A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 7 de março de 2010

Sávio Pontes - Eleito Prefeito de Ipu

Data: 05/10/2008
Nome: FRANCISCO PAULO ROCHA DE OLIVEIRA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: Resultado da eleição para Prefeito do Ipu.

O Deputado Sávio Pontes foi eleito Prefeito do Ipu com 11.819 (53%) votos contra 10.082 (46%) votos obtidos pela atual Prefeita, Sra. Socorro Torres.

Diferença pró Sávio Pontes = 1.737 (7%) votos.

Votos nulos: 1.878 (7%)
Votos brancos: 345 (1%)
Abstenções: 7.154 (22%)

Fonte : site da UOL


Paulo Rocha
Data: 06/10/2008
Nome: OLÍVIO MARTINS DE SOUZA TORRES
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: Eleições de Ipu

Quero felicitar a Administração da AFAI pela imparcialidade e descortino com que se conduziu durante todo o período eleitoral demonstrando prudência e bom senso. A AFAI é de todos os ipuenses, os que residem no município e os que fora dele vivem. Ao amigo Sávio Pontes, os meus efusivos parabéns por ter recebido o reconhecimento da comunidade ipuense elegendo-se prefeito. E espero que faça uma administração profícua e proficiente para atender as necessidades da população nos diversos segmentos da administração pública, principalmente nas áreas do empreendedorismo, educação, saúde, habitação, urbanismo, turismo, segurança pública e agricultura. E, neste espaço, tomo a liberdade de sugerir-lhe que a Estação de Ipu, nosso ícone maior depois da Bica, possa ser reinaugurada no dia 26 de agosto de 2009, dia do município. O povo ipuense pode, com certeza, sonhar com melhores dias e vislumbrar um futuro de realizações para o nosso município.
Olívio Martins
Fortaleza, 06.10.2008

Data: 06/10/2008
Nome: KLEBER TEIXEIRA SANTOS
E-mail: kleberteixeira.ipu@hotmail.com
Assunto: RESPOSTA AO PROFESSOR MOURÃO

O comentário tendencioso do Professor Valdemir Mourão, infelizmente procura desqualificar a vitória de Sávio Pontes. Temos que ser humildes na derrota, meu caro Mestre. Aceitar a vontade de uma maioria é respeitar a democracia. E quem garante que esses eleitores, que não participaram do processo eleitoral de 2008, são necessariamente correligionários da Prefeita derrotada? 2012 é algo ainda distante, o que vale agora é dizer que a maneira coronelística e rasteira de administrar o Ipu, cercado de jagunços, ameaças e perseguições, ficou para trás. Vamos nos unir para que esse Novo Tempo aconteça.

Quanto a violência das comemorações, nada mais é do que uma política semeada pelo atual grupo que ainda se encontra no poder. Para lembrar e exemplificar, em 2004, ao final da apuração, um grupo liderado pelo comerciante Alfredo Fonteles (proprietário de uma casa de peças) depredou o estúdio da Rádio Regional e instigou um possível linchamento dos profissionais e pais de família que lá estavam. Se não fosse a PM uma tragédia teria acontecido. Outros casos piores aconteceram naquele ano, reflexo do comportamento dos lideres políticos que a maioria do povo ipuense resolveu trazer de Pires Ferreira naquela ocasião.

Observando atentamente os confusos números eleitorais citados pelo augusto professor, percebo como foi o mesmo inteligente em optar ser mestre da Língua Portuguesa e não de Matemática.


Data: 06/10/2008
Nome: MANUEL EVANDER UCHÔA LOPES
E-mail: macambiramel@gmail.com
Assunto: Eleições de Ipu

IPU ELEGE SAVIO PONTES

Parabenizamos o Deputado Sávio Pontes, escolhido pelo povo ipuense em eleição livre, democrática e limpa para dirigir o destino de nosso município pelos próximos quatro anos.

Acreditamos na força da juventude e esperamos que Sávio`Pontes, que tem o apoio do Governo do Estado, traga para nosso município bons projetos, que proporcionem desenvolvimento e oportunidades para o povo ipuense.

Esperamos ver nossa cidade cada vez mais bonita e respeitada no cenário estadual. Concluindo, dejamos uma boa e profícua administração ao nosso prefeito eleito.

Manuel Evander Uchôa Lopes
Presidente da AFAI


Data: 06/10/2008
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Eleição na AFAI

? PERGUNTINHA DA SEMANA (06 a 12 /10/2008)

Empós as eleições municipais, e reforçando o que já começaram a falar, em janeiro do ano que vem (está próximo: estamos nos “b, r, o, bro”), deverá haver eleição para substituição da atual administração da Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – AFAI. Por não concordar com apenas uma chapa, PERGUNTO:

Será que os ipuenses e amigos interessados poderiam compor, não uma, mas duas chapas para que, no dia da eleição, os afaienses adimplentes tenham a agradável opção de escolha? A concorrência é ou não é saudável?

Com bacamartadas de paz, prosperidade e apego ao Ipu,

jpMourão = João Pereira Mourão * Ipu/Fortaleza, CE
Um motivado: IPU-AFAI–AILCA–ACI–ACEJI–CRECI-FAB
Divulgue:
A BICA DO IPU FOI CHUVEIRO DE IRACEMA.
A HISTÓRIA É LENDA, MAS A BELEZA É REAL.

Nossas famílias confiam em que façamos o melhor!


Data: 06/10/2008
Nome: Coral da AFAI
E-mail: coralafai@hotmail.com
Assunto: Parabéns Sávio

O Coral da Afai, parabeniza o novo Prefeito Sávio Pontes.
Que seus projetos culturais sejam todos realizados.
Cantamos unidos sua vitória.


Data: 06/10/2008
Nome:
E-mail:
Assunto: Lamentamos

Vimos aqui manifestar nosso sincero pesar em não ter-mos conseguido reeleger o vereador Elson Damasceno, nosso querido "Zequinha", parceiro eufórico da AFAI, grande amigo, incentivador e patrono do Coral da AFAI.

Fique certo, amigo Zequinha, que pode contar com todo o nosso apoio uma vez que continuaremos a sua disposição, pois temos plena consciência que em parte, esse coral que já levou o nome do Ipu para dentro e fora do Ceará e continuará a faze-lo, deve a sua existência a você.

Em nome de todos do grupo, mando um abraço afetuoso e os votos de felicidades em suas próximas empreitadas para as quais nos colocamos de prontidão.

Gonzaga Leite


Data: 06/10/2008
Nome: PAULO GERMANO MARTINS ARAGÃO
E-mail: pg.aragao@bol.com.br
Assunto: Eleições 2008

Parabéns ao prefeito eleito, Sr. Sávio Pontes, soube que é um político de boas idéias e bons sentimentos por nossa terra. Um bom administrador precisa ter um pé no presente e o outro no futuro. Ao que me parece, desde a Emenda Constitucional nº 16/1997, que estabeleceu a reeleição, o Ipú tem tendência a não reeleger seus prefeitos, alguém mais informado poderia confirmar esse dado?

Abraço.
Paulo Aragão
Teresina/PI


Data: 06/10/2008
Nome: SEBASTIÃO VALDEMIR MOURÃO
E-mail: valdemirmourao@yahoo.com.br
Assunto: Maioria perde para minoria em Ipu

De início, parabenizo ao Prefeito eleito Sávio Pontes por ter alcançado seu objetivo, mas deixo algumas reflexões a ele, a seu grupo e a todo o povo ipuense:
1. Que ele se lembre que ele não está com a maioria dos eleitores de Ipu, 31.278, visto que obteve apenas 11.819 votos.
2. Que os que não são eleitores, mais ou menos 10.000, também são ipuenses, têm o mesmo prefeito e são pagadores de impostos do mesmo modo, tendo, portanto, os mesmos direitos, inclusive à segurança.
3. Que 19.459 eleitores que não votaram no Sávio mais os 10.000 não eleitores estarão de olho para cobrarem as promessas feitas.
4. Que a violência contra o patrimônio de quem não votou nele, como o prédio do comitê da Corrinha, não apague o brilho da vitória.
5. Que os erros do adversário, que foram muitos, sirvam de alerta para os próximos administradores.
6. Que o novo tempo seja iniciado em 1º de janeiro de 2009, caso contrário, em 2012 teremos uma nova era em Ipu.
7. Que as divergências e as necessidades da população sejam motivos de novas conquistas.


Data: 06/10/2008
Nome: RAIMUNDO JOSINO PONTES
E-mail: josinopontes@globo.com
Assunto: Eleições de Ipu

Faço minhas as palavras do Olívio. Talvez devêssemos ter sido mais proativos e participantes na defesa de uma campanha mais propositiva e menos violenta. Mas... passou. Está de parabéns o Sávio Pontes, que lutou com galhardia e obstinação e obteve o êxito. Resta agora torcer e contribuir na medida do que for possível a cada um de nós por uma gestão inovadora que recoloque a nossa terra no lugar de destaque que o seu povo merece.

Josino.

Data: 07/10/2008
Nome: Guto Pontes
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: GRATIDÃO!

Queremos agradecer profundamente todas as vibrações de Luz e Calor humano, nos inspirando força, esperança e confiança no porvir!

Pedimos àqueles que compreensivamente - como sugere o espírito democrático - apostaram noutra alternativa partidária, que a partir de agora, pós-eleição, VIBREM POSITIVAMENTE pelo IPU. Pedimos, pelo IPU, que vibrem para DAR TUDO CERTO!

Desejamos aos "pobres mortais" que irão conduzir a tarefa de administrar a cidade, profunda HUMILDADE, para nunca esquecerem seu lugar de SERVIDORES PÚBLICOS!

Este cidadão Ipuense agradece sinceramente,

Guto Pontes.


Data: 06/10/2008
Nome: Thiago
E-mail: thiagolourenco.com@gmail.com
Assunto: Parábens novo prefeito

Gostaria de parabeniza o novo prefeito de Ipu, Sávio Pontes. Que nesses longos 4 anos que estão por vir o desenvolvimento e respeito pelos ipuenses seja a sua linha de partida.
So uma perguntinha: será que enfim vão conseguir acabar com o carnaval de Ipu mais uma vez transformando a cidade, nessa época, num verdadeiro cemitério como foi antigamente?? onde o bloco da mala acompanhado daquele lendário trio elétrico branco era a única atração?? Novo prefeito... andar pra frente, incentivo ao turismo já!


Data: 06/10/2008
Nome: JULIO GOMES MARTINS
E-mail:
Assunto: ELEIÇÕES 2008 - REFAZENDO AS CONTAS!

O eleitorado do Ipú totaliza 31.278 votantes. Desses, 7.154 não compareceram (os que Berthold Brecht chamava de analfabetos políticos); 1.838 não tiveram capacidade de entenderem a urna eletrônica ou anularam deliberadamente o voto (não se sabe) e 345 não tiveram interesse em votar em nenhum dos dois candidatos, por isso votaram em branco. Daí conclui-se que 21.901 eleitores são as pessoas de Ipú que se interessam pela democracia ( pelo voto direto), para a escolha do administrador da cidade. Consequentemente, o candidato eleito obteve dos ipuenses que acreditam na democracia, 53,97% dos votos válidos, isto é, a maioria dos eleitores. Donde se conclui ainda, que desses 9.337 eleitores aptos para a votação e que não se interessaram em votar, apenas 345, que votaram em branco, demonstraram desinteresse nos dois candidatos. Quanto aos 1.838 que anularam o voto, matematicamente não se pode alegar que todos os votos iriam para um só candidato, caso fossem válidos. A partir de janeiro de 2009, o eleito terá a obrigação de administrar (e bem) a cidade, visando o bem-estar de todos os ipuenses, ganhadores e perdedores, votantes ou não. Em 2012, será a prova dos nove. Se for bom continua, se mal, sai. Esse é o poder da democracia e da matemática. Boa sorte ao novo prefeito e boa sorte ao Ipú.

