A história de um povo também é feita de minudências afetivas e verdades comezinhas.

[ Portal do "AS" - esprema AQUI ]

A CADA MEIA HORA UM PENSAMENTO DI RENTE
>

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Você sabia que o Ipu tem um jornal impresso e bom?

Data: 31/08/2010
Nome: FRANCISCO PAULO ROCHA DE OLIVEIRA
E-mail: paulurocha@uol.com.br
Assunto: Você sabia que o Ipu tem um jornal impresso e bom?

Por Antonio Vitorino

Tenho postado, neste blog, algumas matérias publicadas no Jornal Ipu Grande.

Por isso, algumas pessoas, poucas, me enviaram mensagens perguntando sobre este jornal.


Ficaram surpresas em saber que o Ipu tem um “jornal”.

Fundado em setembro de 2006, este periódico, embora ipuense, não é um veículo da imprensa político-partidário, pelo contrário, se mantém distante das querelas partidárias, numa postura de independência em relação aos grupos políticos locais, o que lhe dar credibilidade para falar sobre a cidade.

No entanto, é mais um veículo voltado para a divulgação da cultura local e da nossa história.

Mantido por historiadores de formação tem por objetivo levar a população local a refletir sobre sua cultura, história e sociedade.

O “Jornal” Ipu grande é mensal e já conta com um bom número de assinantes, no entanto, ainda é pouco conhecido da população.

Os membros do Grupo Outra História, que mantêm o veículo, se esforçam para difundi-lo e já contrataram algumas pessoas para fazer parte da equipe de divulgação.

A partir de outubro, o Jornal Ipu Grande publicará um encarte mensal, em separado, dedicado à Nova História do Ipu, desde a ocupação de seu território, até os dias atuais.

Tem por finalidade criar, no ipuense, o hábito de conhecer e se interessar por sua história e servir de suporte aos professores de história do município.

COMO ASSINAR?

Para assinar basta ligar para Suely Paz (9995-1727) e solicitar uma assinatura semestral, que custa apenas R$ 9,00 (nove reais) ou uma assinatura anual, que custa R$ 18,00 (Dezoito reais).

GRUPO OUTRA HISTÓRIA

Grupo Outra História. Raimundo Araújo, Antonio Vitorino,Iramar Miranda,Reginaldo Araújo, Jorge Lima e Petrônio Lima

Os membros do Grupo Outra História, entidade ipuense formada por historiadores e que pesquisa sobre a história local, se reuniram em julho e reformularam os seus projetos.

Ficou decidido que seus membros retomariam a publicação mensal do Jornal Ipu Grande, na verdade uma espécie de revista voltada para cultura e divulgação da Nova História do Ipu.

Também se comprometeram em manter a publicação de uma revista anual, em formato de livro, reunindo artigos sobre a história do Ipu e de outras cidades, publicada com recursos próprios.

Postado por Antonio Vitorino às 07:07
Fonte:http://opiniaoipugrande.blogspot.com/2010/08/jornal-ipu-grande.html

COMENTO:
O blog ao qual o Vitorino se refere no inicio da matéria é o citado anteriormente (fonte).

Também sou assinante do JIG e compartilho sua leitura com a Fairzinha (minha sogra) que, pelo gosto dela, o JIG seria semanal.

Muitas entidades já tentaram fundar um jornal impresso e não conseguiram.

Por isso tiro o chapéu para essa moçada do GOH-JIG que com muito esforço luta para manter o JIG vivo, sem nenhum interesse comercial.

O veiculo não tem finalidade de fazer lucro. Vejam o irrisório preço de uma assinatura.

O objetivo é estimular o ipuense a conhecer a história da sua terra e formar multiplicadores - através de professores - desse belo trabalho.

Paulo Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário