A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

AFAILCA Crônicas 31

Data: 14/10/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: A ELE A GRATIDÃO E O RECONHECIMENTO de todos nós que atravessamos seu caminho. Que tenha vida longa, saúde e paz ao longo da grande caminhada.

AFAILCA Crônicas 31

A PENSÃO DO MANUEL VALÉRIO
Fortaleza, janeiro 2007

Por: Olívio Martins de Sousa Torres

• . . . . . O CHICO PARNAIBANO E O BORIS, ambos de uma memória prodigiosa, comumente chamada de memória de elefante (dizem que, na África, os elefantes gravam firmemente as fisionomias de seus perseguidores e deles procuram se vingar na ocasião oportuna), fizeram recentemente, neste espaço, referência ao ipuense MANUEL VALÉRIO, cujo nome verdadeiro é MANUEL PEREIRA DE SOUSA.

• . . . . . REALMENTE, O VALÉRIO FOI O GRANDE ORIENTADOR e guia de muitos estudantes ipuenses que vinham fazer em Fortaleza o curso científico, já que, em IPU, havia apenas o ginasial, ensinando-lhes a enfrentar os desafios que iriam encontrar na cidade grande, principalmente no tocante a matrículas em colégios, alistamento militar, compras no comércio, lazer etc, e até mesmo arranjando emprego para alguns deles, graças ao seu vasto círculo de amizades, pois aqui chegara em 1949.


• . . . . . ALUGOU UMA CASA DE TRÊS ANDARES na Praça do Liceu (hoje chamada Praça Gustavo Barroso), na esquina da Rua Oto de Alencar com a Rua Guilherme Rocha, que tinha muitos quartos, onde os estudantes (A MAIORIA DE IPU) eram alojados.

Era um local ideal, porque quase todos estudavam no Liceu do Ceará e não precisavam pagar ônibus.

• . . . . .DENTRE OS QUE LÁ ESTIVERAM, vêm-me à memória os seguintes nomes:
Caetano e Antônio (de Sobral),
Evangelista Torquato,
Francisco Martins (Fanico),
Gilberto Martins,
Gutenberg Timbó,
Humberto e Fonteles (de Bela Cruz, o Fonteles é, hoje, dono do Hotel Vale das Flores, em Pacoti),
José Everton
Martins Pereira,
Nenen Pereira (Gomes Farias),
Vagner Martins,
Vicente Liberato (de Sobral),
.
.
Eu também fiz parte desse grupo.

• . . . . . O MANUEL PROGRAMAVA TAMBÉM VISITAS às famílias IPUENSES radicadas em Fortaleza, normalmente aos domingos, à tarde. Lembro-me que, certa vez, estivemos na casa do Dr. Justo Ribeiro e de Dona Prazeres, na Av. Sargento Hermínio, onde o casal, juntamente com os filhos, nos receberam com muita cordialidade e lhaneza, e conversamos horas a fio sobre o IPU. Era uma maneira de os estudantes amenizarem as saudades da terra e da família.

• . . . . . POSTERIORMENTE, MANUEL ALUGOU APARTAMENTO na Rua Liberato Barroso esquina com a Rua Teresa Cristina, também próximo ao Liceu do Ceará e do centro da cidade.

• . . . . . CHEGARAM A MORAR COM ELE

Chico Parnaibano que narrou aquele episódio com o Murilo Teles.
Luciano Paiva,
Napoleão Timbó,
Pedro Timbó,
Raimundo Martins,

• . . . . . EU MORAVA NOUTRO APARTAMENTO, no mesmo andar, com os meus irmãos
João e Simão,
E Edgard Bezerra e José Everton.

• . . . . . MANUEL VALÉRIO - funcionário dos Correios e depois do Tribunal Regional do Trabalho - foi deveras um GRANDE BENFEITOR para os estudantes IPUENSES que vieram enfrentar a vida na grande metrópole, uma vida diferente da do interior, posto que longe da família.

• . . . . A ELE A GRATIDÃO E O RECONHECIMENTO de todos nós que atravessamos seu caminho. Que tenha vida longa, saúde e paz ao longo da grande caminhada.
.........

Fonte: site da AFAI – Artigos – crônicas, p. 5
Acesso: 14/10/2009
Formatação: “AS

Nenhum comentário:

Postar um comentário