Data: 07/10/2008
Nome:
E-mail:
Assunto: Câmara Municipal de Ipu


Em atendimento ao questionamento do amigo Paulo Rocha acerca dos eleitos para o legislativo ipuense a partir de 2009, faço uma modesta análise:

Vereadores eleitos (já considerando a legenda):

1. Ivo
2. Nilson
3. Efigênia
4. Arlete
5. Nonato
6. Fabuloso
7. Carmem
8. Palácios
9. Alberto

Dos 9 vereadores eleitos, 6 foram reeleitos e 3 são novatos (Arlete, Fabuloso e Alberto), portanto, uma renovação de apenas 33,33%.

Dos 9 vereadores eleitos, 5 apoiaram a reeleição da prefeita Socorro Torres e 4 apoiaram o candidato Sávio Pontes, o que, a priori, demonstra uma maioria oposicionista na próxima legislatura.

Considerando a maioria oposicionista, é possível imaginar uma câmara de vereadores como uma provável pedra no sapato do prefeito eleito.

Cinco a quatro é uma tênue diferença para se manter uma situação oposicionista, pois basta haver uma "virada" para mudar o quadro a favor da situação.

Considerando que os candidatos Torrim e sua Esposa Corrinha foram derrotados nos pleitos de Pires Ferreira e Ipu, respectivamente, e que, por conseguinte, teoricamente não terão as facilidades da máquina administrativa para manter seus vereadores de oposição, é bem provável que a situação mencionada no item anterior se concretize muito em breve.

Três vereadores do grupo de apoio do prefeito eleito Sávio Pontes (Evandro Benvindo, Madalena e Cezinha Mororó) obtiveram boa votação nestas eleições mas encontram-se com seus registros de candidaturas sob apreciação judicial em instância superior e, em caso de julgamentos favoráveis aos mesmos, mudará radicalmente o quatro dos nove eleitos a favor da situação.

Independentemente da maioria ser de oposição ou de situação na Casa Legislativa de Ipu, a expectativa de todos ipuenses interessados em melhorar sua terra e as condições de vida de seus conterrâneos é de que todos os vereadores eleitos sejam responsáveis e coerentes em suas atuações, colocando sempre o Ipu e o interesse comum do povo ipuense em primeiro lugar, até mesmo em detrimento de seus próprios interesses. A esperança é de que projetos interessantes, independentemente do "lado" de seu proponente, sejam aprovados. Embora, particularmente, considerando as picuinhas e os interesses "ocultos" dos eleitos, eu não acredite nesse tipo de milagre.

Entretanto, muita água há de rolar por debaixo da ponte, inclusive até o final do ano, e uma análise mais fiel só será possível a partir de 2009.

Ricardo Aragão

Data: 09/10/2008
Nome: FRANCISCO PAULO ROCHA DE OLIVEIRA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: Debate dos Professores

Meu caro Professor Valdemir Mourão,

Sem querer entrar no elevado debate dos Professores VM e KT, mas na sua réplica, uma questão me chamou atenção :

"...O Sávio me garantiu que não fecharia o Hospital Regional..."

Sobre esse assunto gostaria de lhe fazer uma pergunta.

O que o levou a pedir a garantia do Deputado e Prefeito eleito do Ipu Sávio Pontes de que o Hospital Regional não seria fechado?


Paulo Rocha


Data: 09/10/2008
Nome: SEBASTIÃO VALDEMIR MOURÃO
E-mail: valdemirmourao@yahoo.com.br
Assunto: Explicações ao amigo Professor Kléber Teixeira

Caro amigo, Kléber, meus comentários sobre reflexões destinadas ao prefeito eleito não foram tendenciosos (vide dicionário Aurélio), foram diretos ao prefeito eleito legalmente, por mérito de acordo com a lei eleitoral, mas ideológica, lógica e matematicamente (sobre a qual o amigo desconhece meus conhecimentos) foram falsas (veja comentários parecidos no Jornal O Povo de ontem, 8-10-2008, que o amigo entenderá minhas reflexões).

Para seu conhecimento, apenas, fui um dos primeiros procurados pelo Sávio para apoio do PV, prometido por mim e por meus corregilionários... problemas políticos internos, interesses outros de outros e divergências ideológicas desviaram minha atitude política que será desviada sempre que a seriedade, a honestidade e a ideologia falarem mais alto.

Minhas reflexões não foram comentários e seriam destinadas a qualquer candidato vencedor. (Quando fui chamado a participar de uma reunião na câmara, fiz elogios à atual administração, mas também fiz críticas e as farei sempre que forem oportunas e coerentes a qualquer mandante político. Fiz o mesmo com Lula, mesmo votando nele em todas as ocasiões. Não poderia deixar de crititicar, porém, quando foi contra os trabalhadores aposentados, por exemplo).

Quanto à violência em campanhas políticas em Ipu, conheço-a, ora por leitura, ora por provas oculares, desde à epoca do "Bacamarte dos Mourões", e o amigo bem sabe que quebraram o carro da atual prefeita, tentaram virá-lo, destruiram parte da Praça de Iracema e não foi fruto de comemoração, porque foi antes da eleição. Mesmo assim, não justificaria.

Minhas reflexões foram diretas ao prefeito eleito por ter parentesco, liberdade de expressão e direito como cidadão, radialista, jornalista e escritor, de opinar sobre os destinos de Ipu. Exemplo: antes da campanha eleitoral oficial, O Sávio me garantiu que não fecharia o Hospital Regional, não lotearia os cargos públicos e exigiria, em primeiro plano, a competência como critério para execução dos cargos de confiança.

Lembro ao amigo que um ponto ideológico, dentre muitos, que cultivo é que todo partido deveria ser obrigado a lançar candidato majoritário, para evitar a polarização entre dois candidatos e para fortalecer as diferenças ideológicas dos partidos que as têm... e muitas outras mais...

Espero que estas divergências de idéias e de ideologia (da qual o nobre amigo e professor de história tão bem conhece) sejam discutidas academicamente e sem o fervor das paixões partidárias.

Se o amigo desejar mais informações sobre meu posicionamento político-socialista, pode perguntar ao próprio Sávio o que lhe disse antes da campanha eleitoral oficial ou me procurar pessoalmente para prolongarmos o debate distantes do calor partidário.

Que o caro amigo e professor tenha entendido melhor minhas reflexões... (e não tendências!).

Data: 09/10/2008
Nome: KLEBER TEIXEIRA
E-mail: kleberteixeira.ipu@hotmail.com
Assunto: AO PROFESSOR MOURÃO II

Muito salutar a idéia de um projeto diferente para o Ipu. Peço desculpas ao Mestre pela maneira jocosa a qual me referi sobre a sua matemática eleitoral. Precisamos nos reunir para debatermos sobre a História de Nossa Terra.
Paz e Bem

Data: 10/10/2008
Nome: Paula Aragão
E-mail: paula_mororo@hotmail.com
Assunto: Ipu

Sempre que comento sobre política gosto de pensar que de forma alguma existem ganhadores ou perdedores (pessoa física). Só quem pode ganhar ou perder quando elegemos alguém a todo e qualquer cargo público é a nossa cidade, nosso estado e nosso país...Por isto fico realmente triste, quando vejo comentários de ipuenses querendo que a nova gestão pratique erros condenáveis.Isto é inaceitável! Temos que agora, colocar ' a viola no saco', esquecer o que passou e torcer para que tudo 'Dê mesmo certo'!Não precisamos esconder que nossa Ipu precisa de alguém de pulso, que coloque as coisas no lugar...e um prefeito não trabalha sozinho, elegemos também vereadores para nos 'representar' na câmara. É nossa cidade, é nossa historia, de nossos pais...Temos sim que desejar sucesso! Porquê o sucesso do Savio Pontes é o do Ipu! Além de tudo, devemos confiar neste novo prefeito que é tão ipuense quanto nós! É paradoxal elegermos pessoas que não compartilham nossas raízes...Pessoas que não tomaram banho de chuva na caçada da Igreja Matriz, que não acompanharam da janela de sua casa a linda procissão de São Sebastião, que não presenciaram o leilão em frente a casa da D.Mimosa Tavares, que não queriam ficar logo 'grandes' p entrar em uma festa no Artista, que não estudaram no Centro Educacional Sagrado Coração de Jesus, que não admiraram de todo o ser as pinturas e o coral da D. Valderez, que não fizeram datilografia no Sr. Edson ou aula particular na Sirleide, que não se decepcionaram com TODAS as reformas da praça Iracema ( bonito era a estátua enorme, que encantava as crianças), que esperaram quietinhos uma alma bondosa ir na geral de energia perto de Varjota para que a luz voltasse, que tiveram medo no inverno do barulho da Bica, da queda das pedras...ai, ai, ai...Tanta coisa para quem tem sangue do sopé da ibiapaba nas veias...Pode ateh ser que Savio Pontes não tenha feito também algumas destas coisas que citei. Mas, tenho certeza que ele tem um tio, primo, sobrinho, amigo que o fez....E é por isto que confio em sua gestão!Porquê sei que ele irá administrar com o amor incodicional que é intrínseco da alma de quem nasceu em Ipu

Data: 11/10/2008
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: Paula Aragão, uma JARDINEIRA!

Abraço fraterno em você, Paula, eu lembro do gosto de algumas coisas em férias pelo IPU, por exemplo: dar voltas pelo pavilhão, tomei banho de chuva nas "bocas de jacaré" da dona Hildete, toquei meu casiotone(órgão elétrico portátil) nos bancos da praça do quadro - no auge do legião urbana, desci pelo riacho ipuçaba desde a queda d´água, e mais emocionante: JÁ VI O IPU DO ALTO DA CACHOEIRA - na beira da queda d´água -... Que a minha mãe não saiba...

ah, joguei bola na frente da igrejinha...

Dedico esta mensagem abaixo a todos os filhos e amigos do IPU, em nome da conterrânea Paula Aragão, que faz um chamado lúcido de quem conhece o que está em jogo, afinal...

"Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse a caridade, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine.

Ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para o sustento dos pobres, e ainda que eu entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, de nada disso me aproveitaria.

A caridade é paciente, é benigna; a caridade não é invejosa, não trata com leviandade, não se ensoberbece;

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal, não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. A caridade nunca, jamais há de acabar, mesmo que deixem de ter lugar as profecias; cessem as línguas, ou seja abolida a ciência.

Agora, pois, permanecem a Fé, a Esperança e a Caridade. Estas três virtudes; porém a maior delas é a caridade.

I Carta de Paulo Apóstolo aos Corintios, capítulo 13.

.......................................................

Atentem pois, ao início da jardinagem. Precisamos limpar os corações, sarar as feridas e deixar brotar em nós as flores da esperança;

Precisamos ter a sensibilidade das crianças que anseiam o colo na hora do choro;

Precisamos ter a benevolência dos que saem da guerra desarmados de ódio, de desamor e ungidos pelo perdão;

É tempo de união, de integração; tempo de juntar as mãos, alinhar os passos e traçar caminhos;

É tempo de promover a paz e regar a bondade; garantir a igualdade e olhar avante, pois o trabalho de jardinagem começa agora e logo mais as flores virão e depois os frutos, basta que acreditemos e sejamos jardineiros de nós mesmos, para que em nossos corações brilhe o sol do novo tempo.

Mãos e Corações à obra!

Feliz IPU a todos!

Guto.

Data: 12/10/2008
Nome: KLÉBER TEIXEIRA SANTOS
E-mail: kleberteixeira.ipu@hotmail.com
Assunto: ELEIÇÕES 2008 EM IPU-CONCLUSÕES I

O otimismo que contagiou os eleitores de Corrinha do Torrim nos últimos dias ( e também últimas horas) era perfeitamente aceitável, em virtude da falsa imagem criada pelas manifestações políticas do grupo Pica Pau. Vejamos:

* As carreatas de apoio a Prefeita Corrinha causavam calafrios nos eleitores de Sávio Pontes (PMDB). Não esquecendo dos constantes”buzinaços” e “bandeiraços” nas ruas da cidade. Os adesivos da candidata do PSDB em carros e motos dos seus simpatizantes, eram a maioria.

* A cidade estava amarela, que era a cor da bandeira do grupo Pica Pau e da logomarca da candidata Corrinha (45-PSDB). Era predominante o número de bandeiras e pinturas dessa cor. No dia da eleição a distribuição estratégica de mil camisas amarelou a cidade e literalmente a mente dos eleitores urbanos de Sávio Pontes.

* O comício final foi apoteótico para a Prefeita Corrinha. Os eleitores de Sávio Pontes, os mais sensatos, ficaram assustados não com o esvaziamento do seu comício que ocorreu na Praça de Iracema, mas com o volume de pessoas no evento da candidata-prefeita que ocorreu na Praça da Igreja Matriz.

Portanto, ao analisarmos o exposto acima, qual a conclusão que chegamos com a derrota de Corrinha do Torrim vista por esse ângulo?

RESPOSTA: A dinâmica eleitoral de Ipu é diferente, as imagem e cores em maioria ,nunca significou vitória nas urnas. Basta lembrarmos o mega-comício de Adauto Bezerra em 1986, a carreata do Dr. Cacá em 1992e as fotos e adesivos pro-Simão Martins em 2000.

Quem conhece a vida política de ipu, sabe que os eleitores tem uma tendência oposicionista, e que a maioria desses são discretos e preferem sentenciar silenciosamente na solitária cabine eleitoral. Depois que foi criada a reeleição para o Poder Executivo, nenhum Prefeito conseguiu ainda ser reeleito na terra de Iracema. É essa fatia oscilante de 5000 votos, não presa ao bipartidarismo eleitoral da cidade, que vem decidindo as últimas eleições. Um dos maiores desafios do novo prefeito será manter a simpatia dessa maioria, que não olha pro umbigo e sim para os projetos desenvolvidos em prol da cidade.

Um recado para os analistas em 2012. Carreatas, buzinaços,intimidações passeatas, mega-comícios , apostas e falsas pesquisas de última hora, não servem para conclusões sobre possíveis resultados eleitorais.

Prof. Kleber Teixeira

Data: 13/10/2008
Nome:
E-mail:
Assunto: Benvindo, amigo!


Caro Kleber Teixeira, gostei do "a lá Voltaire", aliás, faço minhas as suas palavras, ou melhor a de Voltaire, concordando com um debate produtivo, responsável e respeitoso neste espaço, reforçando seu convite aos demais ipuenses para somar suas opiniões às nossas.

Aproveitando o ensejo, dou-lhe as boas vindas à família AFAI, e, com satisfação, anuncio aos demais amigos, sua filiação no dia de hoje, a exemplo do que fizeram a Paulinha Aragão e outros amigos. Sejam todos, muito benvindos!

Um forte abraço.
Ricardo



Data: 13/10/2008
Nome: Kleber Teixeira
E-mail: kleberteixeira.ipu@hotmail.com
Assunto: contraponto do Ricardo

Caro Ricardão.
Se um dos intuítos do site é provocar o debate de qualidade, acho que estamos fazendo. Aceito a lá Voltaire seu contraponto, embora sua argumentação seja muito oportuna continuo seguro do que escrevi. Pode ser que o fantasma de 2004, tenha me induzido a pensar assim. Espero ver mais comentários dos nossos conterrâneos.
Uma abraço.Amanhã estarei postando mais sobre a poítica da Terra, em especial sobre o último pleito.


Data: 12/10/2008
Nome:
E-mail:
Assunto: Análise do Prof. Kleber

Meu dileto amigo de infância, ex-colega de faculdade e colega professor de História, Kléber Teixeira, permita-me contestar alguns pontos de sua brilhante análise sobre a política no Ipu, elencados em seu último texto, postado abaixo:

"As carreatas de apoio a Prefeita Corrinha causavam calafrios nos eleitores de Sávio Pontes (PMDB). Não esquecendo dos constantes”buzinaços” e “bandeiraços” nas ruas da cidade. Os adesivos da candidata do PSDB em carros e motos dos seus simpatizantes, eram a maioria." (Kleber)

Comento: Em relação aos desfiles de motos (motoatas?!), a então candidata Corrinha fez mais bonito. Graças a uma coordenação das motos enfileiradas aos pares ou de três em três (o que gerava uma grande extenção), como também às enormes bandeiras em cetim amarelo (tecido brilhoso e vistoso, mas também caríssimo - quem pagou por eles?!). Entretanto, em relação às carreatas (desfiles de carros e também de motos) a candidata do PSDB fez uma grande (aproximadamente 400 carros), mas foi sucumbida em número por uma do candidato Sávio (700 carros), do Ipu ao Distrito de Abílio Martins. As demais foram semelhantes de lado a lado, exceto a última feita pelo candidato Sávio na véspera da eleição, com o Governador Cid Gomes, que se não superou a de 700 carros, chegou muito próximo. Ou seja, no quesito carreata, a candidata derrotada perdeu e feio.

"A cidade estava amarela, que era a cor da bandeira do grupo Pica Pau e da logomarca da candidata Corrinha (45-PSDB). Era predominante o número de bandeiras e pinturas dessa cor. No dia da eleição a distribuição estratégica de mil camisas amarelou a cidade e literalmente a mente dos eleitores urbanos de Sávio Pontes." (Kleber)

Comento: acho que não lhe informaram direito acerca da quantidade de bandeiras de uma cor e de outra na cidade, pois foram feitas pesquisas, inclusive, sobre a predominância dessas bandeiras e, em diversas ocasiões foi constatado que havia mais bandeiras vermelhas (PMDB) do que amarela (PSDB). É certo, porém, que em alguns bairros havia maioria para um lado ou para outro, mas no geral, salvo melhor juízo, havia mais bandeiras vermelhas. O mesmo não posso dizer dos cartazes que, ao meu ponto de vista, a candidata Corrinha superou o Sávio. Agora, dizer que no dia da eleição as camisas amarelas amarelaram os eleitores do Sávio, amigo... devo contestá-lo veementemente, pois foi o contrário. Os eleitores da Corrinha nunca imaginaram ver a cidade vestida de vermelho como naquele dia. Pra que o amigo tenha uma idéia melhor, o grupo que organizou a campanha do Sávio, no qual me incluo, arregimentou uma equipe de aproximadamente 400 colaboradores que funcionaram como fiscais de partido, coordenadores, supervisores e delegados no dia 05 de outubro, tanto na sede como no sertão e na serra. Para instruir essa turma foram feitas inúmeras reuniões onde foram ministradas orientações acerca da legislação eleitoral e das possíveis armadilhas e situações que poderiam comprometer o resultado das eleições. Posso garantir, caro Kléber, a equipe de colaboradores do candidato Sávio estava afiada e super-motivada para agir, dentro da lei, no dia da eleição. E, sem dúvida, foi hegemônica naquele dia. Inclusive, recebi inúmeros elogios de amigos meus, adversários políticos, acerca dessa organização. Segundo eles, responsável direta pelo êxito obitido nas urnas. Confesso, Kleber, tive orgulho de ter feito parte disso, sobretudo pela determinação e envolvimento mostrados pela equipe no dia D. Foi deveras contagiante essa motivação.

"O comício final foi apoteótico para a Prefeita Corrinha. Os eleitores de Sávio Pontes, os mais sensatos, ficaram assustados não com o esvaziamento do seu comício que ocorreu na Praça de Iracema, mas com o volume de pessoas no evento da candidata-prefeita que ocorreu na Praça da Igreja Matriz." (Kleber)

Comento: posso até está parecendo um chato em contestá-lo tanto, mas, permita-me fazê-lo novamente no tocante ao quesito "comício final". Amigo, eu estive no comício da candidata Corrinha, até para não incorrer em injustas manifestações quando questionado acerca do mesmo em relação ao do candidato Sávio. Havia um grande número de pessoas, sem a menor dúvida. Muita gente de camisa amarela e com uma mãozinhas também amarelas como se estivessem dando adeus à prefeita. Mas, apesar da praça da Iracema ser bem menor que o largo da Matriz, eu não ouso afirmar que havia mais gente no comício da Corrinha que no do Sávio que, por sua vez, estava abarrotado. Mas, não posso ser enfático neste ponto pelas dimenções das duas praças. Em todo caso, acho uma precipitação de sua parte que o houve um esvaziamento do comício do Sávio, muito menos dizer que os eleitores correligionários do candidato da oposição, ficaram assustados com tal esvaziamento, pelo simples fato de que não houve esvaziamento nenhum. Pelo contrário, conforme afirmo acima, tanto um quanto outro evento estavam lotados.

Sobre as demais conclusões do amigo, concordo com elas. Principalmente com a parcela de cerca de 5 mil eleitores esclarecidos e independentes que podem definir (e que talvez já o tenham feito anteriormente) qualquer campanha em prol do Ipu e não dos interesses dos políticos, independentemente de cor de camisa, bandeiras, carreatas. Mas de propóstas e projetos.

Um cordial abraço, nobre amigo. Fica aberto o debate e as possibilidades de contraponto à minha modesta opinião.

Ricardo Aragão.

Data: 13/10/2008
Nome: Julio Martins
E-mail: j.demartins@yahoo.com
Assunto: MUITO BOM

Sr. Ricardo e Prof. Kleber, bom dia ...., Fiquei maravilhado com a qualidade e o grau de informação do ¨debate¨dos senhores, em nenhum momento vi uma palavra de um, que faltasse com o devido respeito ao outro.
Há dias estava querendo sabre mais notícias sobre o pleito ipuense, foi em paz???, houve algum incidente???. Vi os nomes dos vereadores eleitos, por gentileza quem é esse FABULOSO?, nunca tinha ouvido falar!!, o dileto e filho do IPU mesmo?
Participei (como telespectador).das eleições em NOVA JAQUARIBARA,apesar de ser uma terra conhecida por ser berço da pistolagem no Ceara, nunca tinha presenciado tamanho respeito á democrácia.
Vi um homem do povo, um MECÁNICO virar PREFEITO nos braços do povo, enquanto rios de dinheiro eram derramados na campanha da situação. Vi um povo vota com conciência e determinação e coragem diga-se de passagem.
com CORDIAL RESPEITO Á TODOS , UM FORTE ABRAÇO

Data: 15/10/2008
Nome:
E-mail:
Assunto: O ALTO RISCO DAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS EM IPU


MAQUIAVEL TERIA MUITO A APRENDER EM IPU!


Como deve ser de conhecimento geral, o Ipu é tradicionalmente conhecido pela acuidade com que se busca o voto dos eleitores nos tempos de eleição. Sempre se ouviu falar desse vigor pelo sufrágio, às vezes até de forma exacerbada e voraz. Mas nunca como se viu nas eleições de 5 de outubro próximo passado. Aliás, durante toda a campanha e até depois do veredicto final das urnas.

Antes das eleições, no período de campanha, eu já havia chamado a atenção de nossos leitores para a forma truculenta e pouco amistosa com que algumas pessoas agiam, não apenas de um, mais dos dois lados envolvidos na campanha. Mais de um que de outro, é verdade. Entretanto, não irei incorrer em parcialidade e citar nomes, mas apenas elencar alguns fatos que marcaram a violenta disputa eleitoral na Terra de Iracema neste pleito.

Perseguições em veículos também houve noutras campanhas, mas sem a fereza adotada neste ano, cujos veículos eram não apenas perseguidos, mas sabotados, abalroados, escoltados por meliantes, emboscados, alvejados a tiros, surpreendidos com grampos de ferro nas estradas, entre outros absurdos, comuns apenas em campos de batalhas e não na tradicional placidez do município de Ipu e do seu povo ordeiro e pacato.

Recordando algumas dessas nefastas passagens:

Trago à tona a ocasião em que um trio elétrico de um dos candidatos foi surpreendido numa estrada vicinal da serra, ao passar por uma grota, por enormes grampos de ferro que furaram os pneus do veículo a ponto do motorista ser obrigado a parar sob pena de perder o controle do carro nas ribanceiras da estrada. Ocasião em que sofreu uma emboscada, feita por marginais que, literalmente, “meteram bala” no carro. Por sorte, não atingiu aos que iam dentro do veículo. Por sorte!

Houve o episódio em que uma candidata a vereadora, em campanha numa localidade também serrana, foi coagida e obrigada a suspender as visitas por um grupo de mais de 20 BANDIDOS fortemente armados, sendo forçada a descer as estreitas e sinuosas curvas da Ibiapaba sob forte perseguição dos possantes veículos daquela quadrilha que, em alta velocidade, deliberadamente forçavam o carro da candidata a sair da pista. Por sorte não houve uma tragédia. Por sorte!

N’outro momento, um leviano e inconseqüente vadio, em plena praça central da cidade, passou a agredir duas respeitadas senhoras de Ipu, parentas próximas de um dos candidatos que concorreram nestas eleições, usando os mais baixos palavrões e as mais infundadas e grosseiras acusações contra as mesmas e contra aludido candidato. Uma verdadeira afronta não apenas àquelas serenas senhoras, mas à sociedade ipuense como um todo que, ao longo dos anos, vem sendo vilipendiada e corroída pelos mais desqualificados tipos de pessoas sem a menor educação e respeito aos valores morais e éticos, tão comuns outrora.

Tem mais! Há poucos dias das eleições, um dos candidatos na vizinha cidade de Pires Ferreira, em visitação numa comunidade contíguo ao município de Ipu, sofreu uma agressão incomum, mas não menos violenta e insana do mesmo irresponsável que atingiu às senhoras referidas acima: armado com pimenta (e, segundo suspeitas, até com um tipo de ácido), o dito cujo desprezível, fingindo amizade com o candidato, posto que vil elemento é bastante conhecido na cidade, aproximou-se do mesmo e desferiu-lhe, no rosto, a perigosa substância, o que causou sérios danos à vítima que, felizmente não perdeu a visão.

Bem antes do fato narrado anteriormente, na mesma cidade de Pires Ferreira, um dos candidatos a prefeito sofreu um estranhíssimo acidente automobilístico, onde seu veículo, semi-novo e constantemente revisado, ao trafegar na estrada dos Olheiros, que liga os municípios de Pires Ferreira e Ipu, teve uma das rodas sacadas do seu eixo sem explicação plausível, causando um gravíssimo acidente que vitimou fatalmente uma pessoa e feriu gravemente as demais, principalmente o candidato que, desde aquele fatídico dia, ainda não se recuperou totalmente, tendo sido considerado um verdadeiro milagre, inclusive pelos médicos, ainda encontrar-se com vida.

Ainda houve um atentado à bala no veículo de uma vereadora de Pires Ferreira, candidata à reeleição, cuja sorte, felizmente a acompanhava naquele momento, pois nada sofreu e apenas o veículo foi atingido.

Ouviu-se falar diversas vezes em vítimas de balas, surras, pauladas, pedradas, etc.

No centro da cidade, sempre que se organizava uma carreata de um determinado candidato, os adversários, em um bar central da cidade, se organizavam com cabos de bandeiras, ovos, garrafas de areia, pedras e outros artifícios para agredir o comboio adversário, inclusive violentamente. Houve casos em que veículos foram amassados e quebrados a pauladas ao passarem próximos daquele hostil estabelecimento, que ficou famoso por ser o QG de uma verdadeira corja de bandidos e marginais com a singular finalidade de promover a baderna e o desrespeito à lei e às pessoas. Tudo bem, não existia nenhum santo tanto de um lado quanto de outro, mas a regularidade e o nível de brutalidade de um desses lados foi deveras acentuado. Por questão de coerência não serão nomeados partidos, candidatos ou pessoas, o que inevitavelmente causará alguma confusão àqueles que não tiveram conhecimento mais amiúde do que ocorreu em Ipu e Pires Ferreira nestas eleições de 2008. Contudo, para tantos outros, restam evidentes tais fatos.

Será que acabou? Não, ainda tem mais truculência!

O veículo de um dos candidatos a prefeito de Ipu teve a mangueira de freio cortada. Felizmente foi detectado o problema logo nas primeiras freadas, com o carro em baixa velocidade, no centro da cidade. Outro fato semelhante (mangueira de freio cortada) ocorreu no veículo de dois ex-prefeitos de Ipu que, a exemplo daquele, também foi identificado em tempo hábil para evitar acidentes graves. Detalhe: ambos tratam-se de veículos novos e constantemente revisados, tal qual o do acidente com o candidato de Pires Ferreira.

Mangueiras cortadas, rodas sacadas... sempre com vítimas da mesma facção política?! Coincidência ou sabotagem?

Foi esta a tônica da campanha eleitoral em Ipu e na vizinha cidade de Pires Ferreira.

Eis que chega o “Dia D”: 5 de outubro, o dia da eleição!

Felizmente, os duros dias de campanha (ou de batalha?) findaram e a população pode ficar em paz e votar tranqüilamente, certo? Errado! Na manhã daquele domingo até que não houve nada de anormal, mas à tarde... Foi um Deus nos acuda!

Alardearam aos quatro ventos, uma falsa pesquisa que dava uma maioria a um dos litigantes à prefeitura, insuflando os eleitores a comemorações prévias, inclusive com carreatas e buzinaços. Alguns eleitores, coitados, foram instigados a apostarem até o que não tinham, sofrendo grandes prejuízos, iludidos com aquela falsa informação cujo único objetivo fora o de promover tumultos e confundir alguns eleitores que faltavam votar, tudo isso há menos de duas horas do final da votação. Este fato gerou enormes confusões nos locais de votação, indo de encontro à lei e à ordem pública. Inclusive, o douto promotor público providenciou a imediata apreensão dos veículos envolvidos naquele evento, embora nenhum tenha sido apreendido e nenhum responsável detido.

Fim da votação. Eleição terminada. Acabaram as confusões, certo? Errado!

As tradicionais “bombas” e até depredação de bens particulares são objeto da desenfreada violência. Gente jogando carro contra portão de adversário, outros jogando ovos e pichando paredes de casas, etc, são capítulos desta triste história que deveria ser democrática e respeitosa de ambos os lados.

E a luta continua, literalmente! Desta vez pela manutenção de posse de um banco. Acredite se quiser! Um simples banco de praça está sendo foco de grande discórdia entre os partidários de ambos os lados. Antes das eleições, este assento era freqüentado por partidários de um candidato que, por acaso, foi o derrotado nestas eleições. Ocorre que, com a vitória do grupo contrário, partidários do candidato eleito resolveram reivindicar o direito de usar o banco, afinal ele é público. Só que isso acarretou a continuidade da violência que parecia ter findado com a conclusão do pleito. O resultado: todo dia tem enfrentamentos entre os dois grupos, inclusive com uso de força e até armas.

A polícia de Ipu já sabe para onde se dirigir à noite: para o banco da Avenida Vereador Fco. Das Chagas Farias, conhecida (agora mais do que nunca) como “Rua do Papoco”.

Mas os ânimos continuam exaltados. Desta vez, por acusações levianas de que houve fraude nas eleições, inclusive suscitando-se a possibilidade de novo pleito. Levianas, pois não foram apresentadas provas deste fato, o que constitui um crime, pois o ônus da prova cabe a quem acusa. O fato é que a própria Justiça foi, de certa forma, atacada. Afinal de contas, acusações graves como esta devem ser bem fundamentadas e devidamente explicadas.

Contudo, há quem acredite que tudo isso não passa de mais uma maquiavélica forma de contornar uma situação vexatória, sobretudo causada por falsos anúncios de vitória, o que levou muitos apostadores a grandes prejuízos. Ou até mesmo como uma forma de justificar uma derrota diante de uma folgada maioria do adversário nos votos.


Ricardo Aragão
Ipu/CE, 15.10.08

Data: 15/10/2008
Nome: OLÍVIO MARTINS DE SOUZA TORRES
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: Banco da Discórdia

O relato do Ricardo sobre o banco da Avenida da Municipalidade é deveras engraçado e me conduziu de volta aos tempos de ginásio quando estudava a Mitologia grega. Páris, filho de Príamo e Hécuba, fora encarregado por Júpiter (Zeus), a maior divindade do Olimpo, de escolher a mais bela deusa entre Vênus (Afrodite), Juno e Minerva, e entregar à vencedora o Pomo da Discórdia. Cada uma das candidatas, visando à vitória, ofereceu-lhe seus dons: Minerva prometeu-lhe sabedoria e sucesso nos combates; Juno prometeu-lhe o poder sobre todo o universo; Vênus ofertou-lhe o amor de Helena, esposa do rei Melenau, de Esparta, considerada a mais bela das mulheres. A decisão de Páris foi por Vênus que recebeu o Pomo da Discórdia, indo ele, então, buscar seu prêmio, ou seja, o amor de Helena. Daí originou-se a famosa Guerra de Tróia. Oxalá não haja guerra no Ipu por causa desse banco.

Cordialmente,
Olívio Martins
Fortaleza, 15.10.2008

Data: 16/10/2008
Nome: JULIO GOMES MARTINS
E-mail:
Assunto: CACETE NA DEMOCRACIA IV

Conforme os relatos, a democracia no Ipú ao invès de ser um bem circunstancial tornou-se um mal necessário. Fosse eu eleitor em Ipú, sairia de férias em época de eleição e justifcaria o voto de onde tivesse. É lamentável ser hostilizado por ter um adesivo de um candidato no carro ou na residência. Além de ser um atentado ao direito individual, previsto no Art. 5º XLI da CF, trata-se também de uma falta extrema de civildade e de compreensão do que é democracia. Infelizmente o que é belo não está necessariamente associado ao que é sensato! P.S. -Obviamente que nesse aspecto há exceção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário