A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Lourdinha Leite Barbosa lança “Pela Moldura da Janela”

<>
>

Será quinta-feira (22), às 19h30min, no Ideal Clube, o lançamento do livro de contos “Pela Moldura da Janela e outras histórias”, da professora e acadêmica ipuense Lourdinha Leite Barbosa, com apresentação da psicanalista e professora do Curso de Psicologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Laéria Fontenele.

O Ideal Clube, que fica na Av. Monsenhor Tabosa, 1381, Meireles, Fortaleza, Ceará, expressa convite para o evento, junto com a Secretaria da Cultura, a Academia de Letras e Artes do Nordeste e a Topbooks Editora.

Por outro lado, a Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes espera o comparecimento de todos os acadêmicos, conterrâneos e amigos do Ipu, em mais este lançamento de livro da acadêmica ipuense Lourdinha Leite Barbosa.

Sobre o livro


Sobre “Pela Moldura da Janela e outras histórias”, novo livro de contos da escritora Lourdinha Leite Barbosa “é fruto de uma ‘brincadeira’ estética que exigiu muito engenho e arte, muito diálogo interno e refinado senso de percepção”, diz Beatriz Jucá na orelha da obra, acrescentando que “Em cada novo conto, transparece sua habilidade de construir personagens, desembaraçar mistérios e desenredar sentimentos”.

Betriz Jucá explica que a matéria-prima do livro (...) “são as vivências e as relações dos sujeitos com seus objetos internos e externos”. E afirma: “Lourdinha é capaz de mergulhar fundo para em seguida voltar à tona. (...)”


Sobre a autora


Lourdinha Leite Barbosa é professora da Universidade Estadual do Ceará, mestre em Literatura Brasileira, vice-presidente da Academia de Letras e Artes do Nordeste/CE e membro da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes.

Ela tem diversos contos, artigos e ensaios publicados em antologias, jornais e revistas especializados em todo Brasil e é ganhadora do Edital de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Lourdinha é autora de A Arte de Engolir Palavras e Protagonistas de Rachel de Queiroz: caminhos e descaminhos, além de organizar 100 anos de Rachel de Queiroz: vida e obra (com Cleudene Aragão), dentre outros.

João Pereira Mourão, diretor
de publicação e marketing da
Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes
Biênio 2010/2011

Fotos: Capa e autora do “Pela Moldura da Janela”

Um comentário: