Nome: Valesya
E-mail: valesyachaves@hotmail.com
Assunto: Boçalidade!

Por dias acompanhei o bate boca de suposto imortais de quem escreve certo o errado, que tal deixar essa vaidade besta e nos preocuparmos mais com essência humana.

Mais vale um ignorante sábio, que um letrado exibicionista.


Data: 17/07/2010
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: ....achei massa!

"Nois num tem bioeca
a nossa bioteca é o povo,
cada povo arrepresenta um valume
e cada valume um pensamento adelverso"

Li por aí

Linguagem chula......., mas QUANTA SABEDORIA!
.
.

Hora de engomar a roupa da missa pra ir pra festa 15, se esfregar como já dizia minha avó....

A braço S


Data: 17/07/2010
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: NARCISO (DA MITOLOGIA GREGA)

Prezados internautas,

De tanto o Pacificador me chamar de NARCISO, pesquisei na Enciclopédia BARSA a origem desse personagem e repasso o conhecimento obtido a quem interessar possa.

"NARCISO, na mitologia grega, era o filho do deus-rio Cefiso e da ninfa Liríope, famoso por sua beleza (obrigado, Pacificador, não mereço tanto). O adivinho Tirésias havia vaticinado à sua mãe que o jovem teria vida longa, desde que nunca contemplasse a própria figura. Tendo NARCISO rejeitado o amor da ninfa Eco, desencadeou contra si a vingança dos deuses (no Olimpo já havia dessas coisas). Ao aproximar-se de uma fonte para beber água, apaixonou-se pela própria imagem, ficando em contemplação até consumir-se (que tragédia !). A flor conhecida por seu nome nasceu, então, no lugar onde morrera. Em outra versão, NARCISO, a fim de consolar-se da perda de uma irmã gêmea, contemplou-se na fonte para revê-la em sua própria imagem. De seu nome deriva o termo NARCISISMO, usado em psicanálise para designar a condição mórbida de uma pessoa que tem interesse exagerado pelo próprio corpo (honestamente, não é o meu caso)..
Cordialmente,
Cláudio Césrar


Data: 17/07/2010
Nome: Pacificador
E-mail:
Assunto: erros

Cláudio César, sabe que nem reparei meu erro? Marcar consulta comigo de nada adiantaria para você. É tarde! Em tempo: você é daqueles que carregam um espelhinho no bolso.


Data: 17/07/2010
Nome: CLÁUDIO CÉSAR MAGALHÃES MARTINS
E-mail: claudiocmartins@msn.com
Assunto: Fim de papo

Digno Oficial de Justiça Ricardo Martins, Sr. Valdir Filho e "Pacificador" (apenas no nome),

Finalmente, chegamos a um acordo: está na hora de pormos um fim a essa troca de farpas, que certamente não faz bem a ninguém.
Permitam-me, contudo, dirigir-me a cada um de vocês, individualmente .
1. Ricardo Martins Aragão (o elegante e fino):
Transcrevo, abaixo, uma mensagem postada neste espaço pelo internauta Farias Neto, no último dia 08, sobre uma correção gramatical (uai!) que você lhe fez:

"Caro (e não Cara) Ricardo,

QUE deselegância!!! Prefiro pensar assim a achar que tenha tentado me desqualificar por um pretenso erro ortográfico (quando tu sabes que, no caso, se trata de um erro de digitação), prática comum aqui. Tem dúvidas? Sei que não. Ao invés de responder, prefiro o silêncio. É mais honesto e inteligente".
E eu é que sou acusado de corrigir os outros neste site. Será que estou sonhando ?

Valdir Filho
Alvíssaras pelo seu retorno. Continue escrevendo. Só sugiro que se atenha a assuntos históricos (sua especialidade) e não tente denegrir minha imagem. Afinal, nem o conheço...

Pacificador (meu algoz secreto)
Não sabia que você conhecia tão bem a mitologia grega. Sugiro que conte para todos nós a história de Narciso, personagem com o qual você tenta me identificar. Ou será que você é versado em Psicologia ? Aceita a marcação de uma consulta para que eu possa superar meu "narcisismo" ? Dentro de minha especialidade (o vernáculo), aqui vai uma dica elementar: sujeito no plural leva também o verbo para o plural. Releia o seu último texto e veja sobre o que estou falando.

De resto, continuemos nossa vida. Afinal, como já dizia o grande Shakespeare: "Há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha nossa vã filosofia." Só não vê isto quem não quer.
"Paz a todos !"
Cláudio César



Data: 17/07/2010
Nome: RAIMUNDO ARAGÃO MARTINS
E-mail: raimundoaragaomartins@hotmail.com
Assunto: recado ao Ricardo Aragão

Desculpe-me Ricardo Aragão, mais tinha que comentar.


Data: 17/07/2010
Nome: RAIMUNDO ARAGÃO MARTINS
E-mail: raimundoaragaomartins@hotmail.com
Assunto: redação com correção

Nunca antes na história desse site (como díria o presidente Lula) houve tanta preocupação em escrever corretamente...não por falta de conhecimento , mais muitas vezes por descuído, o professor Cláudio César, botou "TERROR", que se cuide os errantes da língua portuguesa!!!, eu mesmo já vou procurar um "CURSINHO".

Nenhum comentário:

Postar um comentário