A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 2 de março de 2010

Fórum de Ideias

Data: 30/07/2008
Nome: RAIMUNDO JOSINO PONTES
E-mail: josinopontes@globo.com
Assunto:

Caro Ricardo,
Você já nesceu jornalista. Seus comentários sobre essa questão soaram-me bastante interessantes. Precisamos despertar nossos conterrâneos para o debate e a participação em causas como essas, que possam vir a ter reflexos importantes na qualidade de vida dos moradores da nossa terra. É necessário propugnar pela defesa do nosso patrimônio histórico, mas não podemos esquecer o ser humano, figura central desse teatro da vida.
Vamos substituir a baixaria e os xingamentos de péssimo gosto por atitudes construtivas e proativas em prol do progresso do nosso povo. Que os projetos pessoais, individualistas e mesquinhos, dêem lugar aos projetos estruturantes e transformadores da vida da nossa gente!

Josino.
Data: 30/07/2008
Nome: OLÍVIO MARTINS DE SOUZA TORRES
E-mail: oliviomst@yahoo.com.br
Assunto: Fórum de Idéias

Caros Ricardo e Josino , e Ipuenses:

Os comentários de vocês são pertinentes. Assim é que se tem de entender a política. Debater temas que dizem respeito ao bem-estar da população. Faz-se necessário e urgente este fórum de idéias para a discussão e análise de temas relacionados com a saúde, educação, segurança, habitação, empreendedorismo, turismo, cultura, transportes, meio ambiente e outros. É salutar que já se tenha realizado o primeiro fórum. Outros deverão acontecer. Pela primeira vez no Ipu isto está acontecendo em período eleitoral. É um marco importante. Orienta o eleitor. O candidato a prefeito deve expor seu programa de governo com a discussão prévia de temas com a população a fim de que se façam os ajustes necessários ao seu programa. O povo de Ipu está de parabéns com essa iniciativa inovadora que, espero, daqui para frente seja rotineira tanto no periodo eleitoral quanto no andamento do mandato do prefeito. Certamente, a AFAI vem contribuindo para essas mudanças de mentalidade em nossa querida terra.
Cordialmente,
Olívio Martins
Fortaleza, 30.07.2008
Data: 30/07/2008
Nome: FRANCISCO PAULO ROCHA DE OLIVEIRA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: "FÓRUM DE IDÉIAS". Novos tempos?

Sempre defendi a tese de que a AFAI tem OBRIGAÇÃO de participar - apartidariamente e imparcialmente -do processo eleitoral para a escolha do prefeito do Ipu, já que a entidade - de acordo com o seu ESTATUTO - tem como seus principais objetivos:

- “promover e realizar projetos e atividades em prol do município do Ipu, visando a preservação do seu patrimônio histórico, cultural e ambiental, bem como a solução dos seus diversos problemas, especialmente junto aos mais carente”;

- Desenvolver projetos em convênio com órgãos públicos e privados, nacionais ou internacionais, para aplicação no município do Ipu;

- Promover atividades que visem divulgar informações úteis sobre saúde, educação, habitação, segurança pública, através de cursos, palestras, atividades artísticas, culturais, esportivas e recreativas, com fim de orientar os associados e mantê-los bem informados;

- Promover pesquisas dos reais problemas da comunidade e elaborar planos que melhor convenham aos interesses da população, sugerindo-os às autoridades que administram o município;

- Desenvolver programas e/ou projetos de proteção à família, à maternidade, à infância, adolescência e velhice, sugerindo alternativas e geração de empregos e renda, inclusive para pessoas portadoras de deficiência, visando sua integração à vida comunitária". (o texto entre aspas foi extraído "ipsis literis" do estatudo da AFAI)

Pelo que se propõem a AFAI, fica dificil a entidade alcançar seua objetivos ficando alheia ao processo político que culmina com a eleição do Prefeito do Município do Ipu.

Afinal, no regime de governo democrático o poder de tomar importantes decisões políticas está com o cidadão que elege seus representantes, e a AFAI faz parte desse contexto como um elo entre o ipuense e a gestão municipal.

E o trabalho da AFAI ficará mais fácil a partir do momento em que os políticos se propuserem a debater seu plano de governo com o povo, como fez recentemente o candidato da oposição Sávio Pontes ao promover e realizar um "Fórum de Idéias”.

Não sou eleitor do Ipu, nem partidário do Sr. Sávio Pontes e muito menos adversário político da Sra. Socorro Torres, mas não posso deixar de reconhecer a iniciativa louvável do Sr. Pontes, de ter ousado – considerando a triste realidade dos últimos pleitos no Ipu – ao lançar um novo modelo de disputa eleitoral e da forma mais democrática, o debate com o povo. Que a atual prefeita e candidata a releição, Sra. Socorro Torres, faça o mesmo.

Pelo que li na mensagem do Ricardo Aragão, faltou a participação oficial da AFAI (pelo menos não foi citada ).
Foi convidada?
Se foi e não participou, perdeu uma grande oportunidade de apresentar propostas no "Fórum de Idéias" , como a idéia lançada aqui nesse “Livro de Visitas” pelo ex-presidente da AFAI, Abílio Martins de se criar um “Código de Postura para o Município do Ipu”.

Na minha opinião esse importante evento -'Fórum de idéias"- deveria ter sido divulgado com antecedencia pelo site da AFAI ( e não apenas depois da sua realização) para que os internautas pudessem enviar sua sugestões para a carta de intenções do candidato.

Para finalizar fica aqui, MAIS UMA VEZ, minha sugestão para que a AFAI promova um debate político com a Sra. Socorro Torres e o Sr. Sávio Pontes, ao estilo do que é feito pela mídia em geral.

A AFAI deve ceder espaço no seu site para que a Sra. Torres e o Sr. Pontes, possam apresentar suas propostas de governo, dentro das normas estabelecidas pelo TRE. O eleitor ipuense precisa conhecer suas idéias e exigir que os dois candidatos apresentem uma carta de compromissos com o Ipu e seu povo de preferencia registrada em cartório. (sonha PR, Sonha!)

Que Deus ilumine a mente dos dois candidatos e que os eleitores ipuenses façam a melhor escolha para o Ipu.

Paulo Rocha
Fortakeza (CE)
36 anos e 10 meses de amizade com o Ipu
Data: 30/07/2008
Nome:
E-mail:
Assunto:


Caro Paulo Rocha,

Na verdade, a proposta foi feita à AFAI há alguns dias, tanto pelo Guto quanto por mim, mas o presidente não achou prudente a intervenção de nossa associaçao em assuntos políticos, no que fui plenamente contrário, embora acatando a decisão tomada, pois também defendo uma associação mais engajada nos interesses de nosso município e isso passa, necessariamente, pela política (não confundir com "politiquice").

Em todo caso, pelo menos não oficialmente, eu e o Boris, enquanto diretores da AFAI, nos fizemos presentes e, inclusive, entreguei ao palestrante Dr. Roberto Matoso, uma entrevisa para divulgar em nosso site, com questionamentos direcionados aos interesses de nosso município (nada de partidarismo). Estou no aguardo das respostas, as quais o palestrante se prontificou em me repassar por e-mail.

A título de informação, os Fóruns de Idéias continuarão, com um evento por semana, sempre às terças-feiras, às 19 horas.


Ricardo



Nenhum comentário:

Postar um comentário