A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Anonimato x Transparência

Data: 30/06/2009
Nome: RICARDO MARTINS ARAGÃO
E-mail: ricardo.boris@gmail.com
Assunto: Anonimato x Transparência

Parabenizo o companheiro e amigo jpMourão pela manifestação de repúdio ao anonimato, sobretudo no referido espaço virtual.

Particularmente, sempre me coloquei contra o anonimato por achar uma forma irresponsável e covarde de manifestação. Além de desleal, pois não permite respostas, defesas e reparos à altura do agravo e à pessoa que o proferiu. Às vezes, o inimigo pode ser uma pessoa bem próxima, o que constitui um ato ainda mais abominável: a falsidade.

Embora respeitando quem pense diferente, discordo quando se atribui ao anonimato uma forma de "liberdade de expressão". Que é isso, gente?! Liberdade de expressão é um direito garantido na Constituição Brasileira, mas que só é legitimado SEM o anonimato. Ou seja: fale, escreva, pense o que quiser e vier na “telha”, mas ASSINE embaixo e assuma a responsabilidade sobre os seus atos. Isso sim é Liberdade de Expressão em sua forma pura, democrática, leal e justa.

Sobre as supostas irregularidades, objetos de acusações anônimas, acho que dependendo da consistência das provas apresentadas (mesmo anônimas), devem ser, no mínimo, apuradas com responsabilidade e isenção e, para isso existe a instituição do Ministério Público. A propósito, há algumas semanas, ao receber uma indicação de leitura de algumas dessas denúncias num blog anônimo, sugeri ao remetente que ele próprio - uma vez defensor daquelas ideias e acreditando nas supostas denúncias - as assumisse, subscrevesse-as e fizesse a denúncia no MP. Isso seria um baita gesto de cidadania e ipuensidade. Não sei se o amigo atendeu à sugestão, mas devia tê-lo feito.

Por outro lado e tomando a máxima de que "QUEM NÃO DEVE NÃO TEME", acredito que seria um grande gesto dos gestores públicos (não apenas os prefeitos), escancarar as contas sob suas responsabilidades, independente de obrigatoriedade, imposição legal, etc.

Aliás, está se anunciando novidades neste sentido, pois conforme já adiantou o companheiro Guto, a AFAI, smj, vai propor à PMI o sistema de transparência, senão igual ao que usou o prefeito Gilberto Kassab em São Paulo, pelo menos que sirva para o fim proposto, ou seja, a NECESSÁRIA TRANSPARÊNCIA no trato com a coisa pública. Explicando, inclusive o que é suscitado em denúncias anônimas. Por quê não? Transparência é transparência e esta tem de ser plena, cristalina!

Tomara que seja assim!!!

Ricardo Aragão
... acreditando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário