A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Hino do Ipu

Data: 03/12/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: ►.... HÁ 2 ANOS .... ► AFAI

|.... MEMÓRIA LV ....|
.
http://www.ipu-ce.com/imagens/forum_enviar.jpg
http://www.ipu-ce.com/imagens/forum_enviar.jpg
►03/12/2007
Nome: Cláudio Sousa
E-mail: sousa@fic.br
Assunto: Hino do Ipu

Amigos internautas ipuenses.

• Veja o que o nosso amigo Vitorino respondeu, em relação a pergunta: Qual o Hino Oficial de Ipu - O mostrado no site da AFAI, ou do site Outra História?

• \"Sobre o hino oficial de Ipu, pelo que sei, não se refere a nenhum dos dois citados por você, mas é de Thomaz de Aquino Corrêa (letra e música, parece) cantado pela primeira vez em 1886, se não me falha a memória. Estou na escola e tenho as informações anotadas em minha casa e, caso queria, passo-as a você com todo prazer.

• O Hino foi confeccionado por ocasião da elevação da então Vila Nova do Ipu Grande à condição de cidade em 1885, cuja lei entrou em vigor em 1886 (acho). Foi lido ou cantado pela primeira vez neste ano por ocasião de inauguração do Gabinete Ipuense de Leitura (o primeiro). Esse hino está reproduzido no livro de dona Valdemira Coêlho, “Ipu em Três Épocas”.

• Não tenho conhecimento se as escolas municipais de Ipu ensinam a seus alunos o Hino Oficial da Cidade. Os professores de história da rede municipal podem vir a esclarecer o assunto.

• Quando fui aluno do Ensino Fundamental em Ipu (1ª a 5ª do Ginásio Ipuense, 6ª a 8ª no Auton Aragão), nunca ninguém me ensinou a história local, nem nossos hinos, nem nossa memória, nem... \"

Veja a letra do Hino

Hino Ipuense.
Letra e Música de;
Thomaz de Aquino Corrêa

Ipuenses alegrai-vos
Vossa terra se engrandece
Entre a coorte das grandes
O seu nome já floresce.

Coro;
Salve Ipu!Salve cidade
Da Ibiapaba princesa!
Salve terra nova cidade
Que desponta com grandeza!

Resta, pois que, jubilosa
Do seu futuro cuideis
Que lhe rendais culto e honra;
Em troca mil dons tereis.

Unidos em doce abraço,
Trabalhai por vossa terra,
Cultivando esse tesouro
Que no seu sei encerra.

Vossos Campos são tão férteis
Ocultam riquezas mil;
Farão dessa grande terra
Uma cidade gentil.

Nesses bosques tão sombrios
Onde o índio livre era,
Reinam frescor e uberdade
E perene primavera.

Obs de Vitorino: \"Este Hino foi cantado pela 1ª vez em 1° de julho de 1886, na festa de instalação da cidade de Ipu, na solenidade que se realizou no Gabinete Ipuense de Leitura.\"

Obrigado Vitorino pela colaboração aos ipuense, onde incluo-me e, ao Petinha que fez a resalva do mesmo. Agora são três hinos, qual deles realmente é o oficial?
Thomás de Aquino Correia; Maria da Conceição Viana/Paulo Rogério Aires;
Zezé do Vale.

O objetivo dessa minha observação, é que tenhamos, nos sites, as informações uniformes.
Já pensou se no site da prefeitura, acharem por bem, lançar outro hino, com letra e música diferente!

Atenciosamente,
Cláudio Sousa. ►

Nenhum comentário:

Postar um comentário