A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Lançamento de livro

Data: 01/12/2007
Nome: JOÃO PEREIRA MOURÃO
E-mail: jpmourao.imoveis@jpmourao.com.br
Assunto: Livro no Oboé

ACADÊMICA VANDA TORQUATO
LANÇA “JUNTANDO PEDAÇOS”

A Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) tem a satisfação de convidar os acadêmicos, ipuenses e amigos de Ipu para a noite de lançamento do livro “Juntando Pedaços,” de autoria da acadêmica ipuense Maria Vanda Torquato Scorsafava, que acontecerá quinta-feira (06/12/2007) às 19h30min., no Centro Cultural Oboé, à Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota, Fortaleza, Ceará. A autora será apresentada, juntamente com a sua obra, pela escritora Giselda Medeiros.

O livro, segundo a autora, é de estréia, no campo da poesia, e acrescenta que “como que possuída por uma força que aos poucos me transportou além e acima da consciência: frui traduzindo graficamente em versos pedaços de sentimentos assim como o amor, que pode ser eterno mas pode ser fugaz”, explica ela, e diz ainda que é um amor “que gostaria de compartilhar com todos, pois só o amor é como a força que atua de maneira diversa e inapreendida, além e acima da nossa consciência”.

O LIVRO

No capítulo “De mim, de ti” a autora fala de saudade, de desejos, de solidão... No “Descompasso” ela clama “por uma vida mais justa, pela igualdade entre os irmãos.” A nossa conterrânea canta em “Ipu dos meus sonhos” o amor por sua terra natal e relembra “a branca igrejinha, a infância, as certezas e incertezas, as cores e a voz de todos” que a cercaram e onde ela viveu “matizes de luz.” E finalmente, no “O mundo poético” ela junta “os mistérios e dores para cantar uma canção em que mistura ternura com noites de luar, sonhos, fantasias e realidades perdidas”. É este o livro que a ipuense e acadêmica Vanda vai entregar ao publico, dizendo: “Afinal, temos experiências e desejos, que ao longo dos anos, transformamos em pedaços. Daí o título.” Conclui ela.

A ESCRITORA

Vanda Torquato Scorsafava é membro da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) e da Associação dos Artistas Plásticos do Ceará. Nasceu em Ipu, Ceará, onde também iniciou a sua vida profissional em 1967, como educadora. Ela é graduada em Letras, Pedagogia e Artes Plásticas. Especializando-se em Educação, lecionou no Patronato Sousa Carvalho e no Ginásio Ipuense. A conterrânea Vanda Torquato residiu também em Canindé, CE, onde lecionou Língua Portuguesa e Literatura Brasileira no Colégio Paulo Sarasate. Em Fortaleza, ensinou no Colégio Estadual Justiniano de Serpa, onde também foi supervisora dos cursos de Ensino Médio.

A conterrânea Vanda estudou teoria e prática musical no Conservatório Alberto Nepomuceno, em Fortaleza, CE, e como artista plástica “caracteriza-se com técnicas e temas diversos.” Já realizou várias exposições individuais e coletivas.

ETHICE REVERENTIA DIGNITAS

jpMourão – João Pereira Mourão
Diretor de publicações e marketing da AILCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário