A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Site da AFAI - crítica

Data: 19/10/2007
Nome: Valdir Filho
E-mail: valdir_filho@hotmail.com
Assunto: O que escrever?

Caríssimos ipuenses,
observei que diversas críticas foram feitas acerca da participação no Fórum - livro de visitas.
Em primeiro lugar, acho que muito pouco explica a mudança do nome para Fórum e seu formato mais alongado na vertical, o que pode causar algum desconforto para alguns não acostumados com ele.
Em segundo lugar, o ambiente virtual está carecendo de participações dos ipuenses que residem no Ipu e queiram refletir sobre o seu cotiano, sobre cidadania, sobre seu passado, presente e futuro. Acerca do passado, as reflexões de cunho histórico podem ser compartilhadas no sítio eletrônico do Grupo Outrahistória (o qual também carece de uma maior participação dos ipuenses). Por outro lado, aqui é um ambiente adequado para pensar o município, a sociedade ipuense, com respeito e democracia e sem ofensas pessoais na discordância de idéias.
A AFAI, que muito lutou pela preservação de ícones da identidade ipuense - a Estação Ferroviária e a Igrejinha -, promoveu reflexões sobre essa temática.
Ocorre que há muito o que se falar sobre o Ipu. Mas não penso que devemos, de longe, induzir um diálogo sobre aquilo que mais dominamos. A provocação deve ser ipuense, dos que moram ou conhecem a realidade local, de modo que não se perda em meras divagações generalistas. Eu mesmo já escrevi minhas preocupações e anseios pelo Ipu de modo genérico, sem tecer detalhes devido a minha escala de análise.
Assim, sobre o que falar do Ipu? Sobre sua sociedade desigual? Sobre as propostas de sustentabilidade socioambiental? Sobre sua paisagem? Sobre o seu lugar? Território? Importa compará-lo com outros municípios? Como seria uma análise poítica menos parcial?
Há muito o que se falar. Mas só fala quem pensa. E pensar nem sempre é um exercício fácil. Não à toa a maioria dos alunos têm desconforto com aulas de redação.
Assim, o que estamos esperando? Pensemos.

Valdir C. S. Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário