A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

sábado, 30 de abril de 2011

Livro, discursos e aplausos coroaram a vida do Dr. Thomaz

//
Na noite de ontem (29), o auditório do Centro Cultural Oboé, Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota, Fortaleza, Ceará, não coube, sentados, todos os presentes ao lançamento do livro “De Corpo e Alma: Trajetória de Thomaz de Araújo Corrêa - Ícone de Ipu”, que, por deferência dos autores, foi autografado pelo biografado. Entre os presentes contamos dez acadêmicos da Academia Ipuense.


A obra com 696 páginas, a quantidade de pessoas presentes, o super coral, os eloquentes discursos, os aplausos e as emoções foram, sem dúvida, o coroamento da vida do doutor Thomaz, sempre reta, digna e de relevantes serviços prestados à saúde do povo da sua terra natal, o Ipu, por 62 anos.

O doutor Thomaz alicerçou o exercício da sua profissão “em sólidos princípios morais e religiosos”, além de praticar “uma medicina competente, abnegada e sensitiva, através da qual o doente é ouvido e sentido, e assim, perquirindo as mazelas da alma, descobre a cura para o corpo”, relata a primeira orelha da obra.


A solenidade foi aberta com os cantares, em conjunto, de três músicas pelos corais Sete Vozes e Harmonia, destacando-se o Hino do Ipu, de Zezé do Vale. Em seguida, os discursos do presidente da Academia Cearense de Letras, Pedro Henrique Saraiva Leão; dos autores do livro, Luisa Elizabeth Timbó Corrêa Furtado e Emmanuel Teófilo Furtado; e do homenageado, doutor Thomaz de Araújo Corrêa; seguindo-se os autógrafos e o coquetel.

O livro

A obra narra a trajetória de vida do doutor Thomaz de Araújo Corrêa, médico ipuense, presidente de honra da Academia Ipuense de Letras, Ciência e Artes, membro honorário da Academia de Medicina do Ceará, e, inegavelmente, modelo de médico, de cidadão e um dos mais ilustres filhos que o Ipu possui.

Com uma feição histórica, sociológica e literária, o trabalho dos autores resgata a trajetória do doutor Thomaz, desde sua vida familiar na casa de seus pais, de seu período de estudante no Colégio Cearense, de Fortaleza; da formação acadêmica na Faculdade de Medicina na Universidade Federal da Bahia, em Salvador; e do exercício de sua profissão, prestada por 62 anos, na área de Saúde, no município do Ipu, CE - para onde regressou depois de diplomar-se -, e a incontável quantidade de pessoas de toda a Região da Serra da Ibiapaba, zona norte do Ceará.

Os autores

São autores de “De Corpo e Alma: Trajetória de Thomaz de Araújo Corrêa - Ícone de Ipu”, os escritores Luisa Elizabeth Timbó Corrêa Furtado e Emmanuel Teófilo Furtado.


Luisa Elisabeth Timbó Corrêa Furtado possui graduação em Serviço Social, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É pós-graduada em Ordem Jurídica Constitucional, também pela UFC. Obteve curriculum laureado pela Faculdade de Direito da UFC e é também autora do livro Ação Popular - Mecanismo de Controle dos Atos da Administração Pública, e de vários artigos jurídicos.


O professor Emmanuel Teófilo Furtado é mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Há 20 anos leciona na Faculdade de Direito da UFC, vinculado à graduação e ao mestrado, ministrando disciplinas de Direito do Trabalho II e teoria da Cidadania. É pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Salamanca, Espanha e professor visitante da Universidade de Havre, França, além de autor de mais quatro livros.

Ethice Reverentia Dignitas
(Ética–Respeito–Dignidade)

J
oão Pereira Mourão, diretor de
publicação e marketing da Academia Ipuense
Biênio 2010/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário