A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 2 de março de 2010

IPU - Dos Jornais para o Livro - 1 ano

Data: 28/02/2010
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: Cessa a busca quando atingimos a perfeição – Li por Aí

5:10

memó ®ia LV – Lançamento...
→ 28/02/2009


Chegue cá. Diga-me ligeiro e avexado! Quais seus principais desejos para o Ipu? - Os...m-e-u-s...tempo esgotado! Assim, vamos primeiro dar uma olhadinha no que PENSA-DESEJA-E INSTIGA nosso inquieto “jP”

O texto é parte integrante da Contra-Capa do livro “IPU - Dos jornais para o Livro” do Acadêmico e Jornalista João Pereira Mourão, lançado ano passado, aqui na Terrinha.

A data 28 de fevereiro de 2009 fora escolhida para o lançamento do livro em razão do aniversário de nascimento de Chico Mourão, seu pai, (meu tio) nascido em 1917.

Vamos à leitura...

“MEUS PRINCIPAIS DESEJOS PARA O IPU

Aos administradores públicos, e à iniciativa privada, exorto os meus principais desejos para o Ipu:

Incremento da EDUCAÇÃO, principalmente a profissionalizante; segurança ao povo ipuense e ceifamento do uso de drogas; desenvolvimento do turismo e do ecoturismo através da Bica, da recuperação da Escada de Pedras, da Ladeira da Velha e da construção de um super-elevador Ipu-Várzea do Jiló, para pessoas e cargas; reflorestamento da cidade e das matas ciliares; fazer despencar água abundante e saudável dos açudes ou de super poços profundos, construídos no cimo da serra, para irrigarem as plantações ribeirinhas e abastecerem para sempre o Ipu, além de perenizar, revitalizar o agonizante provedor da Bica – o riacho Ipuçaba.

Construção de um HOTEL CINCO ESTRELAS do lado esquerdo de quem olha para a Bica; três ou quatro pontes para os carros e pedestres transitarem de um lado para o outro do riacho; instalação de várias usinas geradoras de energia eólica sobre a Serra da Ibiapaba, no distrito de Várzea do Jiló e suas proximidades, formando um verdadeiro e atraente parque eólico no Ipu.

Fomento da agroindústria e agroenergia familiares, bem como criação de cooperativas para facilitar o escoamento das suas produções. CONSTRUÇÃO DE CONJUNTOS HABITACIONAIS POPULARES, ampliação e melhoramento dos serviços de saúde, além de um super restaurante para alimentar os ávidos por sustento, a preço popular. Que para o ser humano seja considerado primordial o emprego e a renda, o alimento e o teto, a educação e a saúde, a segurança e a locomoção, associados à liberdade de expressão e de acesso à Internet, grátis, para todas as classes socioeconômicas.

Que ninguém se assuste com as riquezas do progresso, mas associe-se ao desenvolvimento e a grandes empreendimentos. Que se impulsione o Ipu -- social, cultural, comercial e industrialmente --, para ser pelo menos a segunda cidade da zona Norte do Estado, e que cada ipuense coloque na cabeça que o Ipu precisa superar-se: senão mais com o que tinha, mas com o que ainda tem.

Que se unam todos -- ipuenses e amigos da cidade, da serra e do sertão; os de ontem e os de hoje -- para proporcionarem a redenção e a glória do Ipu!
O autor
Ipu/Fortaleza, CE, fevereiro de 2009”

Nenhum comentário:

Postar um comentário