A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

IPUÇABA, Patrimônio Brasileiro.

Data: 08/10/2009
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: IPUÇABA, Patrimônio Brasileiro.

A situação do riacho Ipuçaba é triste. São anos de abandono, descaso e negligência do poder público nas suas 3 esferas e da própria comunidade ipuense que colabora com o agravamento do problema, principalmente poluindo o Riacho.

A verdade é que tanto o Riacho IPUÇABA em toda sua extenção - 26 Km - como a "Bica do IPU" - queda d`água - foram esquecidas e desprovidas de qualquer iniciativa pública que visasse a sua sustentabilidade, ao longo dos últimos anos.
O resultado é que hoje é motivo de vergonha para nós ipuenses!

O caso requer um esforço coletivo do poder público Local, Estadual e Federal e principalmente da sociedade ipuense como um todo. O problema é grande e complexo, exigindo uma intervenção especializada, orientada por uma técnica adequada.
A população ipuense, seus moradores, especialmente os que habitam ou possuem propriedades nas margens do Ipuçaba, carecem de uma conscientização cidadã urgente a fim de que o riacho seja "da nossa conta", efetivamente!

Como disse o JPMourão, os crimes contra o IPUÇABA remontam de décadas atrás...

E, este diagnóstico não é novo! Esta situação já é bem conhecida pelas autoridades estaduais e federais, haja visto o comentário feito pelos técnicos do IPHAN em recente reunião com a AFAI, sobre o problema do riacho. Preocupados, mostraram total interesse em propôr o tombamento do RIACHO IPUÇABA, pelo ESTADO BRASILEIRO.

Nós acreditamos que isto será alcançado em breve!

Finalmente, considero importante dizer que existem "heróis vivos" na histórica defesa do IPUÇABA.

Homenageio a AMAI e seu representante Petinha Lira, ambientalista por vocação e dedicado pesquisador do problema, que vem de longo tempo trabalhando e articulando uma solução definitiva para integrar o riacho à comunidade ipuense. As pequenas vitórias alcançadas - APA`S, planos de revitalização, educação ambiental nas escolas, plantação de árvores, etc, tem a marca do trabalho do Petinha Lira & CIA, apesar de todas as dificuldades que encontraram. Até mesmo sua integridade física já foi ameaçada nesta dura caminhada.
Ninguém substime o pesado conflito de interesse envolvido no caso!

O confrade JPMourão sugeriu que a AFAI acionasse as autoridades competentes sobre as irregularidades no Riacho. Nós faremos isso através de um advogado especialista em direito ambiental e mais, lutaremos para que a defesa do IPUÇABA seja garantida pelo seu tombamento Federal como Patrimônio Histórico e Ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário