A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 9 de janeiro de 2010

Shopping-chão

Data: 09/01/2010
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: A FEIRA...PÚBLICO OU PRIVADO ?

O Homem nem sempre viveu em grupo. Houve um tempo, na era primitiva, em que os seres humanos não se agrupavam. Habitavam as cavernas...

O agrupamento veio a partir da necessidade de segurança e convívio uns com os outros. Formaram-se as aldeias, as tribos, em seguida as cidades, e, para viver em grupo, de forma civilizada, produziram regras de convivência. Essas regras, observada por todos, é que deveriam garantir a sociabilidade, a civilidade e a integração saudável das pessoas. Quem descumprir o pacto social será punido.

Leis, advogados, juízes, etc, foram produtos deste novo contexto e forma de organização do modo de viver humano – EM SOCIEDADE.

Fiz esta introdução para expor o fundamento do meu pensamento sobre a questão da organização urbana em IPU.

O caso desta feira chamada “shopchão” é uma amostra da responsabilidade – no sentido de ter habilidade em responder - do poder público sobre A OCUPAÇÃO DO ESPAÇO PÚBLICO!

Vejam: A FEIRA DO IPU ESTAVA SENDO REALIZADA EM ESPAÇO PÚBLICO, OU SEJA, COMUM A TODOS OS MORADORES DA CIDADE E TRAZENDO UMA SÉRIE DE MAZELAS CONHECIDAS POR TODOS.

É óbvio que não queremos o fim da feira, daquele comércio que é importante para vendedores e compradores.

Repito e reforço: penso que o problema não é a FEIRA OU O COMÉRCIO EM SI – que gera empregos e oferece produtos de baixo custo – isto existe em todas as cidades do Brasil. O problema era o local, absolutamente impróprio, pelas razões expostas acima!

Talvez isso nem sempre seja possível ser feito, sem desagradar determinados setores ou grupos, comprometidos com um exagerado provincianismo preconceituoso, conservador, avesso às mudanças. Pensam e agem como torcedores do fracasso.

O IPU precisa ter uma organização urbana adequada, planejamento, plano diretor realizado por técnicos competentes para garantir o bem estar dos seus moradores e permitir um crescimento planejado e saudável!

Finalmente, desejo que prevaleça o bom diálogo da prefeitura com os feirantes e que a feira seja continuada em lugar adequado. Para o bem estar de todos!

Abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário