A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Saramago fala sobre Obama

Data: 26/01/2009
Nome: HENRIQUE AUGUSTO PEREIRA PONTES - GUTO PONTES
E-mail: guto@secrel.com.br
Assunto: LI E GOSTEI...

'Donde saiu este homem?', indaga o prêmio Nobel José Saramago sobre Obama

France PresseTamanho do textoA+A-
LISBOA, 21 Jan 2009 (AFP) - O escritor português José Saramago, prêmio Nobel de Literatura em 1998 e militante comunista convicto, prestou emocionada homenagem nesta quarta-feira a Barack Obama, afirmando: "No fundo, o que Obama nos veio dizer é que outro mundo é possível".

Saramago, de 86 anos, falou sobre o assunto em artigo intitulado "Donde?", divulgado em seu blog.

"Donde saiu este homem? Não peço que me digam onde nasceu, quem foram os seus pais, que estudos fez, que projecto de vida desenhou para si e para a sua família. Tudo isso mais ou menos o sabemos, tenho aí a sua autobiografia, livro sério e sincero, além de inteligentemente escrito", escreveu Saramago.

"Quando pergunto donde saiu Barack Obama estou a manifestar a minha perplexidade por este tempo que vivemos, cínico, desesperançado, sombrio, terrível em mil dos seus aspectos, ter gerado uma pessoa (é um homem, podia ser uma mulher) que levanta a voz para falar de valores, de responsabilidade pessoal e colectiva, de respeito pelo trabalho, também pela memória daqueles que nos antecederam na vida", acrescentou.

"Estes conceitos que alguma vez foram o cimento da melhor convivência humana sofreram por muito tempo o desprezo dos poderosos, esses mesmos que, a partir de hoje (tenham-no por certo), vão vestir à pressa o novo figurino e clamar em todos os tons: 'Eu também, eu também'", estimou o escritor.

"Barack Obama, no seu discurso, deu-nos razões (as razões) para que não nos deixemos enganar. O mundo pode ser melhor do que isto a que parecemos ter sido condenados", elogiou o prêmio Nobel em seu blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário