A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 7 de março de 2010

Abastecimento D'água em Ipu

Data: 07/01/2009
Nome:
E-mail:
Assunto: NOTÍCIAS DO IPU


ABASTECIMENTO D’ÁGUA

O prefeito de Ipu decretou ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA na cidade, pois não havia mais nenhuma condição de se fazer o abastecimento de água do açude Bonito.

Há pelo menos 4 meses, o abastecimento estava sendo feito de forma precária e, ultimamente a água que saia nas torneiras exalava um forte odor de bueiro e lama podre. Não por menos, pois o Açude Bonito não tem condição alguma de abastecer uma cidade com o porte de Ipu, ainda mais prejudicando toda uma população que vive nas margens daquele reservatório.

Diante da situação, o prefeito Sávio Pontes decretou o estado de calamidade pública para resolver com a maior brevidade possível essa questão primordial para a habitabilidade dos ipuenses.

Histórico:

O problema do abastecimento d'água no Ipu vem de longa data, quando os gestores anteriores deixaram de pagar uma dívida com a Coelce, que provia de energia elétrica o bombeamento de água do Açude Araras para a cidade. A dívida ficou com a prefeitura e os ipuenses com uma água de péssima qualidade e ainda mais de preço altíssimo. Ou seja, ninguém ganhou.

Segundo informações, a prefeitura está renegociando essa dívida com a Coelce. Contudo, pela natureza do Estado de Calamidade Pública, a situação do abastecimento deverá ser regularizada em breve, enquanto a prefeitura se entende com a companhia de energia. Afinal, o povo é que não deve pagar essa conta.

Adutora do Araras:

Em relação à adutora do Araras, há algumas providências a serem tomadas, inclusive em relação à rede de energia que foi depredada por ações de vândalos em alguns pontos do percurso entre aquele reservatório e a cidade de Ipu. Ademais, havia a necessidade de se adquirir um aparelho próprio para adicionar cloro na água, sem o qual a mesma não poderia ser qualificada como potável. Trata-se do “clorador”, equipamento importado, essencial no tratamento da água. Felizmente, segundo informações, a prefeitura adquiriu este equipamento e já está providenciando sua instalação na estação de tratamento.

Esperamos que se resolva logo esse problema para o bem de todos os ipuenses, inclusive no tocante à saúde pública, com um grande risco de doenças transmitidas pela água de péssima qualidade do Açude do Bonito.

Mas o coitado do Bonito não tem culpa, muito menos as comunidades que dele usufruem para abastecimento de água e alimento. A culpa é das administrações anteriores que, irresponsavelmente, deixaram que a situação chegasse ao ponto que chegou.

Se a atual administração corrigir este problema como tudo indica que o fará, já estará promovendo uma grande mudança em relação às anteriores. Assim esperamos.

_______


FUNDEB

Notícias não oficiais dão conta de que a prefeitura municipal bloqueou a verba do FUNDEB referente ao exercício de 2008 que seria pago aos professores neste mês de janeiro.

As razões que levaram a prefeitura a tomar esta decisão teriam sido motivadas por denúncias de malversação dessa verba, haja vista a falta de critério para o rateio dessa verba entre os professores.

Rateio injusto:

Ao que tudo indica, alguns poucos (e privilegiados) professores receberiam em torno de 2 mil reais, muitos dos quais sequer estavam em sala de aula no ano passado, enquanto a maioria dos demais professores, que se dedicaram no dia-a-dia da sala de aula e que realmente fizeram jus a este benefício, receberiam pouco mais que 300 reais.

Se, pelo exposto, estas foram as razões que levaram o prefeito a determinar o bloqueio da verba do FUNDEB, ou seja, para fazer um RATEIO EQUITATIVO dessa verba entre todos os profissionais do magistério, sobretudo àqueles que estavam em sala de aula no ano passado, então está se fazendo JUSTIÇA.


Ricardo Aragão
07.01.2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário