A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 12 de maio de 2010

TCM e TRE cassa prefeito de Jardim <> Paulo Torquato e Baldomir

Data: 11/05/2010
Nome: FRANCISCO BALDOMIR
E-mail: fbaldomir@globo.com
Assunto: "Tá difícil"

Caro Paulo Torquato, quando meu velho pai Dr. Justo Ribeiro foi Juiz de Direito em Missão Velha, {1965/67} estive por lá durante um período de férias escolares, e o Adamar Farias Ribeiro, ex Presidente da Câmera, era um garotão como eu e grande jogador de futebol. Jogamos muitas peladas no velho estádio de M.Velha. Grande driblador, se partir para cima do doTCM do CE como fazia nos tempos de peladas, já era o erário... Baldomir de C.Grande-PB


Data: 11/05/2010
Nome: PAULO CÉSAR FARIAS TORQUATO
E-mail: paulo_torquato@hotmail.com
Assunto: SEGURO SAFRA: DIVULGADA LISTA COM 92 MUNICÍPIOS INADIMPLENTES COM PROGRAMA


SEGURO SAFRA: DIVULGADA LISTA COM 92 MUNICÍPIOS INADIMPLENTES COM PROGRAMA

Por: Márcio Dornelles


A inadimplência de 92 municípios junto ao programa Seguro Safra, mais da metade do número de adeptos, 172, preocupa agricultores e famílias no interior cearense, que já sofrem com a “seca verde”. A Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) anunciou, na última semana, que o repasse de recursos aos homens do campo que perderam mais de 50% da plantação pode ficar prejudicado diante da omissão de prefeituras.

O prazo dado pela pasta para regularização da situação vai até o dia 15 de maio, próximo sábado. Ao contrário dos municípios, os cerca de 290 mil agricultores já pagaram a sua parte até o dia 15 de janeiro. Já os débitos dos prefeitos foram parcelados entre 15 de fevereiro e 15 de junho, mas a arrecadação tem sido pequena. Em entrevista ao Alerta Geral na última quinta-feira (6), o titular da SDA, Antônio Amorim, informou que “o grande problema é cumprir com as parcelas de contribuição, que é obrigação dos prefeitos dos 172 municípios que aderiram ao programa. (...) Para que possamos ter esse programa pronto para atender os agricultores”.

Confira, abaixo, a lista com o nome dos municípios que estão inadimplentes com o Seguro Safra:

1 - ACARAPE
2 - ACARAÚ
3 - AIUABA
4 - ALCANTARAS
5 - ALTO SANTO
6 - AMONTADA
7 - ARACOIABA
8 - ARARENDÁ
9 - ARARIPE
10 - ASSARÉ
11 - BARRO
12 - BARRUQUINHA
13 - BEBERIBE
14 - CAMPOS SALES
15 - CANINDÉ
16 - CARIDADE
17 - CARNAUBAL
18 - CASCAVEL
19 - CATARINA
20 - CAUCAIA
21 - CEDRO
22 - CHAVAL
23 - CHORÓ
24 - CROATÁ
25 - DEP. IRAPUAN PINHEIRO
26 - ERERE
27 - FORQUILHA
28 - FORTIM
29 - GENERAL SAMPAIO
30 - GRAÇA
31 - GRANJEIRO
32 - GUAIUBA
33 - HIDROLÂNDIA
34 - IBARETAMA
35 - IBICUITINGA
36 - ICAPUI
37 - IGUATU (regularizado)
38 - IPAPORANGA
39 - IPU
40 - IRACEMA
41 - IRAUÇUBA
42 - ITAIÇABA
43 - ITAITINGA
44 - ITATIRA
45 - JAGUARETAMA
46 - JAGUARIBARA
47 - JAGUARUANA
48 - JUAZEIRO DO NORTE
49 - LAVRAS DA MANGABEIRA
50 - MADALENA
51 - MARCO
52 - MAURITI
53 - MILHÃ
54 - MOMBAÇA
55 - MONSENHOR TABOSA
56 - MORAÚJO
57 - MORRINHOS
58 - MUCAMBO
59 - NOVA RUSSAS
60 - NOVO ORIENTE
61 - OCARA
62 - PACAJUS
63 - PACUJÁ
64 - PALHANO
65 - PARACURU
66 - PARAMOTI
67 - PEDRA BRANCA
68 - PIRES FERREIRA
69 - PORANGA
70 - POTENGI
71 - POTIRETAMA
72 - QUITERIANÓPOLIS
73 - QUIXADÁ
74 - QUIXELÔ
75 - QUIXERAMOBIM
76 - RUSSAS
77 - S. GONÇALO DO AMARANTE
78 - SANTA QUITÉRIA
79 - SANTANA DO ACARAÚ
80 - SÃO BENEDITO
81 - SENADOR POMPEU
82 - SOBRAL
83 - SOLONÓPOLE
84 - TABULEIRO DO NORTE
85 - TAMBORIL
86 - TAUÁ
87 - TEJUÇUOCA
88 - TRAIRI
89 - UMIRIM
90 - URUBURETAMA
91 - URUOCA
92 - VÁRZEA ALEGRE

*A lista inicial, repassada pela assessoria de comunicação da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), apontava 92 municípios como irregulares. Depois de publicada notícia, um representante da Secretaria de Agricultura de Iguatu entrou em contato com o portal e informou que a cidade já estava em situação regular, quites com os pagamentos do Seguro Safra. A assessoria da pasta também confirmou a correção. O número de municípios inadimplentes agora é 91.

FONTE:http://www.cearaagora.com.br/


Data: 11/05/2010
Nome: PAULO CÉSAR FARIAS TORQUATO
E-mail: paulo_torquato@hotmail.com
Assunto: MINISTÉRIO PÚBLICO BLOQUEIA BENS DE EX-PREFEITO DE MISSÃO VELHA


MINISTÉRIO PÚBLICO BLOQUEIA BENS DE EX-PREFEITO DE MISSÃO VELHA

Por: Beth Rebouças, do Jornal do Cariri


O Ministério Público do Estado do Ceará obteve na Justiça o bloqueio dos bens do ex-prefeito de Missão Velha, José Leite Landim, réu em 14 (catorze) ações civis públicas, acusado da prática de diversos atos de improbidade administrativa, sendo a maior parte dessas ações, fruto de condenações oriundas do Tribunal de Contas dos Municípios do Ceará, que atestou várias irregularidades na gestão do ex-prefeito entre os anos de 1997 a 2004.

As ações foram ajuizadas no fim de 2009, pelo promotor de Justiça Nestor Rocha Cabral, visando a concessão de medidas liminares pelo juiz de Direito Ângelo Bianco Vettorazzi, que determinou o bloqueio de bens dos ex-gestores, para assegurar o possível ressarcimento ao erário e o pagamento de eventual multa civil.

Dentre as irregularidades mais graves estão a ausência de licitações para aquisição de mercadorias e contratação de serviços; divergência de dados inseridos no Sistema de Informações Municipais (SIM); inobservância do percentual mínimo de recursos do FUNDEF a serem aplicados na remuneração do magistério; ausência de remessa ou remessa intempestiva das prestações de contas anual e mensal, além da deficiência de documentos; superestimação da receita e despesa no orçamento; remessa intempestiva do Plano Plurianual; negligência na arrecadação de tributos e rendas municipais; inscrição de restos a pagar superior à disponibilidade de caixa; repasse de duodécimo para a Câmara Municipal acima do limite constitucional; abertura irregular de créditos adicionais; inobservância do percentual mínimo de recursos a serem aplicados nas ações e serviços públicos de saúde; contratação irregular de prestadores de serviços e ofensa a vários dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal.

Por sua vez, o ex-presidente da Câmara Municipal de Missão Velha, Antônio Adamar Farias Ribeiro, também é réu em outras 5 (cinco) ações civis públicas por ato de improbidade administrativa. Ele é acusado de aplicação irregular e abusiva de recursos públicos, realização de despesas sem licitação, vícios nas prestações de contas, dentre outras ilicitudes.

Os réus foram recentemente notificados para apresentarem defesa e, caso sejam condenados, além do ressarcimento integral do dano e do pagamento de multa civil, poderão perder a função pública, a suspensão dos direitos políticos e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios. O Ministério Público também estuda outras providências que possam ser adotadas na esfera criminal. Com informações do Jornal do Cariri e da assessoria de comunicação do Ministério Público Estadual.

FONTE: http://www.cearaagora.com.br/


Data: 11/05/2010
Nome: PAULO CÉSAR FARIAS TORQUATO
E-mail: paulo_torquato@hotmail.com
Assunto: TRE CASSA PREFEITO E JARDIM TERÁ NOVAS ELEIÇÕES


TRE CASSA PREFEITO E JARDIM TERÁ NOVAS ELEIÇÕES

Por: Antonio Oliveira


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou, na noite desta segunda-feira, o mandato do prefeito eleito em 2008 Fernando Neves da Luz, do PMDB. O vice-prefeito Etelvino Bringel, também, perdeu o mandato. Com a decisão, Jardim terá novas eleições para prefeito. A data do pleito ainda será definida pelo TRE. É a segunda decisão do Tribunal Regional Eleitoral contra Fernando da Luz, que chegou a ser cassado, mas, após embargo, conseguiu se manter no poder. Agora, a decisão é definitiva.

Filiado ao PMDB, Fernando da Luz foi denunciado por abuso do poder político e econômico nas eleições de 2008. O Ministério Público Eleitoral encontrou provas de crimes eleitorais a partir de investigações de denúncias sobre privilégio na execução de obras pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa). Com as investigações e provas encontradas, o Ministério Público Eleitoral denunciou Fernando da Luz que, nesta segunda-feira, acabou o cargo de prefeito. Fernando havia vencido as eleições na disputa com o candidato do PT José Alavares Coutinho Júnior.

FONTE: http://www.cearaagora.com.br/



Data: 11/05/2010
Nome: PAULO CÉSAR FARIAS TORQUATO
E-mail: paulo_torquato@hotmail.com
Assunto: EFICIÊNCIA DOS GASTOS: Sociedade ajuda na fiscalização

EFICIÊNCIA DOS GASTOS

Sociedade ajuda na fiscalização

Ernesto Sabóia coloca os meios do TCM à disposição das prefeituras para melhorar a transparência

JOSÉ LEOMAR
11/5/2010


Para o presidente do TCU "se não for com a participação" de todos, denunciando as falhas, será difícil fiscalizar

A participação da sociedade e da imprensa na fiscalização da correta aplicação dos recursos públicos são muito importantes para os organismos de controle desenvolverem bem as suas funções. A observação é do presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, que considera pequeno o número de servidores que dispõe para fiscalizar a quantidade de órgãos com atuação na sua esfera de competência.

O trabalho de sensibilização, mobilização e capacitação da sociedade para que o controle social do dinheiro público seja exercido com maior eficiência vem sendo desenvolvido por órgãos que atuam na área de fiscalização e combate à corrupção como é o caso do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e da Controladoria Geral da União (CGU).

Para o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar "se não for com o apoio da sociedade civil e da imprensa denunciando as irregularidades será muito difícil fazer o controle efetivo que é desejado". Na avaliação dele é importante despertar e capacitar representantes de diferentes segmentos da sociedade e os integrantes dos conselhos municipais de educação e saúde, dentre outros, para atuarem no sentido de dar suporte aos órgãos de controle.

No caso específico do TCU ele faz questão de esclarecer que conta com 2.600 servidores de nível médio e superior que trabalham em auditoria para um total de 12.000 pontos a serem fiscalizados. Então, há carência de pessoal, sendo importante a participação da sociedade no combate à corrupção.

O presidente do TCM, Ernesto Sabóia, destaca como outro instrumento importante o cumprimento da Lei Complementar 131/09 que começa a viger em junho deste ano. Essa lei determina a divulgação, via Internet, em tempo real para informações sobre execução orçamentária e financeira por parte da União, Estados e Municípios com mais de 100.000 habitantes. Para os municípios menores a aplicação será gradativa.

Prefeituras

Embora reconheça a existência de uma discussão técnica que está havendo quanto a necessidade dessa lei ser regulamentada, informa Sabóia que além de Fortaleza sete prefeituras terão de cumprir as exigências da Lei: Caucaia, Crato, Itapipoca, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape e Sobral. Para as que não dispuserem de uma estrutura adequada o TCM colocou o seu sítio à disposição.


FONTE: DIARIO DO NORDESTE - 11.05.2010
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=783425

Nenhum comentário:

Postar um comentário