A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 27 de setembro de 2009

IPU...

Data: 27/09/2009
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: IPU...

Continuando o exercício de fazer um paralelo das cidades SOBRAL / IPU nos tempos atuais, proponho olharmos o espaço temporal entre o 1º governo Tasso Jereissati, chamado governo das mudanças, até os dias de hoje, aprox. 20 anos.

Vale lembrar, que aqui não se trata de julgar as administrações municipais - se foram boas ou ruins - isto seria uma forma muito simplista e reducionista para se fazer alguma análise sobre a dinâmica social da cidade, que é muito mais complexa do que o conjunto de "erros e acertos" das administrações municipais.

Aliás, longe disso, talvez nós, ipuenses, nem chegamos, ao menos, a construir boas questões, a fim de confrontar com os resultados destas administrações. Uma boa pergunta é muito melhor que qualquer resposta...
Portanto, o primeiro passo é formularmos questões que nos orientem por um caminho desejável ou razoável.

Por exemplo:

Dentro de uma visão de sustentabilidade, que preserve o meio ambiente e a cultura essencial do nosso povo, QUAL É A PRINCIPAL VOCAÇÃO ECO-NÔMICA DO IPU?

Quais as ações de natureza pública necessárias para que cheguemos ao ponto de termos uma cidade com "QUALIDADE TOTAL" para os seus habitantes?

Isto nos remete a pensar em termos de prioridades, quais são nossas prioridades, em termos estratégicos de desenvolvimento?

Então, para nortear a análise, vejamos os aspectos que elegemos como diferenciais para uma qualidade de vida razoável, a partir dos resultados alcançados em Sobral:

* Infra-estrutura urbana;

* Equipamentos e serviços públicos;

* Oferta de bens e serviços praticamente "auto-suficientes";

Todos sabemos que o IPU é por NATUREZA e dado por ela, uma cidade com forte magnetismo TURÍSTICO.

Nenhuma novidade...

Mas, e o que fizemos nos últimos 20 anos para favorecer a NATUREZA do IPU e em parceria com ela proporcionar a vinda do BOM TURISMO a nossa cidade???

E, pela AGRICULTURA, pela paisagem colonial da cidade, nosso patrimônio histórico, o que fizemos nos últimos 20 anos???

O IPU precisa ser pensado e construido AGORA, para os próximos 20 anos!

"Se você quer investir a curto prazo, plante arroz. Se você quer investir a médio prazo, plante uma árvore. Se você quer investir para sempre, Eduque um Ser Humano." (Ditado chinês).

Simplesmente um olhar sobre o IPU,

Guto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário