A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Acorda AILCA 05

Acorda, AILCA!

Caminha mais, AFAI!

ACADÊMICOS E AFAIENSES

PRECISAM SOERGUER O IPU/IPÚ

Enquanto a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes (AILCA) dorme, e a Associação dos Filhos e Amigos de Ipu (AFAI) caminha, o Ipu grita, se agita, querendo soerguer-se. É o que vejo. Dizem que “sombra e água fresca” é muito bom e que melhor ainda é viver “deitado eternamente em berço esplêndido”. Mas não é isso que o Ipu quer.

Ele precisa que a AILCA acorde e não se dedique a fazer apenas uma reunião por mês, e uma vez por ano, empossar novos acadêmicos. E os acadêmicos também não devem se limitar a anualmente desfilarem no tapete vermelho do Auditório Nilo Carvalho, do Patronato, pois a maioria não comparece, sequer, à reunião de cada mês. É pouco, muito pouco para uma entidade de intelectuais, cientistas e artistas da cantada, decantada, querida e bela terra de Iracema.

Por isso, concito que cada acadêmico ipuense lute, sugira, reivindique, idealize e divulgue um projeto de desenvolvimento para o município ipuense, escreva alguma coisa que propague o Ipu, sobre sua profissão, área de atuação ou de conhecimento, pelo menos uma vez por semana. O site da AFAI disponibiliza a todos, e não só a alguns, o dinâmico Fórum-Livro de Visitas, além de outros “links” ou seções. O que falta, então, à maioria de nós, acadêmicos?

E também que a AFAI caminhe mais e vá além do seu portentoso site, dos seus festejados reencontros, do aplaudido Coral, da consecução da restauração da Estação e das placas de identificação do Mercado Público do Ipu. Só isso não é suficiente, não satisfaz. Ipu deseja e merece mais.

Portanto, é necessário expandir as ações, as lutas, as reivindicações! Apertar com coragem os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do município. Cobrar verbas dos deputados eleitos com os votos dos ipuenses, para incrementar a educação; dar segurança aos conterrâneos, principalmente no diz respeito às drogas; desenvolver o turismo através da Bica, da recuperação da Escada de Pedras e da construção de um super-elevador Ipu-Várzea do Jiló, para pessoas e cargas; reflorestar a cidade e as matas ciliares; e fazer despencar a água abundante e saudável dos açudes da serra para abastecer para sempre o Ipu, além de perenizar, revitalizar o agonizante riacho Ipuçaba, entre outras e outras necessidades prementes.

Ipu precisa ser -- social, cultural e economicamente --, pelo menos, a segunda cidade da zona Norte do Estado, já que não tem condições de alcançar ou vencer Sobral. Ipu precisa superar-se: com acento ou sem acento; senão mais com o que tinha, mas com o que ainda tem.

Juntemo-nos, para isso, todos nós ipuenses e amigos, os da cidade, da serra e do sertão, os de ontem e os de hoje, os da AFAI e os da AILCA, os do grupo Outra História e os das Rádios para proporcionarmos a redenção e a glória do Ipu. Aí, sim, ele terá outra história!

jpMourão = João Pereira Mourão * Ipu/Fortaleza, CE
Um motivado: IPU-AFAI–AILCA–ACI–ACEJI–CRECI-FAB
>>> Que Você brilhe como o Sol nos céus do Ipu. QUE O IPU (de hoje) SALVE O IPÚ! (de ontem)

03/07/2008

fonte: site da AFAI - Artigos - Destaques do Fórum

Nenhum comentário:

Postar um comentário