A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 18 de outubro de 2009

Estação ferroviária - Biblioteca

Data: 18/10/2009
Nome: AFAI - ASSOCIAÇÃO DOS FILHOS E AMIGOS DO IPU
E-mail: afai@ipu-ce.com
Assunto: RESTAURAÇÃO DA ESTAÇÃO - O TRABALHO (DA AFAI) CONTINUA.

“A Associação dos Filhos e Amigos do Ipu – AFAI, tem como um de seus objetivos, a salvaguarda do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Ipu.

Neste intento, o primeiro grande desafio da AFAI foi o RESGATE do prédio da velha estação, que havia sido vendido à iniciativa privada, nos idos de 2002.

Naquela ocasião, a AFAI promoveu um grande movimento social, através de passeatas, debates em rádios, abaixo-assinado, ato-público, além de incansáveis cobranças e discussões em seu site, no afã de procurar conscientizar a sociedade ipuense, como também o Poder Público Municipal, que à época era representado pela prefeita Antônia Bezerra Lima Carlos, para um verdadeiro “crime” que se havia cometido em vender um dos principais ícones de nossa história e acervo arquitetônico.

Felizmente, as autoridades envolvidas se sensibilizaram e admitiram que a venda do prédio da estação fora um ato incompatível com a vontade do povo ipuense, que queria VIVA a “velha senhora” Estação e não apenas nas lembranças das pessoas que a conheceram ativa"

O texto acima é parte do artigo "TÉCNICOS DO IPHAN E DER VISITAM ESTAÇÃO" de autoria do Confrade Ricardo Martins Aragão e publicado neste SITE no dia 26.06.08.

*********************************************************************

Depois de sete longos anos de luta em defesa da restauração de um dos mais importantes ícones da nossa cidade - o centenário prédio da Estação Ferroviária - estamos começando a sentir o gostinho da vitória ao ver que o sonho de restaurar a "Velha Senhora", e transformá-la em BIBLIOTECA REGIONAL DE IPU está próximo de se tornar realidade.

Mesmo diante do inicio das obras o trabalho voluntário da AFAI em prol da restauração da Estação Ferroviária, continua.

A próxima etapa será acompanhar "pari passu" a obra, através de uma comissão formada pelos Srs. Abílio Martins, Evander Lopes, Olívio Martins e Raimundo Josino.

A missão da COMISSÃO será checar se mesma estar sendo executada de acordo com o projeto original elaborado pelo IPHAN - INSTITUTO DE PATRIMONIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL E SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DO CEARÁ.

E você ipuense que reside no Ipu poderá fazer parte dessa história, sendo um fiscal da obra.

Enviei sua crítica / sugestão (textos e/ou fotos) para o endereço eletrônico afai@ipu-ce.com

AFAI- Associação dos Filhos e Amigos do IPU
Diretoria
adm/pr

Nenhum comentário:

Postar um comentário