A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

CRÔNICA SEMANAL - 16

23/01/2009
Nome: JOSÉ AIRTON PEREIRA SOARES
E-mail: airton.soares.as@gmail.com
Assunto: crônicASemanal

SEXTA 2009 01 23 > 017 <

DESCRITORES
catapora, ética, hospital
- - - - - - -

UM SENHOR apresentando traços visíveis de pressa e angústia aproxima-se da enfermeira-chefe e diz: “- É o seguinte: estou com minha mulher no carro. Ela está com catapora e na fase de cicatrização. Segundo fui informado, esta fase da doença ainda é contagiosa. Receio trazê-la e contaminar a população do hospital.” Coçou o queixo e... “- agora se você disser que eu posso..., tudo bem.” Fiquei de queixo caído!

ESTE CIDADÃO teve iniciativa, foi assertivo, mas não agiu eticamente. Predominou o individualismo. O receio: não ser acusado no caso da esposa contagiar o povo. Cuidado com a população? Só de “H”... Preteexto!

APROVEITO A OPORTUNIDADE e compartilho com vocês um EXCELENTE texto que - a meu ver - não só assenta como uma luva no caso em tela, como também retrata em poucas linhas a situação existencial do homem contemporâneo. A reflexão é do filósofo Martin Buber, citado por Regis de Morais, em seu livro Filosofia da Ciência e da Tecnologia.

“A ANGÚSTIA É A DO DESAMPARO DO HOMEM que não se sente "em casa" no mundo. BUBER estudou este fato de maneira muito esclarecedora. Consoante este filósofo, o homem contemporâneo se sente desabrigado. Sente uma dupla falta de lugar para situar-se: o desamparo cósmico, ao sentir sua pequenez ante o universo, e o desamparo social.

DISTO RESULTA UMA DUPLA ANGÚSTIA, cósmica e vital, que quase paralisa suas energias interiores. Então, a primeira reação do espírito ao conhecer a nova e desacolhedora situação é o individualismo moderno, sendo o coletivismo a segunda reação.

OCORRE, PORÉM, QUE TANTO O INDIVIDUALISMO quanto o coletivismo não atingem mais que uma parte do homem. Nenhum dos dois encaminha o ser humano para a sua integridade. "O individualismo não vê o homem mais que em relação consigo mesmo, mas o coletivismo não enxerga o homem, não vê mais do que a sociedade. Em um caso o rosto humano se acha desfigurado, no outro oculto.”

Achei massa!
AS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário