A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 21 de junho de 2010

AILCA COMPLETA QUADRO DE ACADÊMICOS, EDITA LIVRO E HOMENAGEIA DELMIRO GOUVEIA

.
AVANÇOS DA AILCA


AILCA COMPLETA QUADRO DE
ACADÊMICOS, EDITA LIVRO E
HOMENAGEIA DELMIRO GOUVEIA



A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) realizou, sábado (19), mais uma reunião da Diretoria Avançar, que está avançando. Contou com 13 presenças – 10 de acadêmicos e três de não acadêmicos (Fotos). O ato ocorreu na segunda sala de reuniões da Academia Cearense de Letras (ACL), em Fortaleza, Ceará.









Antes da reunião foi discutido a realização do Concurso de Trovas e Cordel, sob os auspícios da AILCA, cujo resultado será anunciado em agosto, por ocasião das comemorações dos 170 anos de emancipação política do Município do Ipu. O tema será o mote “Ipu Arte Inclina” que deverá falar sobre a inclinação dos ipuenses pelas artes. A Diretoria Avançar, da AILCA, nomeará uma comissão, que decidirá sobre os prêmios e o regulamento do concurso.

A acadêmica Maria Graziela Vale Evangelista, que tem como patrono José Amauri Aragão Araújo, doou à Biblioteca Monsenhor Gonçalo de Oliveira Lima, da Academia Ipuense, o livro de seu pai, Dr. José Evangelista de Oliveira, denominado “Phenomeno de Piotrowaski, These de Doutoramento” aprovada com distinção. O livro tese foi editado em 1930, na Bahia, onde o Dr. Evangelista cursou Medicina.

A Academia Ipuense conta com nova logomarca, aprovada por unanimidade. Ela foi criada pelo acadêmico Ricardo Aragão e, estilizadamente, significa: O verde, a serra da Ibiapaba; a letra L, a Bica do Ipu; o branco, o livro; e o azul, o Céu. O Ricardo foi aplaudido por mais essa.




LIVRO E ACADÊMICOS


Após a aprovação na reunião de Ipu, foram aprovados nessa reunião de Fortaleza, por aclamação, para preencherem as duas últimas vagas do quadro de 40 acadêmicos da AILCA, os nomes de Maria de Lourdes Mozart Martins Moura e Maria Luisa Mourão. Elas ocuparão as cadeiras 35 e 37, que têm como patronos Antônio Augusto Rodrigues de Marrocos e José Eusébio Néri de Sousa. As novas acadêmicas deverão ser empossadas na reunião da AILCA, a realizar-se em janeiro de 2011, no Ipu.

Por outro lado, foi aprovado aclamadamente o nome do jornalista Inácio Augusto de Almeida, para acadêmico correspondente da Academia Ipuense de Letras, Ciência e Artes, na cidade de Granja, Ceará. Inácio Almeida já manifestou o desejo de participar do livro “Poesias e Prosas para o Ipu – 170 anos”, que será lançado em agosto, na terra de Iracema e Delmiro Gouveia.

Mesmo sem a participação esperada por parte dos acadêmicos, o primeiro livro da AILCA - coordenado pelos acadêmicos Valdemir Mourão, Airton Soares e jpMourão – já conta com 120 páginas, mas, para completar as 170 desejadas pelos coordenadores, o envio de matérias podem ser feitos até o dia 15 de julho, impreterivelmente, inclusive por acadêmico correspondente e não acadêmico. A capa do livro será a foto da casa do conterrâneo e jornalista Osvaldo Araújo, atendendo sugestão do padre Raimundo Nonato Timbó, por ser ela a futura sede, através de comodato, da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, na cidade de Ipu.

O preço da página do livro sai por R$ 60,00, que deverá ser pago ao ser notificado do número de páginas, tendo o escritor direito à publicação de sua biografia de 10 a 12 linhas e um fato relevante sobre o Ipu. O valor pago pelo coautor será ressarcido pela AILCA, com cinco livros por cada página editada e paga.


COMENDA DELMIRO GOUVEIA


Conforme decisão da Diretoria Avançar e dos acadêmicos da AILCA não diretores presentes à reunião, ficou aprovada a “Comenda Delmiro Gouveia”. A indicação de nomes para receber esta honraria deve ser feita levando-se em consideração a valorização da comenda pelo agraciado, se vivo, ou pela família do condecorado, se já falecido, e que seja detentor de feitos relevantes à cidade de Ipu, de cunho material e ou cultural, além do compromisso de valorização da Academia Ipuense.

A “Comenda Delmiro Gouveia” será entregue ao homenageado, anualmente, por ocasião da solenidade de posse de novos acadêmicos ou de comemoração do aniversário de fundação da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, no mês de janeiro, no Ipu, Ceará.

Quem será o primeiro a receber? Obedecendo os critérios acima citados, as indicações de nomes já podem ser encaminhadas para a Academia Ipuense, através do correio eletrônico: academia.ipuense@gmail.com


EDITAL E COMISSÕES


O presidente da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA), Sebastião Valdemir Mourão (professor Mourão), no uso das suas atribuições, está CONVOCANDO, através de edital distribuído com os acadêmicos EM PLENO GOSO DE SEUS DIREITOS sociais, uma Assembleia Geral Extraordinária, a fim de reestruturar o Estatuto da AILCA, segundo ele, de conformidade com as regras estatutárias. A Assembleia será iniciada às 9 horas do dia 10 de julho de 2010, em primeira chamada, e às 10 horas, em segunda convocação, no Ipu, podendo se prolongar até a próxima reunião ordinária, em Fortaleza, Ceará, nos mesmos horários e locais dos encontros ordinários, sem necessidade de outra convocação por edital.

Em atos administrativos 01 e 02/2010, o presidente da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, acadêmico Valdemir Mourão, constituiu a Comissão Artístico Cultural e a Comissão de Tecnologia e Informação da AILCA, com mandato até a eleição da próxima Diretoria, em janeiro de 2012. Os membros nomeados da Comissão Artístico Cultural são as acadêmicas Ana Lucila Aires Martins e Maria das Graças Aires Martins. E os da Comissão de Tecnologia e Informação, os acadêmicos José Airton Pereira Soares e João Pereira Mourão. O presidente da AILCA espera que as atuações desses membros sejam dignas da Academia Ipuense de Letrias, Ciências e Artes.


ESCLARECIMENTO
Por motivo dessa reunião ter sido muito rica em temas discutidos e aprovados, os assuntos culturais não divulgados hoje (comunicados, pronunciamentos, cânticos, poesias, sorteio de livros, etc.) serão veiculados em matérias separadas, durante a semana, no Livro de Visitas deste sítio, e nos blogs da AILCA, do Airton Soares e do jpMourão.



Ethice Reverentia Dignitas
(Ética – Respeito – Dignidade)


João Pereira Mourão, diretor de
publicação e marketing da AILCA,
biênio 2010/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário