A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Biografia de Abdoral Timbó

.

via blog do prof. CHICO MELLO

Abdoral Timbó

(Prof. Mello.)

Nascido em Cajazeiras dos Timbós, hoje Hidrolândia, foi Abdoral um dos mais legítimos filhos de Ipu. Procedente da circunvizinhança de Ipu trazia o sobrenome de histórica e tradicional família feudal que desconhecia limites geográficos restritos, incorporada que era aos municípios próximos pelas raízes familiares numerosas que alimentavam o povoamento regional e pela força do sangue que, nutria e mesclava os diversos ramos familiares da redondeza. Assim era o latifúndio social e familiar atingindo Tamboril, Santa Quitéria, Reriutaba,
Ipu Serra Grande, etc. Era a Pátria comum...

Assim Abdoral foi trazido ao Ipu, na adolescência, constituindo-se, até os 77 anos de vida, um dos mais autênticos e legítimos filhos da Terra.
Faleceu aos 05 dias do mês de junho de 1973.

Autodidata, com todas as letras, estudou, aprendeu e exercitou seus conhecimentos vida afora.
Convivendo com elementos de alto saber da região, muitos deles também autodidatas, nivelou-se aos demais no cultivo das letras e compôs a elite intelectual do Ipu, ao seu tempo, na companhia de Abílio Martins, Dr. Souto Maior, Antonio Marrocos, farmacêutico Thomaz Corrêa, Osvaldo Araújo, Francisco Araújo, Manoel Bessa, Joaquim Lima, Mons. Gonçalo de Oliveira Lima, José Maria Sabino, Edgard Corrêa, Dário Catunda, Leo Martin, Eusébio de Sousa, sendo possuidor da maior biblioteca particular do Ipu.
Sócio fundador do Gabinete de Leitura Ipuense e de Jornais Ipuenses da época, do Grêmio Ipuense, teve participação ativa e permanente na vida sócio-cultural, empresarial, política, desportiva e agropecuária do Ipu.
Foi também um dos fundadores da Associação Comercial, do Sindicato Rural, da Sociedade de Proteção a Maternidade e a Infância de Ipu, Mantenedora da Maternidade e Hospital Dr. Francisco Araújo, Núcleo Educacional de Ipu, que mantém o Ginásio Ipuense, de Associações esportivas, etc.

Como político, exerceu suas atividades dentro do critério rígido do significado conceitual da “Ciência e da Arte do Bem Comum”. Antes de tudo, sempre coerente, autêntico consciente e fiel aos postulados partidários e, sobretudo, as lideranças que acatava e aos liderados que atendiam a sua orientação. Foi um político sério.
Conheci-o como correligionário do Dr. Plínio Pompeu, Dr. Gentil Barreira, Virgilio Távora, Adauto Bezerra, da antiga U.D.N., bandeira que sempre defendeu e o abrigou.
Do meu conhecimento, foi o Político de maior espírito público e de mais dedicação ao Ipu. Sempre atento ao desenvolvimento da terra e a melhoria de vida da população, vivia a obsessão do progresso do Ipu.
Embora há tempos, tenha sido Prefeito Municipal, mesmo sem o cargo executivo, funcionou como assessor, conselheiro, mentor, procurador e tudo mais das administrações do Município, deixando o rastro do trabalho nas mais variadas realizações públicas do Ipu. Batalhou pela instalação da Agencia do Banco do Brasil que ainda hoje presta inestimável serviço a Região, pela reinauguração da Energia Elétrica, pela contorção do Campo de Aviação Plínio Pompeu, pela Instalação do Serviço de Abastecimento d’água da cidade, pela criação do Posto Agropecuário, pela fixação da Unidade de Saúde da FSESP e pela construção do Centro Maternal, do Estádio de futebol “Pereirão”, da Praça Thomaz Corrêa, no Quadro da Igrejinha, etc.
Em tudo havia o “dedo”, a presença, o estímulo e a boa vontade do Abdoral.
Foi eleito Deputado Estadual exercendo o mandato por duas vezes dentro dos critérios que nortearam sua vida de cidadão e sua visão política.

Peça de fundamental importância na criação dos Municípios de Hidrolândia. Jamais recebeu a retribuição do novo município, em termos de reconhecimento político ou mesmo de homenagem condigna oficial, esquecidos de que devem ao ilustre Político a sabedoria administrativa que trouxe, a ambos, o conhecimento, o progresso e o bem – estar social.
Comerciante e empresário arrojado, Abdoral, possuía usina de beneficiamento de Algodão denominada Piratininga, raríssima áquela época, e que transformava o algodão bruto em fardos de pluma, prontos para exportação.
Pecuarista inovador foi responsável pela melhoria do plantel de gado da região pela importação de reprodutores e matrizes de alta linhagem, através de transações com o fazendeiro mineiro, Clovis Resende, que de tão repetidas familiarizou-se com a terra e contraiu matrimonio com moça da Sociedade local.

Como desportista, era presença cativa em todos os embates futebolísticos, incentivando torneios entre times, apoiando-os tendo recebido a homenagem de ter seu nome no Ginásio Coberto Abdoral Timbó da cidade e de uma Rua no Bairro Nova Aldeota nas imediações do Estádio Municipal de Ipu.

Católico, teve sua vida pautada pela observância prática da Fé, que aceitou como verdadeira.
Assim foi Abdoral Timbó, personalidade marcante na vida do Ipu.

Dados fornecidos pelo Dr. Thomaz de Araújo Corrêa
Ipu, 04 de dezembro de 1997. Thomaz de Araújo Corrêa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário