A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Poda de árvores

Data: 08/11/2007
Nome:
E-mail:
Assunto: O IPU NA MÍDIA... NEGATIVAMENTE

A PODA CRIMINOSA DAS ÁRVORES DE IPU É NOTÍCIA NO DIÁRIO DO NORDESTE (CADERNO REGIONAL) DESTA QUINTA-FEIRA, 08/NOV. VEJA A MATÉRIA:

Arquiteto considera que árvores em Ipú estão ´condenadas´ à morte após poda feita pela Prefeitura Municipal

Fortaleza. Cinco árvores foram podadas há seis meses na Praça da Liberdade, na sede de Ipú, causando revolta em moradores. Para o arquiteto Marrocos Aragão, natural do município, a poda foi um “crime ambiental”, pois, segundo ele, as árvores, da espécie “Ficus benjamin”, não terão capacidade de recuperação devido à poda radical a que foram submetidas.

Há seis meses, quando da poda, Aragão fotografou os troncos e o que sobrou dos galhos ainda com certa folhagem. No último sábado, quando Aragão esteve em Ipú, voltou a fotografar os troncos agora totalmente desfolhados.

O arquiteto conta que quando era menino, brincava com os amigos debaixo daquelas árvores, que hoje estão com, pelo menos, 60 anos. As copas das árvores frondosas proporcionavam uma verdadeira cúpula verde para a garotada e demais habitantes de Ipú.

Marrocos explica que, pelo fato da cidade de Ipú estar no pé da serra, o local fica bastante ensolarado. Os benjamins e demais árvores são imprescindíveis para o equilíbrio ambiental local.

O arquiteto contou que procurou a Prefeitura local para reclamar do fato e a resposta que obteve é que as árvores se recuperariam, o que não aconteceu nos seis meses após o corte dos galhos. A última esperança para aqueles benjamins é a chegada das chuvas. Se a hidratação conseqüente não ajudar a recuperar a folhagem, é sinal de que a poda realmente decretou o fim daqueles espécimes.

A reportagem tentou falar com os responsáveis pelo desbaste das árvores em Ipu, mas os telefones da Prefeitura não atenderam até o fechamento desta edição.


É UMA VERGONHA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário