A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Caso Roberto Arruda - Mensalão de Brasília

Data: 03/12/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: ► Noto e Anoto ►

........PAINEL DE RECADOS
"Caro AS, obrigado pelas boas
palavras ao SS e pela
dica do dia do samba. Ricardo"
. . . .. . .Prazer enorme divulgar o que é bom. AS.
.
.

28
... O consolo de Arruda: A BOCETA DE PANDORA

Por Airton Soares

.................................
Brasília está um
“Deus nos Arruda”
~~~~~~José Simão

► Se este – mais do que banal – escândalo político brasileiro tivesse ocorrido em outros tempos, não tenho a menor dúvida: o início do lead da notícia levaria o título dessa crônica e não a que li no dia 30 de novembro, próximo passado, no portal UOL.

“CAIXA DE PANDORA
Em primeira entrevista coletiva,
Arruda diz que vai até o fim e não sai do cargo.”


► Pra num dizer quEu estou com iscandilice, cuido logo em esclarecer ao desavisado leitor: Por que Pandora? Por que Boceta? Na mitologia grega, Pandora foi a primeira mulher a existir na Terra. Pandora, quer dizer cheia de dons. Atena deu a Pandora o conhecimento das artes. Afrodite deu-lhe a beleza. Hermes, perigosamente, deu-lhe sagacidade e, ainda por cima, o dom de agradar. Uma belíssima e perigosa mulher.

► Pandora trazia consigo uma explosiva boceta. Ela não podia ser aberta – esta era a recomendação dos deuses. Nela, residia o perigo. Acontece que Epimeteu não resistiu e SEmeteu nos encantos de Pandora. Levantou..... a tampa... da boceta e dela saíram todos os males do mundo, seus pecados, doenças e vícios. Um toró de maldades!

► E assim esta semideusa, ciosa - não sei se no cio - tentando reparar a maldita curiosidade masculina, contraiu imediatamente a boceta e, com isso conseguira reter dentro dela a última virtude: a Esperança, o último consolo do homem.

► Boceta é usada por Machado de Assis no sentido erudito. Quer dizer caixa, vaso. Leia em Dom Casmurro, capítulo VII – D. Glória. Esta expressão é usada – também por Machado - em Memórias Póstumas de Bras Cuba. Não lembro o capítulo.

► Encaixemos de vez nossa história: Daí o Governador de Brasília dizer que “vai até o fim e não sai do cargo”, ou seja, na interpretação do Portal UOL, Arruda tem o mais vivo consolo de que ao saírem todas as maldades (denúncias} contra ele, restará no fundo da caixa a esperança; a última galhada que lhe trará sorte e proteção: “amigos” com o galho preso...

►... mas a coisa tá preta. Há, por ora, seis petições de afastamento. Um sétimo pedido está prestes a sair do forno da OAB.

► Chegamos ao final desta crônica em “OFF”, Orando-Fazendo-Figa, para que não se quebrem o galho desse político e da sua corriola. E em alto e bom som ouvirmos do sofrido povão brasileiro: ARREDA, ARRUDA!
. . . . . . . . . . .

Indique o site da AFAI para seus amigos
http://www.ipu-ce.com/

COMPARTILHAR CONHECIMENTOS É "CONDUTA ÉTICA"
E CHAVE PARA O SUCESSO PERMANENTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário