A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 7 de março de 2010

Arquimedes Memória

Data:14/12/2008
Nome:JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail:jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto:Apoio a Pekito

"ARQUIMEDES MEMÓRIA –
O ÚLTIMO DOS ECLÉTICOS"
PRECISA DE APOIO NO IPU
======================

Sim, é verdade! Entre os dias 16 e 20 de janeiro, próximo, deverá ser lançado no Ipu o livro biográfico do ipuense e arquiteto da nossa Igreja Matriz, "ARQUIMEDES MEMÓRIA – O Último dos Ecléticos", já lançado recentemente no Rio de Janeiro, onde ele era radicado. Lá, também foi lançado o livreto de cordel "UM CEARENSE NA CAPITAL", de autoria de Chico Salles, com apresentação de repentistas. Arquimedes Memória nasceu no Ipu, em 1893, e faleceu no Rio de Janeiro, em 1960.

O conterrâneo Arquimedes Memória foi o arquiteto e fundador da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro ((UFRJ) e responsável por inúmeros prédios de grande porte e importância para a cidade, como a Câmara dos Vereadores (Palácio Pedro Ernesto); a Câmara dos Deputados (Palácio Tiradentes); a sede social do Botafogo Futebol Club; o Hipódromo da Gávea (Jockey Club Brasileiro – JCB), a Igreja Matriz do Ipu; Igreja Santa Theresinha do Menino Jesus em Botafogo, dentre outros vários imóveis demolidos e/ou ainda preservados.

O AUTOR
-------------

O autor do livro "ARQUIMEDES MEMÓRIA – O Último dos Ecléticos" é Péricles Memória Filho (vulgo Pekito), trineto de Clinio Memória, patriarca da família, no Ipu, e bisneto do desembargador Francisco de Oliveira Memória (sepultado na Igreja Matriz de Guaraciaba do Norte) e de dona Josefa Madeira de Carvalho Memória. Seu pai foi Péricles Memória, também arquiteto, falecido nos anos 80. Pekito é arquiteto formado pela UFRJ, cujo Auditório de Arquitetura chama-se Arquimedes Memória. É aposentado na Caixa Econômica Federal, oriundo do antigo Banco Nacional de Habitação. Junto com os filhos, é sócio da "Memória Arquitetura, Design e Consultoria Ltda."

PERCEPÇÃO
------------------

Pois é para o lançamento no Ipu do livro biográfico do conterrâneo Arquimedes Memória, arquiteto da Igreja Matriz do Mártir São Sebastião, que estou a pedir apoio, atenção e reconhecimento das entidades de classe, políticas e eclesiásticas. O livro e seu autor precisam ser bem recebidos, aceitos e ciceronianos. Entendam: o Pekito e seus familiares vêm do Rio de Janeiro, em que hotel ou pousada irão ficar, em que espaço físico irão lançar o livro, com quem irão se relacionar? Até agora só ouvi e enxerguei esquivos.

ETHICE REVERENTIA DIGNITAS
( Ética – Respeito – Dignidade )

jpMourão = João Pereira Mourão * Ipu/Fortaleza, CE
Um motivado: IPU-AFAI–AILCA–ACI–ACEJI–CRECI-FAB

>>> REGISTROS de chapas para a Diretoria e
Conselhos da AFAI vão até 09/01/2009. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário