A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tribo Indígena Tapuya Kariri

.

via blog da prof. Aninha Martins






Mesmo com tantos avanços tecnológicos, ainda existem pessoas que fazem questão de guardar e viver no seio de suas raízes, embora algumas características tenham se perdido no tempo.

Na tribo indígena Tapuya Kariri, que fica em Carnaúbas, distrito de São Benedito, algumas famílias ainda preservam alguns costumes que o "homem branco" ainda não conseguiu apagar.

Eles vivem da agricultura, mas não trabalham somente para sua subsistência, pois poucas terras lhes restam, eles trabalham para alguns latifundiários. Segundo o Pajé, hoje eles não podem mais viver de caça e pesca,pois a vegetação já foi quase toda retirada.

Também não falam mais a "língua-mãe", mas ainda realizam algumas tradições de seu povo, como a dança do Torém, usam as ervas medicinais quando adoecem e usam adornos em dias especiais, como cocar, pinturas,colares e pulseiras.

Na comunidade tem uma escola que funciona numa casinha humilde e conta apenas com uma professora, Luana Kariri. Só funciona o Fundamental II. Recentemente, foi fundado um time de futebol, mas não tem muitos recursos, inclusive fardamento. Na tribo também é vendido o artesanato indígena.

É muito importante que ainda existem pessoas que lutam pela preservação de sua identidade, apesar de todo preconceito que ,muitas vezes,tem que enfrentar.

Um comentário:

  1. meu avô é de ingazeiras, minha avó é de Tamboril. Sabe dizer que etnias indigenas habitaram ou ainda habitam essa região?

    ResponderExcluir