A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

TPM

Data: 28/09/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: . .. . . . . .. . T P M. . . . . . . . .

ACONTECENDO...

[...]
Lideranças empresariais e governamentais dos oito países da CPLP participam hoje, e amanhã, no Centro de Convenções, em Fortaleza, do V Encontro Empresarial de Negócios na Língua Portuguesa (V EENLP). O objetivo é reunir esforços para, gradativamente, aumentarem as ações para criar oportunidades para novos negócios, incrementar o comércio e os investimentos entre si.[...]
...............Hoje, no Diário do Nordeste – Negócios.



TPM *
• Vê sEu me lembro... Brasil, Portugal... quem +? Angola..
• Chegue cá, num se avexe, não. Num gaste o juízo à toa.

São várias as Técnicas Para Memorização (*TPM). Uma delas: SIGLÁRIO.

PRATICANDO...
Quais as nações que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)

ResolvI o problema com apenas três SIGLAS, mais do que impregnadas em nossa cultura.

ABC [ganchos = início, primário, abc paulista, etc.]
Angola, Brasil, Cabo Verde

GP [ gancho = corrida, grande prêmio...]
Guiné Bissau, Portugal { ainda tem a rima pra ajudar}

MST {gancho = valhaMimDeus! Nem precisa de gancho! }
Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor Leste.

Confesso que tive certa dificuldade em memorizar esse trio. O que fiz: comecei a brincar com a sigla. Hora da criatividade { todo ser humano a tem de sobra! Às vezes não sabemos onde ela se esconde.}
- - - - - -
Não posso dizer que aconteceu um milagre, mas foi São Tomé o grande responsável pela aprendizagem da “MST”. Coloquei São Tomé ao lado do “T”. Fez cara feia, não gostou. || Pacientemente disse: pois fique aqui, meu santinho, ao lado do “M”. Piorou a situação. Tava começando a me aporrinhar... Meu Santo Príncipe, pelo amor de Deus, me diga só uma coisa: por que o Senhor insiste em ficar exatamente no meio do “M” e do “T”? – Me poupe meu jovem, mas que pergunta....impossível eu ficar nas extremas, pois uma das minhas necessidades é VER PARA CRER. No meio tanto vejo o “M” como também o “T”. Pronto, foi assim que memorizei.

Ainda reforçando, associei “Timor Leste” aos pontos cardeais. Aqui em Fortaleza, o Norte é praia, sul Parangaba, Oeste Barra do Ceará (Moçambique) e Leste Aldeota (Timor Leste).

Esta história “doida” pode não ter sentido pra você, mas pra mim tem. Crie a sua “doidice” que dá certo.

Ah, sim, ia esquecendo. Ministro palestra sobre a “TPM” no mês de outubro em Fortaleza (Reunião AILCA) Brevemente maiores informações.
- - - -
AS

Nenhum comentário:

Postar um comentário