A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 4 de julho de 2010

Denomina de “ROBERTA LÁDYLA.” a quadra de esportes da Escola de Ensino Fundamental Delmiro Gouveia, do município de Ipú/Ce.

Data: 03/07/2010
Nome: Claudio Roberto Paz Lima (Rio de Janeiro)
E-mail: crp.lima@oi.com.br
Assunto:

Gostaria de saber se é possível dar publicidade a homenagem que foi feita para a minha filha que faleceu há dois anos.
segue o conteúdo:


PROJETO DE LEI Nº 74/10

Denomina de “ROBERTA LÁDYLA.” a quadra de esportes da Escola de Ensino Fundamental Delmiro Gouveia, do município de Ipú/Ce.

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Artigo 1º. – Fica denominada de ROBERTA LÁDYLA a quadra de esportes da Escola de Ensino Fundamental Delmiro Gouveia, do Município de Ipú/Ce.

Artigo 2º. – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Artigo 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.

Sala das sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 25 de Março de 2010.


DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

JUSTIFICATIVA

Roberta Ládyla Fernandes Rodrigues Paz nascida no dia 14/06/92. Filha de Cláudio Roberto Paz Lima e Ivaneide Fernandes Rodrigues Paz Lima. Iniciou seus estudos com 2 anos e 3 meses. Na época a Escola se chamava Instituto Arco- Iris, atualmente Instituto Kairós. Sempre foi uma excelente aluna e excelente filha, muito atenciosa e educada com a família e demais pessoas que faziam parte de sua vida. Estudou na escola supramencionada do maternal à 4ª série do ensino fundamental, onde se destacou como aluna nota dez, colecionando diversos certificados. Durante este período sempre participou de atividades artísticas e culturais na escola, pois tinha grande amor pela arte de dançar, representar e recitar poesias.

Ao terminar à 4ª série, mudou de escola já que o Instituto Arco - Íris só oferecia o Ensino Fundamental I. Em conseqüência desta limitação, foi estudar no Colégio Ipuense, desde então, começou a ampliar seus conhecimentos e amizades. Na nova escola não foi diferente, pois a menina Roberta continuava destacando-se nos estudos e conquistando o apreço e certificados de aluna nota 10 dos professores. Gostava muito de todas as disciplinas principalmente de Biologia, falava muito bem o espanhol sem nunca ter participado de nenhum curso de línguas.

Concluiu a 8ª série com 14 anos de idade, teve uma bela festa de formatura, onde foi escolhida para ser a oradora da turma, haja vista sua extrema facilidade em expressar-se, apesar de se achar tímida, pois falava apenas em momentos que considerava oportuno.

AV. DES.MOREIRA, 2807 – DIONÍSIO TORRES

FONE (0XX85) 3277 2500 – FAX: (0XX85) 3277 2753

CEP 60.170-900 – FORTALEZA - CEARÁ

E-mail: epovo@al.ce.gov.br - http://www.al.ce.gov.br

Iniciava-se então uma nova jornada estudantil, no Ensino Médio, onde brilhou da mesma forma, pois era peculiar de Roberta o gosto e o zelo pelos estudos, demonstrando seu empenho, desde sua mais tenra idade. Era realmente uma menina que se destacava em tudo que abraçava.

Contudo, o destino reservou a menina Roberta, uma infeliz surpresa. No mês de maio, faltando um mês para completar suas 15 primaveras, foi descoberto que estava acometida de um tipo de câncer, chamado Linfoma de Hoding. A notícia para família não poderia ter sido pior, a reação dos genitores e de Roberta foi desesperadora.

Há Poucos dias Roberta havia revelado para seus pais seu sonho de ser médica, como também sua simpatia pelas especialidades de ginecologia e oncologia. Realmente, parecia inexplicável o que estava acontecendo, era no mínimo inconcebível tamanha desgraça.

Diante deste diagnóstico, Roberta começou uma grande luta pela vida, mas em momento algum se desesperou ou se deixou abalar, pois tinha uma fé inabalável e acreditava plenamente na sua cura. Começou então o tratamento quimioterápico, que a deixava bastante debilitada, porém apesar de seu delicadíssimo estado de saúde, não desistiu de estudar. Após a recuperação dos efeitos colaterais decorrentes do tratamento de quimioterapia, voltou a escola e continuou a brilhar como era de costume. Nada detinha sua garra, sua força de vontade, nem uma doença tão cruel como a que estava acometida. A vontade de vencer na vida era maior que qualquer obstáculo que ocorresse.

AV. DES.MOREIRA, 2807 – DIONÍSIO TORRES

FONE (0XX85) 3277 2500 – FAX: (0XX85) 3277 2753

CEP 60.170-900 – FORTALEZA - CEARÁ

E-mail: epovo@al.ce.gov.br - http://www.al.ce.gov.br

Roberta submeteu-se a 12 sessões de quimioterapia e a 30 de radioterapia. Ficou realmente muito debilitada, perdeu vários quilos, contudo, nunca perdeu a esperança da sua cura. Foi um ano de tratamento e mesmo assim ela continuava estudando. Até que veio um outro diagnóstico dado pela sua médica, mesmo com todo esse tratamento os tumores não tinham desaparecido e ela teria que se submeter agora a um tratamento quimioterápico mais agressivo que o primeiro. Agora ela teria que ficar uma semana internada fazendo as sessões de QT, foi aí que finalmente Roberta teve que abandonar os estudos, pois naquele momento o mais importante seria viver.

Roberta ainda conseguiu submeter-se a duas sessões do novo tratamento, este sim foi terrível, acabou literalmente com todas as suas imunidades. Após 14 dias da segunda sessão, infelizmente Roberta não teve mais condições de suportar tamanha agressividade do tratamento. Ela não tinha mais leucócitos e muito menos plaquetas, foi então acometida por uma hemorragia interna que lhe cerceou a vida. Roberta se foi no dia 3 de julho de 2008, deixando uma grande lição de vida, de fé e de amor. Sofreu calada e muitas vezes com um sorriso estampado no rosto. Roberta será eternizada pela sensibilidade das pessoas que conseguem compreender a importância da fé diante de todos os problemas e que entendem que a morte não é o fim.

Sala das sessões da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, em 25 de Março de 2010.

DEPUTADO SÉRGIO AGUIAR

PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO

AV. DES.MOREIRA, 2807 – DIONÍSIO TORRES

FONE (0XX85) 3277 2500 – FAX: (0XX85) 3277 2753

CEP 60.170-900 – FORTALEZA - CEARÁ

E-mail: epovo@al.ce.gov.br - http://www.al.ce.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário