A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Descobridor” da Bica

Data: 17/06/2009
Nome: José Gusmão Bastos
E-mail: Não tenho
Assunto: “Descobridor” da Bica

O “descobridor” da Bica do Ipu: J. P. Mourão

J. Gusmão Bastos (da ACEJI e da ACI)

Há poucos dias fui brindado com um livro escrito pelo jornalista João pereira Mourão, mais conhecido pelas iniciais J. P. Mourão, batalhador antigo, incansável, na defesa firme das causas da comunidade de sua terra, velho e querido Ipu de tantas e honrosas tradições, antiga parada obrigatória da “Maria Fumaça” aos que demandavam nos anos sessenta à zona norte do estado a negócios, a passeio, ou em visita a parentes e amigos.

“Ipu, dos jornais para o livro”, a obra lançada por J. P. Mourão transcreve algumas de suas matérias quando correspondente de “O Povo”, entre as quais a luta para fazer da Bica do Ipu um ponto de atração turística. De início, reivindicou a construção dos três quilômetros da carroçável de acesso da cidade à bica; a seguir o asfaltamento, a iluminação pública e um elevador paralelo à Escada de Pedras; a melhoria das estradas que ligam seu município aos vizinhos...

Colaborador também dos “Diários Associados” e do quinzenário “Correio do Interior”, foi o secretário geral dos congressos dos periodistas sertanejos em Limoeiro do Norte (julho de 1971) e em Sobral (julho de 1973), quando apresentou e teve aprovadas inúmeras proposições, todas visando a defesa dos problemas que afligiam seus conterrâneos, com a abnegação que lhe era peculiar, e aos seus companheiros.

Hoje, retorna ao convívio acejiano, afastado que se encontrava por motivos particulares. Demonstra, assim, não haver esquecido de suas origens. É mais um escritor surgido das letras interioranas, iniciado como colaborador dos jornais da capital, como outros vitoriosos que os sertões produziram e nos enviaram: Raimundo Ximenes, que “descobriu” Groaíras; Lindemberg de Aquino, as nascentes do Cariri, etc.

Com justiça, também se pode proclamar João Pereira Mourão como o “descobridor” da hoje afamada Bica do Ipu, ele que foi o responsável numero um por sua construção e divulgação, atraindo os turistas que vão à procura de banhar-se e perfumar-se com as flores usadas pela lendária Iracema dos lábios de mel...

Nenhum comentário:

Postar um comentário