A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

OITICICA

Oiticica, rica em óleo, precisa de um investidor

Egídio SerpaPublicado às: 6:2705/11/2009

Trata-se de um descaso imperdoável pelo qual os responsáveis deveriam ser punidos. Esta é a opinião do cientista, professor e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Osvaldo Carioca, revoltado contra o abandono a que estão relegados a cultura e o aproveitamento de uma planta rica em óleo saturado - a Oiticica. Segundo o Aurélio, a Oiticica é uma árvore da família das rosáceas encontrada no Nordeste todo, principalmente no Ceará, de cujo fruto se extrai, na opinião do professor Carioca, “um óleo valiosíssimo e de mil e uma utilidades na indústria”.

A Oiticica seria a planta dos sonhos, se seu óleo tivesse aproveitamento energético. “Não tem”, sentencia o cientista cearense, frustrando a esperança de cearenses que sonhavam com a troca do óleo da mamona pelo da Oiticica como matéria prima nordestina do Biodiesel. O óleo da mamona contém um ácido venenoso que mata uma rês em 24 horas. A pecuária rejeita qualquer vizinhança do seu rebanho com um pé de mamona.

O Ceará já liderou a produção de óleo de Oiticica, que era toda vendida para a indústria de tintas do Brasil e do exterior. Suas duas únicas fábricas beneficiadoras - a Brasil Oitica e a Cidao - faliram, e depois disso a planta só tem servido para enfeitar a paisagem sertaneja. “Posso dizer que ganhará dinheiro quem instalar no Ceará uma indústria moderna de extração do óleo da Oiticica”, antecipa o professor Carioca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário