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domingo, 16 de agosto de 2009

CORAL - NOTA DE ESCLARECIMENTO.

Data: 16/08/2009
Nome: AFAI - DIRETORIA ADMINISTRATIVA
E-mail: administrativo@ipu-ce.com
Assunto: CORAL - NOTA DE ESCLARECIMENTO.
Em aditamento à mensagem postada neste espaço pelo preclaro Presidente da AFAI, Henrique Augusto Pereira Pontes e por ter – na condição de Diretor Administrativo da entidade – participado das reuniões com o grupo do Coral, me sinto na obrigação de emitir opinião a respeito da desvinculação do CORAL da sua criadora AFAI, como também de fornecer algumas informações a comunidade Afaiense e internautas em geral.

1) As dificuldades para manutenção do CORAL começaram a ser desenhadas em outubro de 2008, quando o provedor maior do grupo, o ex-vereador Elson Damasceno não foi reeleito para o cargo de vereador de Fortaleza (CE).

Até enquanto estava vereador, o Sr. Damasceno bancava 60% (R$300,00) dos honorários do Regente do Coral, e a AFAI os outros 40%. (R$ 200,00).

2) Até dezembro de 2008, a expressiva maioria das componentes do CORAL NÃO era filiada à AFAI.

3) Com menos de uma semana da nossa gestão (iniciada em janeiro/2009) , a atual diretoria da AFAI foi convocada pelo CORAL para uma reunião.

Pauta sugerida pelo CORAL:
Definir o futuro do grupo, comprometido com o corte da verba do ex-vereador Elson Damasceno.

Na reunião (em que participaram pela AFAI, o seu Presidente e o Diretor Administrativo) ficou muito claro que a AFAI não teria condições financeiras de bancar o custo total do Regente, mas, que sua diretoria não mediria esforços para conseguir uma alternativa para suprir a perda do provedor “master” do CORAL.

O que foi feito pela AFAI nesse sentido está muito claro na mensagem assinada pelo Presidente da entidade, postada no dia 13.08.09, neste mesmo espaço.

4) Em fevereiro de 2009 a AFAI recebeu as adesões de dez coralistas, resultado de uma persistente campanha desenvolvida por uma das coordenadoras do CORAL, Adelaide Martins (“Dadazinha”) junto ao grupo.

5) Durante quatro meses – fevereiro (R$100,00), março (R$ 100,00), abril (R$ 100,00) e maio (R$ 80,00)- o CORAL contribuiu com a AFAI, deixando de fazer, a partir de junho de 2009, coincidindo com a saída da Adelaide Martins do grupo coralista.

6) Para quem acha que a AFAI tem condições de PAGAR INTEGRALMENTE os honorários do Regente do Coral (R$ 500,00/mês) apresentamos um breve demonstrativo sobre o resultado financeiro obtido pela AFAI no PRIMEIRO SEMESTRE de 2009.

7) Filiados cadastrados na AFAI (base junho de 2009) = 152

8) Valor da contribuição por mês = R$ 10,00 (dez reais).

9) Índice de INADIMPLÊNCIA registrado = 53% (CINQUENTA E TRÊS POR CENTO)

10) TOTAL de receitas no primeiro SEMESTRE/09 = R$ 5.266,00

11) TOTAL de despesas no primeiro SEMESTRE/09= R$ 3.391,00

12) Supondo que a AFAI estivesse pagando mensalmente os honorários do Regente do Coral, nossas despesas teriam alcançado o montante de R$ 6.391,00 (SEIS MIL, TREZENTOS E NOVENTA E UM REAIS), ou seja, R$ 3.000,00 (TRÊS MIL REAIS) a mais, o que teria provocado um déficit de
(R$ 1.125,00) no primeiro semestre.

13) Como temos uma arrecadação (INCERTA) em média de R$ 700,00 por mês, absorvendo os custos (R$ 500,00) do Regente do Coral, estaríamos comprometendo 70% da nossa receita, repito, INCERTA, pois se tratam de contribuições VOLUNTÁRIAS, ou seja, nenhum filiado tem obrigação de pagar sua mensalidade, mesmo tendo se filiado de livre e espontânea vontade.

Diante do exposto, perguntamos:

14) Seria justo a AFAI comprometer 70% do seu orçamento com o Regente do Coral?

Executivos e Conselheiros da AFAI, por exemplo, não são remunerados, muito pelo contrário, pagam para trabalhar pela AFAI.

Seus custos com ligações telefônicas, combustíveis, material de expediente, internet e outros, são bancados pelo próprio dirigente.

Isso, sem contar com o precioso tempo de cada um, comprometendo muitas vezes compromissos pessoais, familiares e profissionais.

15) A diretoria da AFAI estaria sendo responsável? Será, que esse mesmo grupo que nos critica – sem conhecer a “metade da missa” - não estaria nos chamando de irresponsáveis por deixar a conta corrente da AFAI no “vermelho”?

16) Mesmo diante dos limitados recursos financeiros da entidade, nossa diretoria, em reunião realizada em Junho de 2009, tomou a seguinte decisão:

-Pagar INTEGRALMENTE MAIS DOIS MESES de salário (R$ 1.000,00) ao Regente do Coral.

O Primeiro pagamento de salário INTEGRAL (R$ 500,00) foi feito em Abril de 2009.

Essa decisão foi comunicada ao competente profissional Gonzaga, durante reunião realizada no mês passado.

Participaram da reunião, Regente do Coral, Presidente e Diretor Administrativo da AFAI.

A soma dos dois valores (R$ 1.500,00), representaria – se o Coral ainda estivesse vinculado à AFAI – sete meses e meio da contribuição (R$ 200,00 mês) que a AFAI vinha concedendo ao CORAL desde a gestão anterior.

Como estamos na metade do mês de Agosto de 2009 (decorridos sete meses e meio do ano de 2009) a AFAI se despede do CORAL de cabeça erguida, com a certeza de ter honrado com todos os compromissos assumidos com o valoroso grupo musical.

Com votos de continuo sucesso ao CORAL, subscrevemo-nos.


Atenciosamente,


Paulo Rocha
Diretor Administrativo.
AFAI - Associação dos Filhos e Amigos do Ipu

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