A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Futebol - Flamengo

Data: 07/12/2009
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: Pá de lá, pá de cá

Meu caro PR,

Sua cisma contra o Flamengo é mesmo impressionante. Pra que tanto ódio, rapaz?!

Contestando os pontos que o amigo elencou:

Primeiro > em um campeonato de pontos corridos, o título não vem apenas no último jogo como num campeonato com fases eliminatórias. O título começa a ser conquistado desde a primeira rodada e cada ponto conta muito para, no final do campeonato, definir-se o campeão, ou seja, o que obteve mais pontos. Em outras palavras, não foi o jogo contra o Grêmio o único determinante para o título do Mengão. E, verdade seja dita, o Grêmio jogou muito mais do que o Flamengo. Parece mesmo que os "juvenis" queriam mesmo mostrar serviço. Como mencionei na mensagem anterior, o Flamengo bateu todos os adversários diretos, ou seja, aqueles que estavam no topo da tabela (São Paulo, Inter, Atético MG, Cruzeiro, Palmeiras...), todos que estavam almejando ser campeão. O time mais competente chegaria o título, os outros ficariam chupando o dedo com inveja.

Segundo > em 1987, conforme o amigo bem lembrou, o título pertence ao campeão do bloco verde (ou amarelo), que foi o Sport do Recife. Mas o amigo, estudioso do assunto que é (embora ruim de previsões), bem sabe que naquele ano houve um racha na CBF, que brigou com o Clube dos Treze, o que resultou em DOIS campeonatos. Um disputado pelos 16 (clube dos 13 e convidados) times mais importantes do Brasil (Flamengo, Botafogo, Vasco, Fluminense, São Paulo, Palmeiras, Corinthians, Santos, Cruzeiro, Atlético Mineiro, Internacional, Grêmio, entre outros), a NATA do futebol brasileiro. A este campeonato foi dado o nome de Copa União e o Flamengo foi o campeão, no dia 13 de dezembro daquele ano, ganhando de todos os melhores times do Brasil (nunca esqueci essa data, pois foi o meu primeiro porre... e o Borisão estava comigo). O outro campeonato, que foi organizado pela CBF, foi disputado pelos outros times (os mais fraquinhos). Ou seja, dizer que o Sport foi o campeão brasileiro em 1987 é apenas uma desculpa de todo anti-flamenguista, pois na prática, o melhor time brasileiro daquele ano foi o Campeão da Coba União, o Clube de Regatas do Flamengo.

Terceiro > apesar de ser torcedor do Leão também - terceira divisão com muito orgulho - achei muito bom o Ceará ter subido pra primeira, bem como o Vasco da Gama, pois, assim, o Flamengo já tem garantidos 12 pontos no campeonato do ano que vem, pois Vasco e Vovô são fregueses do Rubro-Negro... rssss.

Fica em paz, meu amigo PR, e boa dor de cotovelo pra você *.


Ricardo


* Para quem não nos conhece, PR: Evidentemente que, apesar das verdades ditas, tudo não passa de uma salutar gozação com um amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário