A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

domingo, 24 de abril de 2011

De Corpo e Alma e Enlaçando Palavras dividem acadêmicos em Fortaleza, CE

ACADEMIA IPUENSE





domingo, 24 de abril de 2011



///
Na última reunião da Diretoria Avançar, da Academia Ipuense de Letras, Ciências e Artes, realizada em Fortaleza, CE, na sede da Academia Cearense de Letras, presidida pelo primeiro vice-presidente, acadêmico João Martins de Sousa Torres, foi rica de assuntos importantes.

Entre eles, destacaram-se os lançamentos dos livros “Enlaçando Palavras”, da acadêmica Vanda Torquato Scorsafava; e “De Corpo e Alma: Trajetória de Thomaz de Araújo Corrêa - Ícone de Ipu”, de Luisa Elizabeth Timbó Corrêa Furtado e Emmanuel Furtado. Ambas as obras serão autografadas no mesmo dia, hora e locais diferentes, dividindo a presença dos acadêmicos ipuenses.

Na reunião houve também a apresentação do “Anuário Literário do Ceará 2010-2011” e de vários números do “Samba de Mesa de Carlinhos Palhano”, sábado (09/04).


Enlaçando Palavras

Na reunião da Diretoria Avançar da Academia Ipuense, a acadêmica Vanda Torqueto Scorsafava distribuiu convite aos presentes para o lançamento do seu “Enlaçando Palavras” - com apresentação do acadêmico Cláudio César Magalhães Martins -, no próximo dia 29 (sexta-feira), às 19 horas, no Salão Scuna do Marina Park, à Avenida Castelo Branco, 400, Praia de Iracema, Fortaleza, CE.











Segundo a autora, o livro Enlaçando Palavras “compõe-se de poemas que fazem alusão ao homem moderno, aos sentimentos, a cantares de perdas e partidas.” Esse é o segundo livro da conterrânea Vanda Torquato. O primeiro foi de poesias, com a denominação de “Juntando Pedaços”, lançado em 2007, no Centro Cultural Oboé, Fortaleza, Ceará, com a participação de grande número de ipuenses, amigos e familiares.

De Corpo e Alma

Também no próximo dia 29 (sexta-feira), às 19 horas, será lançado em Fortaleza, Ceará, o livro "De Corpo e Alma: Trajetória de Thomaz de Araújo Corrêa - Ícone de Ipu". O ato vai acontecer no Centro Cultural Oboé, à Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota.


A obra, que conta a trajetória de vida do médico ipuense, acadêmico e Presidente de Honra da Academia Ipuense de Letras, Ciência e Artes, tem como autores Luisa Elizabeth Timbó Corrêa Furtado e Emmanuel Furtado. Com uma feição histórica, sociológica e literária, o trabalho dos autores resgata a trajetória do doutor Thomaz, desde sua vida familiar na casa de seus pais, de seu período de estudante no Colégio Cearense, de Fortaleza, da formação acadêmica na Faculdade de Medicina na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, e do exercício de sua profissão, prestada por cerca de 60 anos na área de Saúde, no município do Ipu, CE, para onde regressou depois de diplomar-se.

Autores De Corpo e Alma

Luisa Elisabeth Timbó Corrêa Furtado possui graduação em Serviço Social, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), e em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É pós-graduada em Ordem Jurídica Constitucional, também pela UFC. Obteve curriculum laureado pela Faculdade de Direito da UFC e é também autora do livro Ação Popular - Mecanismo de Controle dos Atos da Administração Pública, e de vários artigos jurídicos.

O professor Emmanuel Furtado é mestre pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Há 20 anos leciona na Faculdade de Direito da UFC, vinculado à graduação e ao mestrado, ministrando disciplinas de Direito do Trabalho II e teoria da Cidadania. É pós-doutor em Direito pela Faculdade de Direito de Salamanca, Espanha e professor visitante da Universidade de Havre, França, além de autor de mais quatro livros.

Anuário e Palhano

Os dois últimos destaques da reunião da Diretoria Avançar foram o Anuário Literário do Ceará 2010-2011, que publicou à página 88 matéria destacando a Academia Ipuense, seu sítio e nominou todos os acadêmicos ipuenses por ordem alfabética.

No momento cultural, o show ficou por conta do grupo Carlinhos Palhano Samba de Mesa, que cantou várias músicas relacionadas à Fortaleza, aos seus bairros e ao Ceará, como “Do Mucuripe à Fazenda Boa Vista” e “Sou do Ceará”, entre outas. Foi realmente um show que afirmo: fantástico !


Ethice Reverentia Dignitas
(Ética–Respeito–Dignidade)

João Pereira Mourão, diretor de
publicação e marketing da Academia Ipuense
Biênio 2010/2011

Fotos:
jpMourão, site Ipu Notícias e Vanda Torquato

Nenhum comentário:

Postar um comentário