A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Assino em baixo sobre as pertinentes intervenções dos diretores jpMourão e Paulo Rocha...

Data: 18/10/2009
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: ORGULHO DE SER AFAIENSE

Amigos afaienses e ipuenses em geral,

Assino em baixo sobre as pertinentes intervenções dos diretores jpMourão e Paulo Rocha, que escreveram neste livro em nome da Diretoria de Marketing e da própria AFAI, sobre solidariedade e coesão de sua diretoria, bencomo em relação à luta pela salvação da estação ferroviária de Ipu.

A AFAI, desde sua criação, tem voltado suas ações aos interesses do Ipu e das coisas de nossa terra, bem como ao bem-estar dos ipuenses e amigos.

A luta pela estação, que remonta do início desta década, ou se preferirem, deste século ou milênio (2002), sem dúvida foi e tem sido o carro-chefe da AFAI e uma conquista paulatina da associação em favor do patrimônio histórico de nossa querida Terra de Iracema e de São Sebastião. O Riacho Ipuçaba certamente será o próximo.

Tenho acompanhado a AFAI desde a segunda reunião de sua história, ocorrida aqui em Ipu, quando os desbravadores Francisco Melo, Abílio Martins, Boris, Francisco Tácito, Petinha, Paulo Germano, entre outros, tiveram a felicidade de darem o ponta-pé inicial desta associação que, a partir daquele momento só cresceu, se fortalecendo e obtendo um reconhecimento cada vez maior. Infelizmente, por razões que não me recordo neste momento, não participei da reunião de criação da AFAI, não obstante ter sido muito bem representado por meu saudoso pai Boris e por meu tio Abílio. Mas faço parte dela - com muito orgulho – desde os seus primeiros passos, sempre firmes e largos.

A AFAI tornou-se uma coisa tão importante para mim que não imagino o meu dia-a-dia sem alguma coisa, por menor que seja, que não remeta à ela (AFAI). E isso é um sentimento muito singelo, mas puro e verdadeiro que, tenho certeza, é partilhado também pelos demais membros desta entidade que acompanham seu franco desenvolvimento e suas conquistas.

A coesão entre os diretores de que trata o eminente diretor jpMourão é um fato recorrente desde a primeira diretoria, ainda em caráter provisório, graças aos fortes laços de amizade e grande vontade de fazer valer tudo que seja bom e para o bem do Ipu. A AFAI tornou-se, desta forma, uma grande família da qual tenho muita honra de participar.

Ao longo de quase oito anos, a Associação dos Filhos e Amigos do Ipu já teve quatro presidentes: Francisco Melo, Abílio Martins, Evander Lopes e Augusto Pontes. E cada um deles tem feito o seu melhor para o engrandecimento desta associação. Evidentemente, que coadjuvado por seus diretores, que têm o mesmo espírito de coletividade e desprendimento em prol do Ipu. E o mais importante! Trabalham voluntariamente, apenas por amor à causa e ao Ipu. Isso se reflete em dignidade e compromisso. E não há força maligna que tire isso de um afaiense!

Cada gestão desses presidentes teve suas conquistas e peculiaridades, todas merecedoras de reconhecimento. E cada conquista, cada fruto - senão a maioria - de uma determinada diretoria fora semeada em gestões anteriores. E assim a AFAI vai plantando e colhendo os frutos de seu trabalho e abnegação em favor de nossa terra. E essa sustentabilidade de objetivos não existiria se não houvesse o empenho e a intrepidez de cada membro das diretorias que se completam a cada dois anos na AFAI, cada vez se aperfeiçoando mais.

O companheiro Guto Pontes, à frente da AFAI há menos de um ano, já mostrou relevantes serviços à entidade - e, melhor! - ao Ipu. O Guto trouxe uma dinâmica muito especial à nossa associação e, graças às importantes parcerias firmadas (IPHAN, DER, PMI, ICAR, NAC, SECULT, etc) tem sido possível concretizar muitos sonhos e projetos desta e de outras diretorias. Por isso, o Guto também é merecedor de todo o nosso reconhecimento.

Aos que, por alguma razão, criticam, agridem ou até desacreditam nas ações da AFAI, o tempo mostrará o resultado e eles se calarão e também reconhecerão o valor desta comunidade de ipuenses e amigos. E o primeiro desses resultados, como bem escreveu o confrade Paulo Rocha em nota oficial da AFAI neste livro, já está em franco andamento e bem próximo de se tornar uma realidade: a restauração de nossa querida estação. A “Velha Senhora” finalmente está sendo restaurada e, em breve, se tornará num dos mais importantes pontos turísticos de nossa cidade, além de prover de conhecimento os ipuenses, sobretudo os jovens e menos abastados que poderão ler os mais de 30 mil volumes, segundo afirmou reiteradas vezes o Secretário de Cultura do Estado, Dr. Auto Filho, da futura biblioteca pública no prédio restaurado de nossa estação ferroviária.

Isto é RESULTADO e o mérito maior é da AFAI, não obstante o empenho de outros órgãos, pois sem ela não teríamos resgatado este tão importante ícone de nossa história da volúpia capitalista.

A AFAI, sempre unida e focada nos seus objetivos já cala a boca de muitos que, por questões vãs, tentam denegrí-la.

Tenho muito orgulho de ser afaiense!

Parabéns AFAI!
Ricardo Aragão

Nenhum comentário:

Postar um comentário